Sorrindo pra Vida - 06/03/2012

Não cumprimos a vontade de Deus sendo tristes

Mensagem do missionário Dunga no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 6 de março de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Tessalonicenses 5, 16-22.

“Só trazemos mais uma pessoa para Deus quando ela vê em nós a alegria de ser d’Ele, e não a tristeza”, recorda Dunga
Foto: Wesley Almeida

Paulo, antes ou após visitar as comunidades, escrevia cartas, bilhetes ou enviava recados para as pessoas que conhecia nelas. Nesses escritos ele dava conselhos e dicas de como viverem bem. Nós vivemos isso aqui na Comunidade Canção Nova, lemos muitos os nossos documentos, pois há muitas orientações para nós missionários neles.

As cartas que o apóstolo escreveu eram para formar comunidades cristãs. Essa passagem bíblica é maravilhosa, pois há conselhos que ele dá aos tessalonicenses. E nos dá uma ordem: “Vivei sempre contentes”, mas podemos pensar: “Como vamos viver dessa maneira diante de tanta morte, decepções e violência do mundo?” Entretanto, a paz não é a ausência de problemas, mas a certeza da presença de Jesus Cristo ao nosso lado. É possível ter paz mesmo em meio às turbulências da vida. O Senhor sabe que teremos muitas aflições, mas a ordem que nos dá, por intermédio do apóstolo dos gentios, é de que vivamos sempre alegres.

Se você é o tipo de pessoa triste para chamar atenção, você não está cumprindo a vontade de Deus na sua vida. Esse papel [de pessoa triste] não contagia ninguém, nem faz alguém querer ser de Deus. Só trazemos uma pessoa para Deus quando ela vê em nós a alegria de sermos d’Ele, e não a tristeza.

A segunda ordem de Deus para nós é que oremos sem cessar. Se você é muito ocupado e dispõe de pouco tempo e espera resolver tudo para depois rezar, certamente não encontrará ocasião para isso. Tudo o que fizer, faça-o em oração, cantando, pensando em Deus, conversando sempre com a Virgem Maria, se seu coração está sempre voltado para Deus, então está orando sem cessar.

Em todas as circunstâncias devemos dar graças à vontade de Deus; eis outra ordem para nós. Quando você não entende o que está vivendo, essa é a hora de louvar e agradecer ao Senhor.

Não deixe que a força do Espírito Santo dentro de você seja extinta, pois essa força vem do Alto e dinamiza a sua alma, por isso, a primeira ordem é “estai sempre alegres”, devemos estar sempre animados.

Quando estamos em comunidade ou num encontro espiritual, no qual existe um momento propício para orarmos e louvarmos, o Senhor promove um silêncio e alguém vem com uma palavra de profecia. O Senhor também nos fala com a ajuda de um conselho de um amigo, pai, filho, essas são as profecias do cotidiano.

O convite de Deus Pai hoje é que nos debrucemos sobre essas ordens, que são conselhos dados pelo apóstolo Paulo para aquela comunidade. Se seguirmos os conselhos de Deus Pai, nossa vida caminhará para frente, nunca para trás. O único jeito de permanecermos na caminhada é seguindo os conselhos do Senhor, contidos na Bíblia Sagrada.

Dunga

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.