Sorrindo pra Vida 06/08/2010

Não perca a oportunidade de fazer o que é bom!

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 6 de agosto de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Eclesiástico 4, 23–36.

Paula Guimarães e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

“Filho, observa o momento oportuno e desvia-te do mal” (Eclo 4, 23). A Palavra de Deus nos pede que prestemos atenção, porque, muitas vezes, colocamos como nossa meta não ter compromisso nenhum com o mal, isso é muito agradável diante de Deus, mas estamos no mundo, e, às vezes, queremos nos desviar do mal, mas “batemos de frente” com aquilo que é mais forte do que nós.

Por isso, não se oponha a uma pessoa poderosa, como você não deve se opor à correnteza de um rio, porque se você se fizer isso vai ser arrastado por ela. Quando alguém nos bater no rosto, vamos dar o outro lado? Não, isso significa não revidar, mas dar uma outra chance para a pessoa, não para que ela nos bata novamente, mas na confiança de que ela pode mudar e se tornar uma pessoa diferente.

Por graça de Deus recebemos graça, sabedoria e inteligência para não nos opor àquele que é mais forte que nós. E muitas pessoas boas que querem ser perseverantes, algumas vezes, acabam se destruindo por insistirem em uma coisa que lhes está fazendo muito mal e não protegem os próprios sentimentos, emoções. Temos de ter inteligência para nos proteger do mal que os outros nos fazem. Se sabemos que o outro vai nos machucar devemos ir com o coração aberto para receber a ofensa? Não. Precisamos nos proteger! Então se prepare para não revidar e para não se deixar ser ferido. Mas, ao mesmo tempo, esteja aberto se a pessoa resolver fazer o bem, porque não se sabe qual a atitude ela vai tomar, pois o ser humano muda de uma hora para outra.

Por isso a Palavra nos ensina que devemos observar o momento oportuno. Porque Deus nos dará oportunidade de escapar das situações que são verdadeiras armadilhas para nós. Escapar não é se vender e muito menos passar vergonha diante dos demais, assim como não é ser malandro. Há vergonha que conduz ao pecado, assim como há vergonha que traz glória e graça. É que existem erros que cometemos ou aceitamos por vergonha de dizer a verdade.

Existem tantos empenhadas no erro que muitas pessoas honestas estão com vergonha de ser justas. Muitas, para fazer o bem, fazem-no às escondidas, porque hoje o comum é cada um por si. Antes as pessoas se conheciam mais, vivíamos em vilarejos, e quando alguém passava necessidade todos ajudavam. Hoje passamos anos ao lado de um vizinho e não o conhecemos. Isso acaba justificando as coisas que fazemos, justificando em não nos empenharmos no bem.

Não tenha vergonha de ser justo ou de passar até aperto para honrar os seus compromissos!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.:Revista Canção Nova de julho de 2010