Sorrindo pra Vida - 19/08/2014

Não tenhas medo, somente crê!

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 19 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 5,21-43:

“Em alguns momentos, somos Jairo e vamos ao encontro de Jesus para interceder por quem amamos; outras vezes, somos a mulher hemorroíssa e pedimos por nós mesmos”, afirma padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

Prostrar-se diante de Jesus é reconhecer quem Ele é. Nós nos ajoelhamos diante d’Aquele que tudo pode em nossa vida.

Jairo, ao ver Jesus, cai aos pés d’Ele e suplica pela cura de sua filha doente. O pai faz uma oração desesperada ao Senhor. Quantas vezes nós vamos ao encontro do Pai, desesperadamente, para interceder por aqueles que amamos! Jairo pede que Cristo vá até sua casa e imponha as mãos sobre sua filha; mesma suplica que fazemos quando Lhe pedimos que toque em nossa (o) esposa (o), filha (o), neta (o). Ao ouvir o pedido de Jairo, Jesus vai com ele.

Nesse caminhar até a casa de Jairo, Jesus tem o encontro com a hemorroíssa, que sofria, há doze anos, de um fluxo hemorrágico. Apenas ao tocar em Jesus, instantaneamente, ela é curada. Podemos pensar: “Qual é a maior fé? De Jairo ou da mulher?” A fé da mulher era grande, pois ela não suplicou nada a Cristo, apenas tocou Suas vestes, pois era o que bastava para ser curada.

Em alguns momentos, somos Jairo e vamos ao encontro de Jesus para interceder por quem amamos; outras vezes, somos a mulher hemorroíssa e pedimos por nós mesmos.

Jesus percebe que foi tocado por aquela mulher, pois uma força saiu d’Ele no momento em que ela O tocou. A oração com fé é diferente. Mesmo sujeita a ser apedrejada pelo povo, a mulher foi ao encontro de Cristo.

Nós, algumas vezes, podemos comparar nossas atitudes a dos discípulos, os quais, acostumados a ver tantos milagres e curas acontecer, acabam racionalizando o sobrenatural. A fé se perde quando se racionaliza, mas nem tudo tem explicação.

A mulher apenas tinha ouvido falar de Jesus, apenas O conhecia pelas palavras das pessoas que tiveram contato com Ele. Com que fé e amor temos falado de Jesus para as outras pessoas? Temos despertado nelas a curiosidade de conhecê-Lo por meio do nosso testemunho?

No meio tempo, entre a cura e o diálogo de Jesus com a mulher hemorroíssa, avisaram que a filha de Jairo havia morrido. Imaginemos o coração de Jairo ao pensar que, se a mulher não tivesse parado o Senhor, sua filha estaria viva. Mas o testemunho daquela mulher foi tão impactante que Jairo acreditou no milagre de Jesus. Quantos de nós vivemos uma experiência com Deus, mas não a testemunhamos!

Ao ouvir a notícia, Jesus disse a Jairo: “Não tenhas medo, somente crê”. Ele continua sua oração e leva Cristo à sua casa. Ao entrar na casa de Jairo, juntamente com Tiago, Pedro e João, Ele vai ao encontro da menina. Tomando-a pelas mãos, Cristo a ressuscita.

O Senhor quer nos tocar, quer nos ressuscitar de muitas coisas que morreram dentro de nós, como nosso sorriso, nossa alegria e nosso amor. Hoje, Jesus nos diz: “Talita cum”, que significa “levanta-te” da depressão, “levanta-te” para a alegria, para o casamento, a conversão de seus filhos e sua própria conversão.

Aquela mulher foi um imprevisto no meio do caminho. E quantos imprevistos salvam vidas! Quantas pessoas são tocadas pelo Cristo que vive em nós, por um abraço, um colo, uma palavra amiga, um sorriso.

Independente de sermos Jairo ou a hemorroíssa, a certeza que temos é de que Deus nos atenderá. Que, nesta manhã, possamos fazer uma oração que emane do nosso coração. Que o Espírito Santo entre no profundo da nossa alma e que oremos com a vida, pedindo por aqueles que amamos e por nós mesmos.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva