Sorrindo pra Vida - 28/08/2014

Na experiência da misericórdia nos encontramos com Deus

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 28 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 51,3-15:

“É preciso o firme propósito de lutar contra o pecado para sermos homens e mulheres renovados”, afirma Padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida

Esse Salmo é atribuído a Davi, homem escolhido e ungido por Deus, mas que pecou ao ofender o coração de Pai. Todos nós corremos o risco de errar, mas precisamos reconhecer nossos pecados para sermos perdoados pelo Senhor.

Admitir que erramos é o primeiro passo para recomeçarmos. Somos convidados a fazer a experiência da misericórdia de Deus. Muitas pessoas não buscam o sacramento da confissão por causa do orgulho, pois não assumem que erraram. Quantos líderes à frente de pastorais e movimentos pararam em seus erros e não se deram a oportunidade de recomeçar!

Viver a experiência da misericórdia é recomeçar com Deus, com os irmãos e consigo mesmo. A partir do encontro pessoal com Jesus Cristo é possível seguir adiante. Queiramos reconstruir nossa história!

Quando o sentimento de culpa toma conta do nosso coração, isso nos destrói, não conseguimos nos dar o perdão. Se Deus, que é amor e misericórdia, nos perdoa, quem somos nós para não nos perdoar? A pessoa presa ao passado não vive o presente, muito menos o futuro. O Senhor, hoje, nos dá a oportunidade de recomeçar.

Você que se afastou da Igreja e dos sacramentos por vergonha de confessar seus pecados, quem o acusa é o inimigo. Reconcilie-se com Deus! A confissão nos lava com a graça da misericórdia do Senhor.

Na experiência da misericórdia, nós nos encontramos com Deus. Davi, com todos os seus erros, pede perdão ao Senhor, clama por um coração puro, pela renovação de seu viver. Quem faz uma experiência profunda com o Pai tem o desejo de se tornar um homem novo.

Diante de tantas realidades que vivemos hoje, rezemos: “Senhor, criai em mim um coração puro”. Esse desejo em ter um coração puro afasta-nos dos pecados e dos meios que têm nos levado à queda. É preciso o firme propósito de lutar contra o pecado para sermos homens e mulheres renovados.

Precisamos ser cheios da graça de Deus, fervorosos no Espírito, pois quanto mais nos afastamos de Deus, mais nos afundamos no pecado.

O mal nos joga ao chão, mas o perdão de Deus nos levanta para retomarmos nossa caminhada. A graça divina nos dá um ânimo generoso, a alegria da reconciliação. Talvez tenhamos perdido a alegria por causa de nossos pecados, então, confessemos nossos erros para reencontrarmos a alegria de viver.

Hoje, o Senhor nos dá uma nova oportunidade. Cada um de nós tem sua história, mas é dia de recomeçar em Deus. Talvez nossa visão a respeito do Senhor seja de um Pai severo, que castiga. Mas, ao contrário, Ele é um Pai misericordioso.

Mesmo diante de nossas limitações, Ele nos ama e acolhe. O Senhor propõe um tempo novo para nós, um tempo para recomeçar. Mergulhemos no tempo da Divina Misericórdia.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva