Sorrindo pra vida - 15/10/2013

Não se perturbe o seu coração

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 15 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 14,1-6.

“Paciência não é saber esperar, mas saber suportar o sofrimento”, afirma Alexandre.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, neste dia em que nós celebramos Santa Teresa d’Ávila, doutora da Igreja, exemplo de santidade e de vida entregue a Deus, podemos ver que ela, assim como os apóstolos, descobriu que Jesus é o verdadeiro caminho. Ele é o caminho que nos leva ao Pai.

Teresa descobriu isso ainda criança. Ela foi educada em uma vida cristã e, desde sempre, estudou a vida dos santos, em especial os mártires. Foi quando ela decidiu dar a vida por Jesus.

Aos 13 anos, ela perdeu a mãe e sofreu muito. Então, ela tomou Nossa Senhora como Mãe para que a Virgem Santíssima cuidasse dela. Assim, ela foi crescendo, passando pela juventude e, certo dia, ela resolveu fugir e ir para um convento.

No convento, Santa Teresa viveu tempos difíceis, de relaxamento espiritual. Ela gostava de conversar, mas suas conversas eram fúteis, nas quais ela falava dos outros. Mas, ao mesmo tempo em que tinha essa “língua grande” e vivia uma oração relaxada, ela viveu duas situações importantes para sua conversão. A primeira foi quando ela leu o livro “As confissões de Santo Agostinho”; a segunda foi ao ver a imagem de Jesus crucificado e ensanguentado, com a qual ela se identificou muito. Então, ela perguntou: “Jesus, quem o colocou nessa cruz?” E aquela voz interior lhe respondeu: “Foram suas conversas fúteis.”

Ela começou a chorar e a perceber que precisava silenciar e se converter. A partir desse momento essa grande santa da Igreja foi conduzida por Deus a começar uma reforma dentro do convento. Foi difícil, ela começou ali a fundação da Ordem dos Carmelitas Descalços e sofreu muitas perseguições. Mas, ela permaneceu firme e levou essa obra adiante.

Nosso Papa Emérito Bento XVI mandou uma carta para o Bispo de Ávila, dizendo: “Santa Teresa propôs um novo estilo de ser carmelita, num mundo também novo. Aqueles eram tempos árduos e neles, segundo essa Mestra do Espírito, são necessários amigos fortes de Deus para sustentar os fracos. E insistia com eloquência: ‘O mundo está a arder, querem voltar a condenar Cristo, querem fazer desabar a Igreja’. Não, minhas irmãs, não é hora de falar com Deus sobre assuntos de pouca importância”. Não nos resulta familiar, na conjuntura em que vivemos, uma reflexão tão luminosa e interpeladora, proposta há mais de quatro séculos, pela Santa Mística.”

Podemos ver como é atual toda essa inversão de valores encontrados naquela época e como o ensinamento dessa santa tem tudo a ver com a Palavra de hoje. Jesus vê que estamos perturbados e diz: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim.”

Não é um Jesus de fala mansa que está falando, mas um Senhor também perturbado, porque Ele vive aqui, o contexto da Santa Ceia, onde descobre que um entre os discípulos irá traí-Lo. Então, Ele perturbado fala a todos: “Não perturbem seu coração.” 

Isso é maravilhoso, porque vemos que Jesus se compadece do nosso sofrimento! Ele toma para Si a nossa perturbação, é um Amigo com quem podemos contar. 

Santa Teresa descobriu isso, que ela poderia contar com esse Amigo, que tomava para Si suas perturbações. O medo que ela sentia, ela o colocava no Crucificado e, por isso, afirmava: “Nada te amedronte, a paciência tudo alcança.”

Paciência não é saber esperar, mas saber suportar o sofrimento. A paciência tudo alcança, porque é capaz de nos manter firmes no sofrimento, pois, nessa hora, nós depositamos a nossa fraqueza em Deus e seguimos em frente, louvando, agradecendo e temendo o Senhor.

Hoje, peçamos essa paciência ao Senhor, pela intercessão de Santa Teresa, para aprendermos a viver o sofrimento suportando-o a cada dia e colocando-o aos pés do Senhor, na certeza de que Ele toma o nosso sofrimento como Seu. Jesus é o caminho, e esse caminho se faz na oração.

Não abandone a oração. Já dizia Santa Teresa: “Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, vai chegar à eternidade”. Persevere na oração, não se deixe desviar pelo caminho, que é Jesus Cristo.

Que hoje nada o perturbe e que Santa Teresa d’Ávila possa ajudá-lo a trilhar o caminho, que é Jesus. Siga na oração, paciente, sabendo que você não sofre sozinho.

Obrigado, Senhor, por essa Palavra de perseverança!

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.