Sorrindo pra vida - 08/11/2013

Não endureça seu coração para Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 8 de novembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Hebreus 3,7-19.

“Animemo-nos uns aos outros para não ficarmos endurecidos pela tentação e pela sedução do pecado”, orienta Márcio.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

O Espírito Santo fala conosco pela Sagrada Escritura, pelos fatos da vida, na intimidade do nosso coração, por meio da boca de um pai que aconselha ou quando ouvimos aquela voz que nos diz o fazer. Ele não se cansa de falar conosco. Por isso a Palavra diz: “Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto.”

Quando as coisas não acontecem como queremos, quando nos sentimos decepcionados, tristes, o nosso coração corre um grande risco de se revoltar, principalmente contra Deus.

Aquele povo que esteve no deserto com o Senhor, mesmo vendo e vivendo todos os Seus milagres, duvidavam do Seu poder. E qualquer problema que aparecia, eles pediam uma prova. Por isso, Jesus disse que eles jamais entrariam no Seu descanso. Mas aos que estavam ouvindo Suas palavras, Ele disse: “Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem fé, que se afaste do Deus vivo.”

Neste mundo, nós lidamos com coisas materiais e concretas, mas também com coisas espirituais que não podemos ver, mas nas quais precisamos acreditar e confiar. É por isso que o Senhor pede que tenhamos cuidado para que o nosso coração não se transvie pela falta de fé. Temos de ter cuidado para que a nossa descrença em Deus, no Seu amor, na Sua bondade e em todas as coisas que valem a pena não nos afastem d’Ele. Isso, muitas vezes, acontece pelas revoltas que vivemos e por darmos ouvidos à tentação.

Quando uma pessoa ouve a voz da tentação, ela endurece o coração para Deus. A tentação é tão maligna que usa todas as situações para nos colocar contra Ele, tentando nos convencer de que, quando acontece uma coisa boa, é por coincidência, mas quando acontece uma coisa ruim, é porque o Senhor não estava ao nosso lado. Vejam como o maligno tenta endurecer o nosso coração pela revolta.

Nessa hora, diz o Senhor: “Tome cuidado para não endurecer o coração para Deus e não deixe que sua falta de fé o afaste d’Ele. Para que isso não aconteça, animai-vos uns aos outros, a cada dia, para permanecerem na fé, esperando sempre coisas boas do Pai.”

A fé em Jesus não foi feita para ser vivida sozinha. O Pai coloca pessoas ao nosso lado justamente para não ficarmos com o coração endurecido. Como é bom poder contar com pessoas que trazem ânimo para nossa vida e não nos deixam perder a fé!

Quando animamos uma pessoa, trazemos o Céu para a vida dela e a ajudamos a abrir o coração para Deus. Por isso, animemo-nos uns aos outros para não ficarmos endurecidos pela tentação e pela sedução do pecado. Ajudemos os irmãos a rezar nas horas difíceis, estendamos nossas mãos ao Senhor e intercedamos pelos nossos. Isso vai evitar que eles se revoltem e coloquem a culpa em Deus.

Diz a Palavra que nós nos tornamos parceiros de Jesus quando mantemos firme até o fim a nossa confiança inicial n’Ele.

Somos parceiros de Jesus, nós nos completamos e nos tornamos uma só coisa, desde que nos mantenhamos firmes, até o fim, na entrega do nosso coração a Ele. Quando formamos uma parceria com o Senhor, tornamo-nos o próprio Cristo. Isso quer dizer que o mesmo Espírito que está n’Ele também está em nós.

Todos nós atravessamos momentos de sentimentos intensos na vida. Sabendo disso, precisamos educar o coração para que ele não se revolte, senão, não conseguiremos receber a ajuda de Deus. Se nos fecharmos a Ele, não teremos a quem recorrer.

Então, se você está vivendo um momento de incompreensão na sua vida ou se um dia essa incompreensão assolar você, não se revolte contra Deus. Em vez de se revoltar, apegue-se a Ele. Confie no Senhor, seja constante e mantenha a sua firmeza inicial na certeza de que você será parceiro de Jesus e que Ele não vai deixar faltar o necessário para sua vida.

Que por essa Palavra o nosso coração fique animado, nesta manhã, para animarmo-nos uns aos outros, a fim de não cedermos nem para a revolta que nos faz odiar tudo que acontece nem para as seduções que nos fazem querer o que não presta.

“Dá-nos, Senhor, a graça de cuidarmos do nosso coração para que ele não seja vítima do engano, da mentira e do pecado. Fala ao nosso coração, porque, se ouvirmos a Sua voz não endureceremos pela rebeldia nem pela amizade com o pecado. Fala no íntimo da nossa alma, porque queremos e precisamos ouvir a Sua voz. Fala, Senhor.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.