SORRINDO PRA VIDA - 24/12/2014

Jesus é o presente que o Pai das Misericórdias dá ao mundo

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 24 de dezembro de 2014.

Ouça o “Sorrindo pra Vida”

A Palavra meditada hoje está em São João 3,16-21

Jesus é o presente que o Pai das Misericórdias dá ao mundo

Márcio Mendes durante o “Sorrindo pra Vida” – Foto: Arquivo cancaonova.com

De fato, Deus amou tanto o mundo que nos deu Seu Filho para nos salvar. E quem é que está neste mundo? Você e eu, os nossos entes queridos, aqueles que vieram fazer parte das nossas famílias e também aqueles que ainda não nasceram. Deus tanto nos ama que Ele, neste Natal, é o primeiro a nos dar o presente: o Seu Filho único. Mas de onde vem esta tradição cristã de dar presentes no Natal? Jesus é o presente que o Pai das Misericórdias dá para este mundo. Jesus é o Filho de Deus Pai que, pela fé, não nos deixa perecer nem cair em perdição. Deus enviou Seu Filho ao mundo não para o condenar, mas para que sejamos salvos por Ele.

Deus Pai não somente mandou Jesus para solucionar os nossos problemas e romper os grilhões do pecado, como também para nos trazer a vida em abundância e a paz. Hoje é um dia de paz! Deus quer que você tenha paz no coração e a comunique a todos com quem você encontrar.

Muitas famílias se encontram com o coração triste, porque vão se reunir com várias pessoas da família no Natal e não sabem como vai ser. Eu lhe digo que vai ser um momento de paz, porque Jesus veio para nos trazer a reconciliação, para consertar aquilo que estava estragado e trazer uma renovada esperança de paz, alegria e comunhão dentro de casa. Jesus é a presença do Pai entre os pecadores, para que, onde superabundou o pecado, superabunde o amor de Deus.

Se Deus nos deu a paz, nós precisamos deixar os outros em paz. O seu testemunho contagia as pessoas da sua casa e da sua família. Onde o pecado teve mais força foi ali que Deus derramou profusa e abundantemente o Seu amor misericordioso.

Fazer o bem requer sacrifícios. O amor requer sacrifícios, quem ama faz sacrifícios. Ao vir ao mundo Jesus sofreu, se humilhou e chorou. Por essa razão, quando Cristo olha para você, Ele sabe por tudo o que você está passando. Você quer saber para que vida Deus nos fez? Olhe para a vida de Jesus. Ele se despojou e se sacrificou por nos amar. Há pessoas que se sentem desconfortáveis dentro do próprio coração; assim como existem pessoas que não estão em paz com Deus.

Muitos não compreendem as perdas; não aceitam que os seus entes queridos tenham de partir. E ficam até questionando a Deus: “Por que Deus levou esta pessoa se nós somos tão queridos?”. Muitas, por terem o coração cheio de mágoas e pecado, ficam se condenando e sentindo que Deus as está condenando. Foi para o salvar que Jesus veio. Ele veio para trazer a paz aos nossos corações. O Senhor quer promover a paz entre nós. O Evangelho narra a história de uma mulher adúltera, que, ao ser colocada aos pés do Senhor Jesus, foi perdoada por Ele. O Senhor não a condenou porque teve misericórdia dela e acreditou nela, mesmo ela não tendo crédito diante dos homens.

Para Jesus tudo tem remédio e não importa o tamanho do pecado que você tenha cometido. O Senhor não só remedeia a nossa vida, como também, se quiser, Ele nem faz menção do nosso passado; Ele não olha para o passado, mas para o futuro. Ele diz para a mulher: “Ninguém te condenou, eu não te condeno mais. Vai em paz, e não peques mais!”. Cristo não foi especular “a lata de lixo” dela.

O Papa Francisco disse: “Natal é uma bela oportunidade para lavar a alma”. Jesus não condenou esta mulher do Evangelho e Ele também não condena você! Você não gostaria que esta passagem bíblica fosse para você? Saiba que hoje o Senhor a direciona a você. Há um outro exemplo na Sagrada Escritura que narra a história de Zaqueu. E a Palavra de Deus não diz nada sem um sentido. A Bíblia diz que ele [Zaqueu] era um homem de baixa estatura, que havia gastado a vida prejudicando as pessoas e que, ao se converter, disse que pagaria quatro vezes mais às pessoas que ele havia fraudado. Quando Zaqueu subiu na árvore ele deixou de lado o seu orgulho e Jesus, ao passar por ele, o viu e lhe disse que iria à casa dele. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa tudo muda. A segurança que colocamos nos bens deste mundo passa. Zaqueu colocou toda a sua segurança em Jesus.

Ao chegar o Natal muita gente sofre por não receber presentes ou por não poder dá-los. Mas eu lhe digo que a alegria do Natal não está nisso. Não é um presente material que vai trazer-lhe alegria, mas sim o amor com que você presenteia os demais. O maior presente que você pode dar a um filho seu é o presente de ser de Deus. Assim como aconteceu com Zaqueu, que, depois de encontrar Jesus, foi liberto da cobiça e passou a viver em justiça e em paz com todos.

Jesus fica ao lado de um ladrão ao ser posto na cruz. Como assassino e ladrão este homem era condenado à morte na cruz. No entanto, mesmo sendo inocente, Jesus foi para a cruz por causa do nossos pecados. E aquele homem, que estava do lado d’Ele, nem o açoite e a prisão bastavam para ele, por isso ele foi condenado a essa morte ao lado de Jesus. Ele mesmo se condenava. Quando o outro ladrão do outro lado da cruz começou a fazer chacota com Jesus, “o ladrão bom”, como ele ficou conhecido, disse: “Nós merecemos estar aqui, mas Ele não!”. Este homem já estava convencido de que não havia mais esperança para ele, mas mesmo assim ele recorreu a Jesus: “Senhor, quando estiverdes entrado no Teu Reino, lembra-te de mim!”. O Senhor Jesus lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Cristo abriu novamente a porta da salvação para aquele ladrão.

Se neste ano, que está se encerrando, muitas portas foram fechadas para você, Jesus está abrindo a porta de uma nova vida para você, a qual, com a graça de Deus, vai ser totalmente diferente. Jesus deu uma vida nova àquele homem que estava prestes a morrer. Para Jesus nem tudo está acabado! A vida não termina com a morte, o ladrão encontrou a reconciliação com Deus e a vida novamente por intermédio de Jesus.

Você está em paz com Deus? Porque este mundo está reconciliado com Deus. Neste Natal ninguém ficará sem “presente” se você abrir as portas para Jesus. Aquele que perdoou a pecadora, redimiu Zaqueu e salvou o ladrão pode devolver a vida e dar paz a você.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.