Sorrindo pra vida - 23/11/2012

Não se desvie do caminho de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 23 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Coríntios 10,1-13.

“Deus não permitirá que sejamos provados acima das nossas forças e, mesmo em meio à provação, sempre haverá uma saída”, ressalta Márcio
Foto: Maria Andrea

Quando a Palavra diz que todo o povo israelita esteve debaixo da nuvem, que eles atravessaram o mar, beberam e comeram os alimentos espirituais, significa que todos estavam sob as bênçãos prometidas por Deus a Moisés.

De maneira simples e verdadeira, a travessia que eles fizeram pelo deserto dizia que Deus estava com eles, os protegia e caminhava à frente de todos. Mas mesmo com tudo isso, eles desagradaram ao Senhor e tomaram a decisão de ir contra o que o Senhor lhes pedia. Conscientemente, eles tomaram parte no pecado e, como consequência, acabaram mortos.

E você se pergunta: “O que eles fizeram de mal?” Eles desejaram coisas más, viraram idólatras, começaram a cultivar riquezas, poder, luxúria e criaram para si um próprio Deus. Eles decidiram viver para beber, comer e se prostituir.

Eles tomaram no coração a decisão de sair da proteção divina, de excluir Deus de suas vidas, daí a morte se abateu sobre eles. Em um ambiente quente como o deserto, sair da proteção divina era caminhar direto para a morte.

A Palavra também fala: “Nem ponhamos à prova o Senhor, como fizeram alguns deles, os quais morreram picados pelas serpentes”. Colocar à prova aqui é manusear a própria fraqueza para ver até onde vai a nossa resistência.

Deus é a nossa força contra a tentação, mas se decidimos manter um “diálogo” com ela para vermos até onde aguentamos, nós tentamos a Deus; e, mais tarde, acabamos atingidos por ela. A tentação se apresenta na nossa vida e começamos a medir forças com ela; às vezes, ela só nos pica e nós pensamos que essa ferida não vai nos destruir. No entanto, quando percebermos, o veneno já estará na nossa corrente sanguínea e nós ganharemos um companheiro que só vai nos deixar após a nossa morte.

A Palavra também pede que não murmuremos, pois a murmuração nos tira da proteção divina. A pessoa que reclama e está descontente com Deus não consegue ficar em comunhão com Ele e ouve, de maneira errada, tudo o que o Senhor tem a lhe dizer.

Há pessoas que são mais desatentas com o significado da Palavra e até criticam quando ela diz para não nos divertirmos. Mas, aqui, diversão é a distração que nos tira do caminho de Deus, é a comunhão com o pecado e a falsificação de uma alegria passageira, mentirosa, pois não alimenta o coração.

A qualquer hora nós seremos tentados. Nossa alegria, na Terra, está em meio às tentações e, por esse motivo, Jesus nos pede para sempre rezarmos. Hoje, nós podemos estar de pé, mas amanhã podemos cair. Todos os dias nós erramos e, por isso, devemos rezar sempre pedindo ao Senhor perdão por tudo que fizemos de errado e para que não caiamos em tentação.

A nossa alegria diária segue acompanhada de pedidos de misericórdia a Deus. Sem a proteção divina, qualquer coisa ameaça a nossa vida e a nossa alegria, por isso precisamos estar atentos e rezar constantemente. Mas, independente disso, temos de seguir nossa vida sempre contentes, pois a Palavra nos garante que o Senhor é fiel e não permiritrá que nada de mal nos aconteça além do que podemos suportar.

A Sagrada Escritura diz que o Pai não permitirá que sejamos provados acima das nossas forças e, mesmo em meio à provação, sempre haverá uma saída. Se você está sendo tentado, una-se a Ele e faça seu coração ficar em paz, porque o Senhor irá libertá-lo se você deixar.

Santo Agostinho diz que somos como potes de barro, porque, depois de moldados pela Palavra de Deus, somos queimados pela tentação.

Quando você estiver passando por uma provação, pense que sempre haverá uma saída, pois Deus é fiel e vai protegê-lo. Louve ao Senhor e siga sua vida sempre alegre, porque Deus é fiel agora e sempre. Cante, siga adiante, alivie as suas dores, saia da enfermidade e abandone a preguiça. Não desista de lutar, tenha alegria no coração e Ele estará sempre com você. Se você cair, peça perdão e levante-se, porque Deus vai ajudá-lo. Se não cair, tenha cuidado para a tentação não atingi-lo.

Não importa a tribulação que vier, se o Senhor está ao seu lado, você vencerá todas as dificuldades, mas sempre com alegria e seguindo em frente com a certeza de que Ele o protege.

“Hoje é dia de alegria, então, alegre-se! O Senhor lhe estende a mão para que você se levante. Bendito seja o santo nome do Senhor, agora e para sempre.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.