Sorrindo pra Vida - 19/07/2010

Não se esqueça de colocar Jesus na sua agenda?

Mensagem do padre Roger Luís no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 19 de julho de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Lucas 10,38-42.

Padre Roger Luis
Foto: Wesley Almeida

Algo muito interessante que esta Palavra nos traz é que, naquele tempo, nenhum doutor da lei dava ensinamento às mulheres, mas Jesus entra na casa de duas delas, senta-se com elas e começa a ensiná-las. Maria está atenta a cada expressão, a cada Palavra de Jesus, atitude de quem está com sede, esta era a atitude dela e sua irmã Marta, a qual não estava desprezando Jesus, mas sendo hospitaleira ao arrumar a casa e preparar uma refeição gostosa para o Senhor. Ela não nega a presença de Cristo com essa atitude, mas sim, faz de tudo para recebê-Lo.

Contudo, Marta estava se sentindo incomodada porque a irmã não fazia a mesma coisa. É muito interessante entendermos o temperamento das duas. Marta é pró-ativa, ela se lança, veja quando Lázaro morre, Maria está sentada em casa e o que Marta faz? Vai até Jesus e diz: “Se o Senhor estivesse estado aqui meu irmão não teria morrido”. Ela é mais ativa.

E a surpresa de Marta foi que o Senhor chamou sua atenção: “Marta, Marta, por que te preocupas com tantas coisas….” Jesus está atraindo a atenção de Marta, assim como Ele quer atrair a nossa, exatamente para despertar no nosso coração a necessidade de priorizarmos o momento de escutá-Lo.

Maria não amava mais a Jesus que Marta, só que ela estava preocupada em “fazer algo” para o Senhor. O mesmo acontece conosco, muitas vezes, estamos tão preocupados em fazer muitas coisas para Jesus e nos esquecemos de estar em comunhão com Ele. Por isso o Ressuscitado chama a atenção de Marta dizendo que era hora de ouvi-Lo. Jesus não estava condenando Marta, mas estava pedindo que ela estabelecesse concretamente as prioridades na vida dela.

Deus quer falar isso para nós também, pois todos nós estamos com a nossa agenda muito cheia, mas será que estamos colocando Jesus na nossa agenda? Ele está sendo priorizado? É preciso oferecer um tempo para o Senhor, para escutá-Lo na oração e no estudo da Palavra de Deus.

Irmãos, é possível sermos cristãos e perdermos a essência por causa da agitação e do ativismo, por causa de trabalho e tarefas totalmente desprovidas de oração. Isto é, nós só trabalhamos, fazemos bem todas as coisas, mas é preciso dar prioridade ao nosso relacionamento com Deus.

“Os riscos do ativismo estão sempre presentes, e muitos de nós estamos totalmente ocupados pelas mil solicitações de serviços, e corremos o risco de esquecer o que é verdadeiramente necessário: Escutar a Cristo para cumprir a vontade de Deus” (Papa Bento XVI)

A Palavra de Deus vai permanecer eternamente e nós precisamos escutar a Cristo para cumprir a vontade de Deus. Hoje o Senhor desperta o nosso coração para o essencial, pois o ativismo, muitas vezes, privilegia o fazer, mas dificulta a fecundidade da nossa evangelização, que deve ser alicerçada na oração e na meditação da Palavra de Deus. Se o ativismo rouba o lugar da oração na nossa vida só sobrará em nós um coração vazio.

Padre Roger Luís
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Conheça o Blog do Padre Roger Luis

.: Conheça o livro do Padre Roger Luis: ‘Clamando por milagres’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.:Revista Canção Nova de julho de 2010