Sorrindo pra Vida - 11/06/2012

Louvemos o Senhor porque Ele é bom!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 11 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Salmo 147,1-11.

“O Senhor conduz com ternura aquele que n’Ele confia.”, afirma Márcio
Foto: Robson Siqueira

“Louvai o Senhor, porque Ele é bom”. Muitas vezes, nós nos perguntamos: “O que significa louvar?”. É reconhecer o Senhor com toda admiração e alegria.

Em meio às nossas orações, suplicamos algo ao Senhor, isso significa recorrer a Ele, pedir Seu socorro para os nossos problemas. Mas, às vezes, nossa oração é feita para outra pessoa, daí pedimos a intercessão de Deus.

Apesar de nossas súplicas serem sinceras e ouvidas pelo Pai, não podemos nos limitar a isso, porque Ele quer muito mais. O Senhor quer nos levar a um combate espiritual e nos fazer viver a plenitude no próprio Espírito. Ele quer nos fazer rezar com Sua Palavra, quer nos fazer ouvi-Lo por meio da oração e nos conduzir de maneira pessoal. Deus sempre fala com quem abre seus ouvidos a Ele.

Quando partilhamos a Palavra, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, falamos com muitas pessoas e, às vezes, o que é falado não é direcionado a todos. No entanto, o Espírito Santo ajudará cada um a aplicar o que é falado em sua vida. Há palavras que você vai somente ouvir, mas outras vão tocá-lo no íntimo da sua alma e você vai tomá-las como uma direção de Deus. É o Espírito Santo quem o fará escutar a voz do Senhor.

A Palavra nos pede que louvemos o Senhor e O admiremos com alegria. Admirar é o passo que damos antes de adorar, é contemplar com os olhos. Admiramos para nos alegrarmos com tamanha bondade; depois, fazemos a oração que enriquece a nossa alma, ou seja, adoramos a Deus.

O Senhor é tão maravilhoso que podemos ter a certeza, em nosso coração, de que Ele nunca nos fará mal nenhum, nem para nos castigar por um erro que viermos a cometer. Quando passamos por algo ruim, não é Deus quem nos envia esse mal, mas a nossa própria maldade que nos amaldiçoa. Por isso devemos louvar a Deus, porque Ele é tolerante com as nossas fraquezas. Todos, sem exceção, têm alguma fraqueza, mas Deus é paciente com todas as nossas inconstâncias e demoras.

Hoje, vivemos num mundo em que é muito difícil assumir compromissos definitivos. Um exemplo disso é que todos nós fomos feitos para o bem, mas nem sempre permanecemos nesse caminho. Quando nos desviamos do caminho de Deus, sofremos as consequências, mas Ele está sempre pronto e disposto a nos perdoar, porque Ele é bom e eterno e está sempre atento a cada passo que damos.

Quantas pessoas dizem que são sozinhas e não podem contar com ninguém! A solidão é uma ilusão na vida das pessoas. Elas podem se sentir sozinhas, mas nunca estarão se acreditarem em Deus. A pessoa que descobre o Senhor consegue ver que não está sozinha. Quem passa por essa maravilhosa experiência consegue perceber que Ele está presente em todos os momentos difíceis e que um mal maior não a atingiu, porque o Pai não permitiu.

O Senhor conduz com ternura aquele que n’Ele confia. A partir daí, a pessoa verá que nunca esteve sozinha. Ela pode até se sentir só, mas saberá que Deus estará sempre ao seu lado.

Há momentos em que é necessário estar só para refletir e até para descansar em Deus. É preciso ficarmos a sós algumas vezes para podermos ter uma intimidade com o Senhor e viver um momento pessoal de oração. Orar a dois é muito bom, porque a graça chega mais rápido quando nos unimos em oração, mas para viver esse momento é preciso, antes, ter um momento de intimidade com Ele, a fim de que possamos transbordar o que vivemos e compartilhar com o outro. Nesses casos, a solidão faz bem, mas aquela solidão que amarga e dói, Deus não a quer para nós.

Precisamos confiar no Senhor. Ele ampara e conduz, com doçura, todos que n’Ele confiam. As feridas e as pedras no caminho fazem parte da vida de todos; nem Jesus escapou disso. Há pessoas que sofrem pelo próprio preconceito, se acham menores por causa de sua condição social ou por causa de sua cor, e se submetem às feridas, atrasando ainda mais sua vida.

O que opera contra nós são nossos próprios preconceitos e nossas precipitações. Quantas vezes caminhamos afobados pela vida, caindo em várias armadilhas? Quantas situações teriam sido evitadas se fôssemos cautelosos, se parássemos para pensar antes de falar? As palavras ferem. Quantas pessoas fazem votos secretos no íntimo do seu coração, jurando nunca mais amar ou perdoar àquele que o magoou, deixando de confiar no próximo?

Quem não confia não se decepciona, mas também não se sente amado. Quem quiser se sentir amado terá de correr o risco da decepção.

Passamos por muitos “altos e baixos” e é muito bom quando temos com quem contar e em quem nos apoiar. O amor de Deus cura qualquer ferida. Quem procura o Senhor certamente será curado. A cura começa na oração e vai até o fim quanto tomamos alguma atitude boa por isso. É importante estarmos atentos ao que Ele vem nos dizer.

Não vivemos num mundo fácil. Confiar é permitir que Deus conduza as nossas vidas e para isso é preciso humildade. Quando estamos com Deus, conseguimos tudo aquilo que é necessário para nossa vida. A Ele não agrada a nossa força e eficiência, mas sim o nosso amor, nosso respeito, nosso temor e a nossa espera na Sua bondade.

“É no Seu amor que confiamos, Senhor. Hoje, queremos entregar a nossa vida, reconhecendo a Sua bondade e a Sua paciência. Bendito seja o Seu nome, porque ampara todos que se unem ao Senhor. Obrigado por nos fazer abrir nossos corações e por curar nossas feridas.”

Coloque seu coração diante de Deus e mostre a Ele a sua ferida. Ele o ama e cuidará de você.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.