Sorrindo pra vida - 15/10/2012

Nada supera o amor de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 15 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Oséias 11, 1-9.

“Feliz é quem tem Deus como seu Senhor”,afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Toda esta Palavra está cheia do amor e da graça de Deus e o principal está no último trecho do versículo 9: “Não venho com terror”.

Quantas pessoas se afastam de Deus com medo de serem julgadas, alimentadas pelo pecado; com medo de não serem acolhidas ou de serem obrigadas a fazer algo para Ele. O medo faz com que essas pessoas se afastem de Deus por medo, como se Ele estivesse contra elas.

Deus nunca esteve contra você, Ele sempre o amou, mesmo quando você não O amava. E por meio da Palavra o Senhor diz que quando você era criança Ele já o amava mesmo sem você merecer, porque o amor é oferecido gratuitamente.

Amor é algo que não se compra e não vem por merecimento. Amor é entrega gratuita. Essa Palavra é o choro de um Pai misericordioso que sofre pela distância de seu filho amado. “Quanto mais, porém, eu os chamava, mais de mim eles se afastavam. Sacrificavam vítimas aos Baals, queimavam sacrifícios a seus ídolos.”

A Sagrada Escritura, do começo até a última página, é contra a idolatria, e ídolo aqui é tudo o que entra no lugar de Deus. Muitas vezes nós colocamos o Senhor em segundo lugar em nossas vidas e, todas as vezes que fazemos isso nós sofremos, porque nada e nem ninguém pode manter a nossa vida como Deus.

A gente até corre o risco de achar que Ele fica com ciúmes porque perdeu o Seu lugar, mas não, o ciúme de Deus é zelo por nós, porque Ele sabe que toda idolatria exige em sacrifício humano. Todas as vezes que tiramos de Deus o primeiro lugar nós sofremos.

E o Senhor assume a sua responsabilidade em nossas vidas: “Sim, fui eu quem ensinou Efraim a andar, segurando-o pela mão. Só que eles não percebiam que era eu quem deles cuidava”. Deus sempre nos amou, mas amou por meio de outras pessoas.

Veja que, no decorrer de sua vida, sempre apareceu alguém para aliviar a sua dor. Era Deus que chegava até você, com laços de amizade e cordas de amor, porque Ele mais do que ninguém sabe que o ser humano só muda quando se sente amado. A única força que pode mudar o mundo é o amor. A pessoa amada vence e suporta qualquer coisa.

Então, tudo que você precisa fazer no dia de hoje para devolver a esperança no coração de uma pessoa, é dar a certeza do seu amor. Permita que a pessoa amada, seu pai, sua mãe, seu filho; saiba que você os ama independente de qualquer coisa. Isso muda o coração de uma pessoa.

Muitos têm dificuldade de amar porque não aprenderam. Tem gente que nunca ouviu da boca de seu pai ou de sua mãe que era amado e, justamente por isso, não conseguem dizer que amam. Para que uma pessoa possa amar, primeiro ela tem que se sentir amada, assim como nós, que amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro.

O amor nos leva a dar o primeiro passo, a sermos humildes e a tolerarmos os erros. Amar é perder para o outro ganhar, é ceder, silenciar, desculpar, não relembrar situações dolorosas do passado, é seguir em frente. Se coloquem no lugar de Deus e vejam o que aconteceu com Seu coração. Ele viveu um amor desprezado.

Mas, ao mesmo tempo em que essa Passagem é uma declaração humilde do amor de Deus, ela também é uma declaração de paz, porque Ele está em paz com cada um de nós. Deus nos ama e nos coloca debaixo da Sua graça e do Seu amor.

Quando fazemos a experiência profunda do amor de Deus nós tomamos posse d’Ele e Ele faz a mesma coisa conosco. “Vós sereis o meu povo e Eu serei o Vosso Deus.” Nessa declaração de amor ferido, Deus está nos dizendo: “Toma posse de Mim. Assuma-me para você”.

Quando a Palavra diz que o amor de Deus foi derramado em seu coração, quer dizer que Ele está morando na sua alma e no seu coração. Aquele que se entrega a Deus será por Ele amado e seu coração será a Sua morada. Deus o ama com o mesmo amor que Ele ama Seu filho, Jesus Cristo.

Você precisa despertar para esse amor que é Pai, Filho e Espírito Santo. No momento em que você se abrir, o Espírito Santo lhe ajudará a suportar qualquer tribulação. Não há nada nessa vida que supere o amor de Deus por você, mas é preciso que você coopere com para que Ele vença na sua vida. Feliz é quem tem Deus como seu Senhor. Deixa-oEle estabelecer essa paz em seu coração.

“Vem Espírito Santo de Deus e dá-nos sabedoria, força, amor e a graça de não perdermos a alegria em meio ao sofrimento. Derrama o Seu Espírito Santo em nós.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa