Sorrindo pra vida - 15/02/2013

Não se perturbe diante da provação

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I São Pedro 4,12-14:
“Amados, não fiquem alarmados com o incêndio que se espalha entre vocês para prová-los, como se estivesse acontecendo algo estranho no meio de vocês. Ao contrário, alegrem-se por estarem participando dos sofrimentos de Cristo, para que vocês também se alegrem e exultem ao se revelar a glória dele. Felizes de vocês, quando forem insultados por causa do nome de Cristo; isso significa que o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.”

“Temos de ter coragem para resolver nossos problemas”, ressalta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Não vos perturbeis no fogo da provação”. Quando o que mais temíamos acontece na nossa vida, nós nos perturbamos e, nessa hora, somos provados na confiança em Deus, no nosso caráter e na nossa têmpera.

Não podemos negar que, nessa hora, o coração é tentado, mas o homem e a mulher que são de Deus e escolhem viver pela fé, pelo bem e pelo amor, tornam-se experientes em entrar e sair das tribulações.

Podemos perceber que uma pessoa é nova na fé quando ela fala: “Justo agora que estou mais perto de Deus e corrigindo a minha vida, as coisas pioram!” Por meio dessa Palavra, ela percebe que não precisa se perturbar, na hora da provação, porque o Senhor está com ela. Em vez de agitar-se e sofrer por antecipação, ela deve alegrar-se, por poder sofrer com Jesus.

Em alguns momentos, nós sofreremos por causa do Senhor, por sermos pessoas de oração. Em outros, sofreremos pelas nossas atitudes cristãs, por querermos agir conforme Deus nos ensina e isso poderá causar muitos confrontos e perseguições. É como nadar contra a corrente.

Por você decidir ser uma pessoa pura, honesta e de bem, você enfrentará sofrimentos, mas diz a Palavra que: “Felizes de vocês, quando forem insultados por causa do nome de Cristo, porque isso significa que o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.”

Que maravilha saber que, quando eu sofro por causa de Jesus, sem desanimar na fé, sou batizado no Espírito Santo! Quem sofre com Cristo, sem desanimar, é por Ele batizado no Espírito. É por isso que não se perturba quem sofre com Deus, porque, nessa hora, o Espírito Santo repousa sobre a pessoa.

Todos nós temos dificuldades para enfrentar a dor, e é normal querermos sair da tristeza, mas não podemos buscar a alegria fugindo de nós mesmos e dos problemas que temos de enfrentar. Isso não nos leva a lugar nenhum.

De que adianta tentar sair de um problema se distraindo com uma viagem, por exemplo, se, no seu coração, nada foi resolvido? Por mais longe que você vá, o problema vai junto. Tristeza é coisa do coração e o único jeito de mudar essa situação é mudando as atitudes do seu coração.

Temos de ter coragem para resolver nossos problemas. Não adianta buscarmos coisas novas se, por dentro, tudo ainda é velho. Precisamos renovar o coração e tratar todo mal pela raiz.

Quem foge de si mesmo, uma hora terá de parar para enfrentar-se. Então, por que não aproveitar esse tempo da Quaresma para tomar essa atitude? Nesse tempo, se você tem fé, consegue pensar melhor nas coisas que o perturbam e, junto com Cristo, enfrenta tudo.

A distração ajuda a pessoa que tem a consciência tranquila e assume as suas responsabilidades. Quem foge da própria vida, mesmo que busque várias distrações, uma hora vai deparar-se novamente com o problema.

Será que uma boa confissão não vai aliviar o seu coração? Está na hora de você se enfrentar. Não se engane querendo esquecer aquilo que você precisa enfrentar em meio à agitação.

A perturbação esconde no coração o mal que precisa ser arrancado. E o único jeito de arrancar esse mal é abraçando o caminho de Deus. Como Ele você será liberto, feliz e repousará sobre a glória do Espírito.

A partir daí, o fogo da provação não o queimará mais, porque você terá o sossego da presença de Deus. Coloque o Senhor dentro de você e a tranquilidade virá como consequência.

“Não vos perturbeis no fogo da provação”. A pessoa sábia suporta o mal, porque caminha com Deus e tem a presença do Espírito Santo na sua vida.

Você aceita o desafio de parar de escapar de si mesmo para corrigir o que é preciso dentro do seu coração? Peça essa graça a Deus.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.