Sorrindo pra vida - 03/02/2014

Feliz de quem encontra sua força na Palavra de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 15,1-7; 13.

“Consolar é acolher a pessoa que está sofrendo do mesmo jeito que Jesus nos recebeu no dia do nosso sofrimento”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Nós, que somos os fortes, devemos suportar a fraqueza dos fracos.” Nesta Palavra, forte não é quem tem mais força física, não é quem tem mais recursos materiais ou financeiros; forte é aquele que passa pela tribulação sem perder a alegria.

O forte, na Palavra de Deus, é aquele que passa pela dificuldade sem se deixar abater pela tristeza, é aquele que ama mais. Os mais fortes são os mais amorosos. Então, nós, que amamos mais, temos a missão de dar suporte às pessoas que estão fracas. Suportar não é apenas tolerar, mas dar suporte material, emocional e espiritual para que essas pessoas sejam seres humanos plenos e não se desesperem diante das suas tristezas. E a Palavra nos diz que não devemos buscar apenas aquilo que nos agrada, mas fazer o que agrada ao próximo para o bem dele, visando a edificação dele. Não é só amar e fazer o bem, mas amar com ternura e afeição, é agradar.

Você, que é de Deus, procure agradar a quem vive ou convive com você, não para influenciar a pessoa, mas a agradar para o bem, conquistá-la para Jesus e tirar o desespero do coração dela.

Como é bom estar ao lado de quem você quer bem! Como é bom conviver com gente de bem! E como é evangelizador tornar-se agradável para testemunhar, na vida de alguém, que ela pode também encontrar prazer e felicidade ao lado de uma boa pessoa.

Será que, hoje, você não é essa pessoa forte que precisa suportar a fraqueza de alguém? Talvez, Deus tenha chamado você a ser alguém assim na vida do próximo. Fique tranquilo, o Espírito Santo vai ajudá-lo a lembrar quem é a pessoa que precisa de você.

Ajudar concretamente o próximo, à custa do que nos é agradável, significa amar e ser de Deus. E quem se desagrada para agradar aos outros recebe do Senhor uma multidão de amigos.

Tudo o que está na Palavra sobre as pessoas que não fizeram somente o que lhes agradava, mas, primeiro, o que agradava a Deus e aos outros, foi escrito para nossa instrução, para que sejamos pessoas firmes na esperança. Você pode se perguntar: “Se eu agradar ao próximo e fizer o bem a ele, quem vai fazer o bem para mim?” Eu lhe digo: nós nos consolamos com o mesmo consolo que recebemos de Deus, com a força da Sua Palavra. Quando o Senhor nos consola, é pela força do Espírito Santo que Ele o faz; e essa é a mesma força com que consolamos os outros.

Então, somos chamados a consolar o próximo não com palavras vazias, mas por meio da Palavra de Deus. Ouvindo-a e experimentando-a, no coração, vamos levá-la a quem precisa dela. É por isso que, constantemente, pessoas que estão no leito de um hospital se levantam depois de uma Palavra que escutaram, porque esta, quando inspirada, tem o poder de erguer as pessoas das doenças, das tristezas, das fraquezas e até da morte.

O consolo do Senhor é o amor d’Ele derramado em nós pelo Espírito Santo. E consolo é o nome que o amor recebe na hora do sofrimento. Consolar é acolher a pessoa que está sofrendo do mesmo jeito que Jesus nos recebeu no dia do nosso sofrimento. Hoje, é dia de você acolher alguém, do mesmo jeito que Deus o acolhe, dizendo: “Eu estou do seu lado, e você levantarᔠ.

“Que o Deus da perseverança e da consolação conceda que vocês tenham os mesmos sentimentos uns com os outros, a exemplo de Jesus Cristo. E, assim, juntos e a uma só voz, deem glória ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolham-se uns aos outros como Cristo os acolheu para a glória de Deus.”

Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus. Este é o consolo da Sagrada Escritura para você neste dia. Feliz de você que encontra, na Palavra do Pai, sua força e esperança, pois você encontrou a coisa mais importante da sua vida, que é capaz de o fazer feliz e o manter assim, a se deixar consolar e a oferecer consolo.

Senhor, nós Te pedimos, dá-nos o consolo divino, dá-nos a força necessária que nos faz rasgar o sofrimento e passar por ele. “Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que transbordem de esperança pela força do Espírito Santo.” Amém.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.