Sorrindo pra vida - 02/05/2011

Justiça, fonte de vida

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 2 de maio de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Sabedoria 1, 1-11 .

“A maneira que Deus nos criou para o amor torna-nos exclusivos”, ensina Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/CN

1.Amai a justiça, vós que governais a terra; pensai corretamente sobre o Senhor e com integridade de coração procurai-o.

2.Ele se deixa encontrar pelos que não o põem à prova, e se manifesta aos que nele confiam.

3.Pois os pensamentos perversos afastam de Deus, e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos.

4.A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito aos pecados.

5.O santo Espírito da instrução foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a iniqüidade.

6.Com efeito, a Sabedoria é um espírito que ama o ser humano mas não deixa impune quem blasfema com seus próprios lábios. Pois Deus é testemunha dos sentimentos dessa pessoa, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua.

7.Sim, o Espírito do Senhor enche toda a terra e, abrangendo tudo, tem conhecimento de cada som.

8.Por isso, quem fala coisas iníquas não pode ficar oculto e a justiça vingadora não o deixará passar.

9.Haverá investigação sobre os planos do ímpio: o som de suas palavras chegará até o Senhor para castigo de seus crimes.

10.Pois um ouvido atento escuta tudo, e nem o resmungo das murmurações lhe escapa.

11.Acautelai-vos, pois, contra a murmuração inútil, e da maledicência preservai a língua. Não há palavra oculta que caia no vazio e a boca mentirosa mata a alma.

Quando olhamos esta passagem bíblica, vemos o peso que é dado às palavras e nos questionamos: Por que isso, meu Deus? O que o Espírito Santo quer nos revelar? O Espírito Santo quer de nós santidade, pois as palavras mostram do que está cheio o nosso coração. A boca obedece ao que está em nosso coração.

Quando estamos diante de alguém é preciso estarmos atentos ao que está em nosso interior. Até quando somos “somente” referência com aqueles com que vivemos. Tomar uma decisão requer muito de nós, uma escolha errada faz toda a diferença. Uma escolha muda toda uma vida. Peçamos o Espírito de sabedoria e santidade para não fazermos escolhas erradas.

Se você quer tomar decisões acertadas, com integridade de coração, busque a Deus. A felicidade é feita de escolhas e quando não temos critérios para escolher, nos tornamos infelizes. Por que sofremos quando escolhemos algo? Porque toda escolha requer uma renúncia. Se não temos segurança que estamos escolhendo bem, sofremos.

A maneira que Deus nos criou para o amor torna-nos exclusivos. O ser humano só é feliz se é por inteiro de uma pessoa. E a escolha é acertada quando discernimos em Deus com afinco e integridade.

O que é um coração íntegro? Quando você busca a Deus com o coração inteiro, sincero, com confiança, sem testar a Deus. Se nós não aceitamos desconfiança por parte dos outros, por que vamos nos manifestar assim com Deus? O Senhor não se dobra diante da nossa perversidade. “O Santo Espírito da instrução foge da astúcia”.

Toda pessoa que trama o mal está longe da sabedoria, toda maldade volta a nós mesmos, não há inteligência em atitudes más. Não soltemos as rédeas de nossa vida, pois podemos perdê-las por poucos minutos. Deus nunca vai assinar embaixo do documento que você escreveu para a sua destruição.

Como você quer que a sua vida seja conduzida? Pelo Espírito da sabedoria ou pelo espirito da maledicência e da mentira? Quando você tirar o mal de sua boca, o tirará também do seu coração.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista à primeira parte do programa:

.:

Confira o restante do programa no Youtube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone