Sorrindo pra vida - 25/02/2013

Não deixe que a inveja entre no seu coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Jó 5, 2-19.

“É preciso ter cuidado com o que entra e sai do coração, para que ele não se contamine”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Feliz o homem a quem Deus corrige. Não despreze a lição do Todo-Poderoso. É Deus quem fere e cura a ferida, quem golpeia e cura com sua própria mão. Ele é quem liberta você de seis perigos e, no sétimo, o mal não mais o atingirá.” Deus nos corrige na hora do erro. Ele aproveita a hora da dor para gravar, no nosso coração, a verdade que salva.

Muitas pessoas não entendem que os “cortes” de Deus são feitos para que possamos dar mais frutos. Ele não nos fere para nos prejudicar, mas para retirar de nós as coisas que não prestam mais. Nessa hora, pode ser que fiquem algumas feridas, mas esse Deus que nos feriu para nosso bem também passa a pomada que cura. Ele fecha as nossas feridas com Suas próprias mãos e, como diz a Palavra, por mais insistente que seja a tribulação, haverá um momento em que ela não mais virá.

De onde vem a fonte de todos os males que vivemos? Diz a Palavra que a maldade sai do coração do ser humano, é ele próprio quem causa sua dor. “Porque o despeito mata o insensato e a inveja causa a morte do imbecil.”

Você se pergunta: “Mas a inveja acaba com alguém?”. Sim, o invejoso não importa em se desgraçar, contanto que ele possa causar um mal maior àquele de quem ele sente inveja; por mais absurda que seja essa constatação, isso acontece na vida de muitos de um jeito que a pessoa nem percebe.

Para ver se você está vivendo esse sentimento ruim, basta analisar se você está aproveitando as oportunidades que o Senhor lhe dá ou se está colocando suas intensões nas coisas dos outros. Inveja é uma forma de acumular raiva no coração, é um ódio que permanece na vida da pessoa.

Uma pessoa invejosa é sempre rancorosa. Então, é preciso que você fique atento ao seu coração para ver se ele não está cheio de inveja e para entender que essa inveja pode destruí-lo. Ela torna a pessoa imbecil e pode até matar.

A raiva mina a nossa imunidade e nos deixa suscetíveis à toda influência externa e destrutiva. Quando permitimos que a raiva entre no nosso coração, cortamos nossa comunhão com Deus e deixamos que todo mal nos destrua.

Quando paramos para ouvir essa Palavra, percebemos que ela é uma verdade, pois todo tipo de conflito causa rancor e inveja. Por isso Deus nos manda amar nossos inimigos, porque quando estamos em conflito com alguém percebemos que o rancor e a inveja tomam conta de nós.

Muitos confundem cobiça e inveja, mas a cobiça é querer uma coisa que o outro tem. Inveja é querer o mal da pessoa, porque ela tem uma coisa que você não tem.

Todo tipo de conflito provoca rancor e inveja, causa tormento na vida da pessoa. Por isso, a Palavra nos dá uma ordem: “Não odiarás o teu próximo no teu coração, para que o mal não entre na sua vida.”

É preciso ter cuidado com o que entra e sai do coração para que ele não se contamine. O ódio traz o mal para dentro de si, contamina tudo que amamos como nossos relacionamentos, nosso trabalho. Quem tem ódio no coração tem uma vida contaminada e Deus não nos fez para isso, Ele nos deu os sentimentos para que sejam nossos vigias.

Se você sente raiva, por exemplo, quer dizer que ela entrou no seu coração e está lhe dizendo que algo ruim se aproxima. Você pode pegar esse sentimento e usar contra as coisas ruins que querem entrar em você ou pode acolhê-lo no seu coração. Não é pedir para não ter esses tipos de sentimentos, mas sim não os deixar entrar no coração.

Quando uma pessoa faz o sinal da cruz, ela está consagrando os pensamentos, as falas e os sentimentos a Deus, pedindo que Ele a ajude no dia que se inicia. Isso é muito importante e deve ser feito na hora de sair e depois ao voltar para casa.

Você sai de casa pedindo a bênção de Deus para que tudo caminhe bem; depois, na volta, pede que Ele deixe tudo o que foi ruim para fora de sua casa. Ao fazer o sinal da cruz, você coloca guardas na porta do seu coração para que eles vigiem o que entra e o que sai na forma de sentimentos. Nessa hora, você pede proteção para sua mente, boca e coração para que tudo que entra e sai não estrague seus relacionamentos.

Aquele que renuncia ao ódio e à inveja é levantado por Deus. A luta contra esses males é d’Ele, a nossa parte é barrá-los para que eles não entrem no nosso coração. Que Deus nos abençoe com essa Palavra.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.