SORRINDO PRA VIDA - 04/12/2014

Libertos de todo o fardo

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 4 de dezembro de 2014.

 

A Palavra meditada hoje está em São Mateus 11,28-30:
“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

04122014

“Quando entregamos nossos caminhos para Deus, Ele nos conduz pelos  Seus caminhos” – afirma Márcio

 

“Vinde a mim”, este é o convite do Senhor para irmos ao Seu encontro. Diante do cansaço e do desânimo pelas situações de vida que passamos, precisamos ir ao encontro de Cristo.

Cada pessoa tem o seu fardo. Para alguns é uma doença, para outros uma perda ou saudade, e tantos outros que pesam sobre nós. O Senhor nos promete o alívio de nossos fardos, mas para que isso aconteça é preciso confiar n’Ele.

O Senhor nos pede que peguemos o Seu fardo, para que Ele nos ajude a carregar o nosso fardo. O fardo do Senhor é leve. Quando não aguentamos, Cristo carrega conosco todo jugo que nos pesa. O que tem tirado a nossa paz interior? Conte para Jesus, fale com o Pai das Misericórdias. Entreguemos diante de Cristo os pesos do nosso coração.

O peso do coração vem de duas formas: pela divisão e pela angústia. O coração dividido pela dúvida de – “estou fazendo o certo ou errado?”, “devo perdoar ou não?” ou “é preciso ir por este caminho ou não?”– paralisa nosso coração. A angústia vem pelo medo das consequências de nossas decisões. Na hora de decidir, o medo penetra nosso coração e travamos as inspirações de Deus. Com o Senhor há uma garantia do futuro, porém nem sempre conseguimos ver o futuro, mas é preciso confiar.

Há momentos em que, ao olharmos os caminhos para os quais Deus nos chama, temos a impressão de que não é algo muito promissor, porém, precisamos confiar n’Ele. O espírito deste mundo vive sobrecarregado sobre o fardo das angústias e da divisão. Quantas pessoas se sentem perdidas por este motivo! Quantos não sabem o que fazer com sua vida por serem guiadas por aquilo que é fácil! Pode ser que o tempo passe e a sensação de não ter feito nada fique dentro de nós.

O medo do futuro nos trava. Então, coloquemos nossa vida atormentada nas mãos de Deus. Ele não tira nada de nós; pelo contrário, só acrescenta algo em nossa vida. Todas as decisões que temos de tomar, coloquemos diante de Jesus Cristo.

O Senhor não tira de nós a responsabilidade, mas o medo nos impede de andar para frente. Deus nos liberta de todas as nossas preocupações. Preocupado é aquele que se ocupa daquilo que não deve. Em contrapartida, responsável é aquele capaz de dar uma resposta decisiva.

Entreguemos os fardos, o nosso coração e os nossos caminhos para o Senhor. Quando assim fazemos, Ele nos conduz pelos caminhos d’Ele. Quem tem fé não entra em coisas duvidosas.

A confiança meramente humana é frustrada e constantemente ferida pela ingratidão. Por mais estranhos e arriscados que pareçam ser os caminhos de Deus, não retiremos das mãos d’Ele o controle da nossa vida. Confiemos em Deus!

Será que estamos prontos para colocar nossos caminhos, vontades e escolhas para que Deus separe o joio do trigo? Entreguemos nossos fardos diante de Cristo e estejamos dispostos a seguir os caminhos que Ele quer nos conduzir.

 Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova 

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva