Sorrindo pra Vida - 24/03/2010

Liderar no amor!

Mensagem do diácono Paulo Lourenço no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 24 de março de 2010.

Ouça este momento de partilha e oração

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Romanos 13,1-8..

Diácono Paulo Lourenço
Foto: Wesley Almeida

Na nossa vida teremos sempre de nos submeter a outras pessoas que serão nossas autoridades. Em outros momentos, nós seremos autoridade para outras pessoas e teremos a responsabilidade de cuidar delas. Na verdade, precisamos separar isso um pouco, porque o mundo prega o poder que oprime, e isso não é autoridade, é autoritarismo.

O líder é aquele que está no meio das pessoas para formá-las, para que exista alguém à frente dos trabalhos e das necessidades em vista da missão.

Como eu sou como líder? É preciso que a pessoa seja o mais importante de tudo, é preciso colocar o respeito, o amor e carinho pelas pessoas com quem trabalhamos. Por outro lado, é preciso ter bem claro que nós devemos ser submissos às nossas autoridades. Ou nos submetemos ou nos tornamos os revoltados, porque não temos o coração capaz de se submeter a elas [autoridades].

Jesus nos fala: “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!” (Mt 5,5). Tenho um coração manso ou um coração murmurador? É preciso ter mansidão e permanecer submisso às minhas autoridades, acreditando que foi Deus quem as constituiu [autoridade] sobre mim.

Eu tenho tido um coração manso ou revoltado e murmurador? Porque a murmuração passa pela boca, mas nasce no coração. Quando reclamamos de tudo e nada está bom, queremos mudar o mundo, mas não queremos mudar a nós mesmos.

Deus nos diz que devemos obedecer e fazer o bem. Dom Bosco dizia: “Faça poucas coisas, mas as faça bem”. Faça-as sabendo que você as está fazendo para Deus.

A Palavra de Deus nos dá equilíbrio e a dívida que tenho à minha autoridade é a submissão, e se sou autoridade vale o amor com que trato o outro. É preciso aprender com Jesus a ter um coração manso e humilde e é preciso liderar com amor. Por outro lado, se somos autoridades, é preciso aprender que o respeito à pessoa humana é maior que os projetos; a pessoa é mais importante do que o serviço que ela realiza.

Você pode dizer o que você quiser, mas faça-o com educação e com carinho, porque as pessoas merecem respeito. Eu posso dizer que não concordo, que tenho uma opinião diferente como autoridade, porque estou vendo além, mas o que fica é a forma de ser autoridade, a forma de acolher a pessoa e mostrar a ela que existem vários caminhos e como autoridade escolhemos este caminho. Ninguém deve se sentir diminuído, tampouco passar a vida reclamando.

O homem que experimenta em sua vida a Palavra de Deus tem o equilíbrio de viver o que está escrito nesta passagem bíblica: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco” (Rm 13,8). É preciso aprender de Jesus a ter um coração manso e a submeter-se e aprender o amor com que devemos tratar as pessoas a quem lideramos.

Diácono Paulo Lourenço
Membro da Comunidade de Aliança da Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

Blog do Eto

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Revista Canção Nova de Março de 2010