Sorrindo pra vida - 05/10/2012

Mortifique-se pelo Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 5 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 8, 12-17.

“Mortificação não é abrir mão da vida, é abrir mão do que mata a vida”, ressalta Márcio
Foto: Arquivo

Nós estamos em dívidas, mas não com a carne, estamos em dívida com Deus. E o que devemos a Ele? Devemos aquilo que o Senhor nos ensina desde sempre, o amor.

A nossa dívida com Deus é o amor. Amor a Ele e ao próximo. Ele nos salvou por amor. Deus quer o amor que está em nosso coração e não a carne. Carne aqui significa o vício, o pecado; tudo aquilo que leva o ser humano à morte.

Nós não temos mais que viver como escravos nesse mundo, nem sob a influência dos espíritos que estão na atmosfera de uma situação ruim. São Paulo vai dizer que nós não estamos em dívida nem com esses espíritos que geram esses climas. A nossa dívida é com Deus, a nossa vida devemos a Ele. Então, não temos mais que viver essa mentalidade corrompida que nos leva à morte.

“Pois, se viverdes segundo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.” Um exemplo do que a Palavra diz é o que a carne de um dependente químico pede, a droga. O corpo viciado depende da daquele componente químico para realizar suas funções. É o vício, e alimentar esse vício só leva à morte.

Se agirmos pelo impulso da nossa carne, vamos em direção à morte. Mas se, com a força do Espírito Santo, nós matarmos o procedimento carnal, viveremos. Matar é se mortificar, lutar para dizer não ao vício. É dizer não a uma série de situações que nos empurram para a morte. Se fizermos isso, viveremos. E diz a Palavra: “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”

Você não recebeu o espírito de escravo para ficar amarrado aos vícios e na dependência do medo. Você recebeu o Espírito Santo que lhe faz filho de Deus. Você, quando é batizado, recebe a presença do Espírito Santo e fica cheio do Seu amor.

A mortificação é a anulação da nossa inimizade com Deus. Quando lutamos contra aquilo que nos destrói, Deus se coloca ao nosso lado e assume conosco essa luta em busca da vida.

Pela mortificação, Deus faz nascer uma pessoa nova, mais alegre, livre, que ama o Senhor e faz Suas vontades com prazer. Mortificação não é abrir mão da vida, é abrir mão do que mata a vida. É permitir que o Espírito Santo tire da sua vida aquilo que não presta.

Quando nos colocamos nessa luta, o Espírito Santo enche nosso coração de amor. Só é possível entrar nessa luta com amor. Só o amor converte e torna possível a transforma. Por Deus abrimos mão desse relacionamento.

Você pode até pensar: “Será que devo abrir mão do que me dá prazer por causa de Deus? Se você não descobrir o amor que o Pai tem por você, você não terá forças para fazer. Mas, por Deus, você pode e consegue. Quem tem um encontro pessoal com Ele muda e começa a amar de verdade.

O Espírito Santo alarga nosso coração. Quem ama é muito mais feliz. E isso a gente não é uma capacidade adquirida. O amor é colocado em nós, por Deus, quando Ele mesmo entra na nossa alma e se funde com nosso coração.

Ao nos mortificarmos, começamos a viver. E o sinal dessa passagem em nossas vidas, é que nós começamos a amar os nossos irmãos. “Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei” O mandamento de Jesus é o caminho para a vida.

Quem começa a amar entra em uma vida nova, se mantém jovem e feliz. Quem não ama envelhece. Se você quer passar dessa vida velha para uma vida vibrante e mais feliz, você precisa passar pela mortificação. O Espírito Santo que lhe dar uma nova vida, mas você tem que tirar esse homem velho que vive em você.

Para dizer sim a Deus e ao amor, é preciso dizer não ao ódio, à vingança e ao prazer. Será que por Deus você pode renovar o seu sim?

Abra o seu coração e a sua vida para Deus. Peça que Ele tire de você tudo o que lhe impede de viver. Dê essa chance ao Senhor e deixe que o Espírito Santo lhe conduza nesse caminho de mortificação.

“Senhor, nós queremos essa graça, vem em nosso socorro, dê-nos a coragem de renunciar a tudo que nos afasta de Vós. Nós queremos romper com tudo o que nos impede de viver.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.