Sorrindo pra Vida - 18/03/2011

Não nos preocupemos com coisa alguma

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 18 de março de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Filipenses 4, 4- 13:

4. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!

5. Seja a vossa amabilidade conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo.

6. Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.

7. E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus.

8. Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável.

9. Praticai o que de mim aprendestes e recebestes e ouvistes, ou em mim observastes. E o Deus da paz estará convosco.

10. Muito me alegrei no Senhor, porque, afinal, refloresceu vossa solicitude por mim. Na verdade, tínheis essa solicitude, mas não tínheis ocasião de manifestá-la.

11. Não digo isso por estar passando necessidade. Pois aprendi a me bastar em qualquer situação.

12. Sei viver na penúria e sei viver na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando falta.

13. Tudo posso naquele que me dá força.

“Com Deus nós aprendemos a viver em qualquer situação!”, testemunha Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/CN

Deus apresenta esta Palavra neste dia, direcionada para aqueles que estão sofrendo, pois isso era exatamente o que o apóstolo Paulo estava vivendo. Naquele momento em que São Paulo estava vivendo privações, ele escreve conforme a inspiração do Espírito Santo: “Alegrai-vos no Senhor”. O fato de amarmos a Deus e seguir os conselhos d’Ele não nos isenta das dores e do sofrimento. Basta olharmos a nossa história para percebermos as tribulações pelas quais já passamos. Hoje a Palavra nos ensina que mesmo passando por dificuldades, não devemos deixar que a alegria desapareça de nosso interior.

As pessoas precisam perceber em nós que, mesmo tomados pela tribulação, não nos empenhamos em apenas reclamar e murmurar. Mas quando isso é possível e por quê? Quando acreditamos que o Senhor está próximo de nós. Quando lemos a Sagrada Escritura o Espírito Santo se faz presente.

Em momento algum Deus nos deixou sós. Em todos os momentos em que você superou as tribulações Deus esteve ao seu lado, motivando-o e o inspirando. Por isso não nos preocupemos, o Senhor está próximo. Precisamos apenas recorrer a Deus. Em todos os momentos de fraqueza, sejamos humildes em solicitar o socorro d’Aquele que pode nos dar ajuda. Sempre que relutamos em pedir socorro ao Senhor é sinal de orgulho.

Nós que rezamos, o fazemos porque não perdemos a esperança. Ao suplicar ajuda de Deus nosso coração deve estar sempre em ação de graças. Quem vive dessa forma é uma pessoa pacífica, ela comunica a paz.

O apóstolo dos gentios, quando fez esse discurso, estava se sentindo rejeitado, mas nem por isso deixou como mensagem as suas lamúrias e queixas, porque sofria. Pelo contrário, ele mostra a confianca de quem não foi abandonado por Deus, por isso a mensagem é para que nos alegremos sempre no Senhor e tenhamos confiança n’Ele!

Paulo, sendo de Cristo e apóstolo, apesar de passar por muitas dificuldades, escreve que aprendeu a viver nas privações, tanto na penúria como na fartura. Algumas pessoas somente sabem viver na penúria e quando têm oportunidade de ter um pouco mais de dinheiro, não sabem gastá-lo nem mesmo com coisas importantes para elas, como ir ao médico, comprar uma roupa melhor, cuidar da aparência ou da saúde. Algumas pessoas que foram submetidas a vida inteira à penúria, quando passa essa fase, não sabem tirar proveito na abundância.

Da mesma maneira, há pessoas que também só sabem viver na abundância. Por menor que seja a privação, elas começam a se desesperar, simplesmente, por não poderem fazer as mesmas coisas de antes. Algumas, nessa situação, tomadas pelo orgulho, continuam a manter o antigo padrão e acabam por viver na extrema pobreza.

Não devemos viver depressivos por causa desses momentos, seja na miséria seja na abundância. Com Deus nós aprendemos a viver em qualquer situação. Mas de onde tiramos forças para viver e superar essas provações? A nossa força vem d’Aquele que tudo nos fortalece.

Todos nós já tocamos em nossa impotência. Reconhecemos que não temos recursos para sequer sair do problema. Quando tocamos a nossa incapacidade, descobrimos que há um socorro divino que nos sustenta e não nos permite cair. Essa força espiritual somente se manifesta para nós nos momentos mais difíceis. Sozinhos não podemos nada, mas com o auxílio do Espírito Santo de Deus tudo podemos. Somente Ele é capaz de nos fortalecer. Tudo podemos n’Aquele que nos dá força!

Quando o Espírito Santo nos envolve com a Sua graca, de um modo novo Ele vem a nos de maneira nova e ainda não experimentada por nós. Basta dizer com fé e com disposição em obedecer: Vem, Espírito Santo! Não O vemos, mas vemos a Sua ação, que é discreta e invisível, por meio dos resultados.

Aquela pessoa que, mesmo na tribulação, se mantém firme, está sob a ação do Espírito Santo Paráclito. Ele nos capacita especialmente nas situações muito exigentes, por isso, tudo podemos por intermédio d’Aquele que nos dá força. Não podemos ver a Pessoa de Deus, mas Sua presença não nos é difícil perceber. Não nos preocupemos com coisa alguma! Em todas as dificuldades recorramos a Deus.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone