Sorrindo pra vida - 20/02/2013

Hoje é o dia da graça de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em II Coríntios 6, 1-2:
“Visto que somos colaboradores de Deus, nós exortamos vocês para que não recebam a graça de Deus em vão. Pois Deus diz na Escritura: “Eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxílio.” é agora o momento favorável. É agora o dia da salvação.”

“Não receba a graça de Deus em vão”, orienta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Quando a Palavra diz que somos colaboradores de Deus, nós podemos pensar que colaborar com Ele é oferecer algo em favor do que o Senhor está fazendo por nós. Mas, o que entendemos por colaboração é muito limitado em vista do que a Palavra de Deus propõe.

Colaborar é laborar com alguém. No dicionário, labor significa trabalho, uma responsabilidade assumida. E não é um trabalho qualquer, é um trabalho difícil, pesado e que dura o dia todo.

Ser um colaborador de Deus é se entregar por inteiro e se empenhar para que a graça de Deus recaia sobre sua vida. É um trabalho comprometido e até sacrificante para estar com Ele até o fim.

Quantos trabalhos não causam sofrimento, não é? Quantas vezes nós padecemos pela paciência, humilhação, incompreensão, por ter que abafar em nós uma revolta e desfazer situações que nos levariam à discórdia. Muitas vezes, tomar uma atitude é mais fácil do que padecer para não estragarmos as obras de Deus.

Se você não atrapalha, já é uma grande coisa. Quem colabora com Deus não compactua com o mal e você é um desses colaboradores.

Então, nessa qualidade, o Espírito Santo nos exorta para não recebermos a graça de Deus em vão. Essa graça está sendo dada a nós para a nossa salvação, então não podemos recebê-la de forma vazia.

O que Deus nos dá como graça é o que mais precisamos nesse momento, Ele não nos dá graças inúteis, para o futuro, é para o agora. A providência do Senhor é para hoje.

Deus diz a você nesse momento que o Espírito Santo repousa sobre seu coração com tudo o que você precisa, então esteja preparado para não receber essa graça em vão, confie no que Ele diz.

Uma das formas de não tomar a graça de Deus em vão é pela oração. Basta rezar para que Deus lhe oriente, dê forças, coragem e sabedoria. Quando você menos esperar, já estará cooperando com a graça que Ele lhe deu.

O momento favorável é agora, o Senhor está lhe escutando e pode lhe salvar hoje. Por que não mudar imediatamente? Quando a Palavra diz “salvar”, quer dizer que ela vai lhe curar, libertar e salvar de todo mal. Você diz sim a Ele e nem terminada sua oração, o Espírito Santo já expulsou o maligno da sua casa e da sua vida e depois, Ele vai libertando-o dia a dia.

Deus precisa da nossa colaboração para que, aos poucos, Ele realize uma libertação mais profunda em nós. Essa transformação não acontece de uma vez só. Pouco a pouco nós vamos abandonando as paralisias do homem velho, se nós não aguentarmos essas “perdas”, Deus nos respeita e nos liberta vagarosamente, dia após dia. E se nos sentirmos feridos, Ele cuida de nós.

As podas que Deus faz nas nossas vidas podem gerar certas feridas, mas necessárias para tirar de nós aquilo que poderia nos matar.

Se o processo de transformação que Ele tem feito está sendo dolorido, entenda que o Senhor lhe fere para sua salvação, mas fique em paz, porque Ele cura sua ferida e pede que você não tenha medo porque no momento favorável Ele o viu e no dia da salvação ele o socorreu. Não tenha medo, o momento favorável é agora.

Não receba a graça de Deus em vão. O que vai lhe dar graça, sabedoria, paz, amor e uma vida melhor é um profundo conhecimento de Deus. Quando o Senhor lhe dá um favor, é a Si mesmo que Ele oferece. Então, para se sentir feliz, você tem que estar perto de Deus e ser íntimo d’Ele. E é por meio da oração que você se une ao Senhor e se aproxima de Jesus. Quando isso acontece, a vida melhora e você descobre que tudo o que você precisava, já lhe foi dado.

A vida melhora, porque você melhora. E se você melhora, automaticamente começa a enxergar o mundo com outros olhos. Ainda que você veja coisas ruins, vai conseguir enxergar coisas boas e vai ver que esse mundo é de Deus, não do maligno.

Agora, se a sua maneira de ver a vida está estragada, você verá tudo com desgosto. Quando o coração está estragado, tudo em volta se torna ruim e amargo.

É uma coisa do coração, e para mudar, diz a Escritura que é preciso colaborar. Se você quer que o dia da graça seja hoje, faça um esforço pela sua fé. Só depende de você.

A graça de Deus está acontecendo, no dia em que você disse sim ao Senhor, Ele lhe salvou e, com a sua cooperação, as coisas vão acontecendo. A transformação é lenta, tenha paciência e colabore, deixe que Deus cuide dos resultados e fique em paz, porque o que Ele tem para você é muito mais do que você imagina. Hoje é o dia da salvação e da mudança, porque hoje é o dia da graça de Deus, amém.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.