Sorrindo pra Vida - 19/01/2012

Não queira colocar o amor de Deus numa caixinha

Mensagem do missionário Adriano Gonçalves no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2012.

Em virtude de problemas técnicos, não disponibilizaremos a versão PodCast do “Sorrindo pra Vida”.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiastes 3,1-15

“Nesta manhã, Deus quer nos ressuscitar na esperança de sermos amados por Ele”, afirma Adriano
Foto: Maria Andreia

Ao perguntar a Deus qual a direção que eu deveria partilhar no “Sorrindo pra Vida” hoje, Ele foi claro, em meu coração, que queria que eu me manifestasse sobre o tempo, o hoje, para entendermos a vontade e o tempo d’Ele. Precisamos do céu, já que saímos de Deus, nossa origem, e voltaremos para Ele quando morrermos.

Qual o nosso tempo? Em qual tempo nos encontramos hoje? Temos que começar do tempo presente, pois quando estamos no trabalho pensamos no que vamos fazer em casa, quando estamos em adoração o trabalho vem à nossa mente. Por isso, muitas vezes, não sabemos viver a manifestação de Deus [no presente].

Não se pode jogá-lo [tempo] fora, a Palavra de Deus diz que necessitamos viver o que precisa ser vivido. Então, pare, pense e não se ocupe totalmente. A nossa humanidade nos permite estar com raiva, pois somos humanos, mas devemos permitir que o Senhor chegue até nós mesmo nos momentos em que os sentimentos estão aflorados.

Não nos perder e sermos santos não é estar com um pé no momento presente e outro no futuro, é sermos inteiros, assim como monsenhor Jonas é um homem que sabe viver cada momento na santidade presente.

O que nos tira de Deus são coisas, como nos preocuparmos somente com aquilo que é preciso fazer, o que chamamos de “angelismo” ou também o ativismo. Desse modo não nos prendemos àquilo que precisamos fazer e, muitas vezes, nos prendemos ao superficial. Com isso, não nos aprofundarmos naquilo que vivemos, não nos aprofundamos na história e vivermos somente na moldura [superfície].

Onde Deus se esconde em nosso tempo presente? Não estamos acostumados com o tempo de Deus Pai. Quantas mortes nós vivemos nossa morte cristã e perdemos a oportunidade de viver o tempo de Deus, pedindo, em momentos de tragédias, que Ele acabe com aquele sofrimento.

O Senhor não vai chegar e nos falar tudo o que vamos viver, a vontade d’Ele vai se revelando aos poucos [pelos fatos]. Temos de estar dispostos a aceitá-la.
A vontade de Deus também é saltar, já que Ele, muitas vezes, nos empurra para algo novo, para a Sua vontade.

Será que o Senhor hoje não nos está empurrando? Como um pai que ensina o filho a andar de bicicleta, começando com as rodinhas, depois as tirando e, sem que ele veja, está andando sem elas e sem o pai o segurando.

Será que nos encontramos na cruz, onde parece não haver mais saída? Deixemos que Deus manifeste o querer d’Ele em nossa vida; a nós nos cabe apenas perguntar: “Deus, onde está a Sua vontade?” Muitas vezes, é preciso perder aqui para ganhar na eternidade. Para que parar a minha vida aqui se eu tenho a eternidade? Assim como a Virgem Maria, que recebe a notícia de que será a Mãe do Salvador e abre mão de tudo para viver a vontade do Altíssimo.

Assim como a Virgem Maria teve também o seu calvário, o jovem tem dificuldade de se adequar à vontade de Deus, por isso o Papa apresentou também a imagem da Virgem, como símbolo da Jornada Mundial da Juventude, ao lado da cruz peregrina.

Hoje, nesta manhã, Deus quer nos ressuscitar na esperança de sermos amados por Ele para percebermos que Ele tem um plano para nós.

Quantas orações fizemos que não foram louváveis por não serem de acordo com o querer do Senhor? No tempo presente temos que ter a capacidade de deixar de ser os atores principais e deixar Deus agir, de forma a não roubarmos toda a cena do Senhor. Somos os protagonistas de nossas vidas, mas será que, muitas vezes, não temos roubado a cena de Deus sem perceber isso?

Não queira colocar o amor de Deus numa caixinha. Precisamos anunciar um Deus maior do que nossos problemas. Deixemos que a glória do Senhor nos permita viver de acordo com a vontade d’Ele.

Adriano Gonçalves

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone