Sorrindo pra Vida - 29/05/2012

Louvemos! Existe um Pai que cuida de nós.

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 29 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 11,1-13.

“Deus fala que somos a carta de Cristo escrita não com tinta, mas com o Espírito Santo”, afirma Alexandre
Foto: Maria Andréa

Meus irmãos, nós estamos vivendo, hoje, o tempo comum da liturgia. Nele o mistério de Cristo nos é mostrado em sua globalidade e a força do Evangelho percorre toda nossa existência. O Espírito Santo permanece e percorre nosso dia a dia e nos ilumina.

Na força do Espírito, a Palavra de Deus nos ensina a rezar com uma versão resumida do Pai-Nosso, que Jesus ensina aos discípulos. O Senhor lhes ensina que, na hora da oração, é preciso colocar-se diante do Pai na condição filial, começando a oração por: “Pai Nosso…”. O Senhor também acrescenta uma história, na qual um homem bate à porta da casa de seu vizinho para lhe pedir pães, a fim de dá-los a uma visita que chegou tarde da noite e inesperadamente. O vizinho responde que não pode lhe dar os pães, pois já está deitado e não vai se levantar para atendê-lo. Jesus, então, lhes diz: “Mesmo que não se levante para dar o que seu amigo pede, vai levantar-se por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.”

Aquele cidadão se levanta para dar os pães por causa da insistência de seu vizinho. Dessa forma, o Senhor nos mostra: “Pedi e vos será dado”. Devemos insistir nos nossos pedidos. Jesus diz aos discípulos: “O meu Pai, que é vosso Pai, não é igual a este homem que deu o pão, porque estava saturado. Ele o dá, porque é Pai e acolhe os pedidos de todos os Seus filhos. Se seu filho lhe pedir um peixe, você lhe dará uma cobra? Se vocês, que são maus e limitados, dão coisas boas a seus filhos, muito mais Deus os dará. Ele oferece o Espírito Santo a vocês.”

O Pai olha por Seus filhos que, hoje, pedem pão e peixe. Ele capricha, porque os ama. A grande lição, de hoje, é que Deus nos dá o Espírito Santo para nos ajudar em nossa caminhada e para superarmos todos os problemas. Muitos, talvez, estejam passando por situações difíceis, crises familiares, doenças e até mesmo se sentindo no fundo do poço. O que fazer nesse momento? Digam: “Pai Nosso, santificado seja o Vosso nome. Estou no fundo do poço, mas ainda continuo sendo Seu filho”.

O “encardido” [referindo-se ao maligno] faz de tudo para mudar nossa mentalidade a fim de que vivamos como escravos. Vemos muitos vivendo nessa condição e precisando de um colo de Pai. Por isso, se você está nessa situação, peça: “Preciso desse peixe, meu Pai; preciso do Seu colo. Que, hoje, essas palavras se cumpram na minha vida.”

Como é bom fazermos a escolha de olhar além dos problemas e perceber que Deus cuida de nós! Ele diz que somos a carta de Cristo escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus. Somos uma carta de amor.

Apresente-se ao Senhor com o coração aberto e como filho d’Ele. Faça a escolha certa de viver em comunhão com Deus Pai. A pessoa que caminha sem Deus não tem perspectiva de vida. Aprender a fazer as escolhas certas faz com que a pessoa não sofra no futuro e não leve uma vida de escravidão e sofrimento. Digo isso porque algumas escolhas são inevitáveis e precisamos conviver com elas, mas há opções que podemos evitar, e o Espírito Santo nos diz isso todos os dias.

Vivamos como filhos no dia de hoje. Somos mais que vencedores pela virtude d’Aquele que nos amou! Quero pedir ao Espírito Santo que nos visite, neste dia, e Lhe agradecer por todo carinho e companhia que Ele nos oferece. Como é bom saber que podemos contar com Seus conselhos e caminhar com o Senhor, Pai! Nessa certeza, quero terminar com as palavras de Santo Ambrósio: “Não mais escravos, mas filhos. Ó homem, não ousavas levantar teu rosto ao céu, baixavas os olhos para a terra e, de repente, recebeste a graça de Cristo. Todos teus pecados te foram perdoados. De servo mau te tornaste um bom filho. Levanta, pois, os olhos para o Pai que te resgatou por Seu filho e dize: ‘Pai Nosso’. Mas não exija nenhum privilégio, somente de Cristo Ele é Pai de modo especial. Para nós é um Pai incomum, porque gerou somente a Ele, a Cristo. A nós, Ele nos criou. Dize, portanto, também tu pela graça, Pai Nosso, a fim de mereceres ser Teu filho.”

Proclame agora: “Eu tenho um Pai que me ama e caminha comigo. Éramos escravos, mas nos tornamos bons filhos pela Sua graça”. Peço que acolha, em Seus braços, todos aqueles que sofrem. Que essas pessoas possam ver que a caminhada ao Seu lado é doce, Senhor. Entre, Espírito Santo, em cada casa e leve o amor do Pai a todos os que sofrem. Atenda, Senhor, as súplicas dos Seus filhos. Que todos possam escolher não mais caminhar na solidão. Obrigado, Pai, pelo Seu amor.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.