Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na
Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.
A Palavra meditada, hoje, está em São Tiago 1,12-18.

Feliz de você que suporta a provação, porque, uma vez provado e aprovado, receberá a coroa da vida que Deus prometeu àqueles que O amam.
Quem não reage, diante da provação, não clama a ajuda do Espírito Santo e se entrega à tentação; é engolido. Mas aquele que suporta a provação é feliz e recebe de Deus o amor e a vida eterna que Ele prometeu aos que O amassem.
Existem duas maneiras de amar a Deus. A maneira ativa, quando você quer fazer coisas por Ele; e a forma passiva, abrindo o coração para o amor d’Ele. Esse é o principal amor que o Senhor quer de você, que se abra ao amor para receber dEle a vida.
Acolher o amor é amar. É como um filho que lhe traz um presente e você não o quer aceitar, mas aceita, porque precisa se deixar amar por ele. Isso é demonstrar de amor, é abrir-se para receber o amor que ele tem para lhe dar. O mesmo acontece com o Senhor. Amá-Lo é acolher o Seu amor, o bem que Ele quer para sua vida e o que Ele faz para você ser feliz.
Quem ama se deixa corrigir e acolhe gestos de carinho, aceita receber a ajuda do Senhor e ser guiado por Seu Espírito. Mas para ser guiado você precisa entender a linguagem do Espírito Santo, uma linguagem espiritual que só se aprende sendo íntimo de Deus em amor e oração.
Como aprender essa linguagem espiritual? Muitas vezes, mortificando-se diante das tentações que chegam a você, pois, assim como Deus fala ao seu coração, as tentações também falam por meio das paixões e dos impulsos. Se você não se fortalecer no Espírito, será induzido por todas as tentações.
Amar é deixar-se guiar pelo Espírito Santo. Quando você faz isso, quem manda na sua vida é Deus. Você deixa sua própria vontade de lado para fazer a vontade dEle. Quando um pensamento vier para fazer você participar de algo ruim ou de um pecado, por exemplo, no seu coração, você vai se determinar a não fazer. Isso é mortificar a vontade da carne para fazer a vontade do Senhor, e Ele diz que quem faz isso é feliz. Então, diante dos apelos da carne, não diga, ao ser tentado, que é Deus quem faz isso com você. Ele não tenta ninguém, Ele é Pai e não quer que ninguém siga por um caminho de morte.
Pelo contrário, o Senhor coroa, com a vida eterna, todas as pessoas que vencem uma tentação. Mas para as vencer é preciso lutar, a cada dia, pois a vida na Terra é um eterno recomeçar.
Até chegar ao Céu, nossa vida é uma luta contra o mundo e contra nós mesmos; e só vence quem lutar.
A Palavra diz: Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; a seguir, o desejo concebe e dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
A tentação trava um diálogo com cada um de nós. Primeiro, ela é concebida no coração e nos pensamentos. Em seguida, vira um desejo; logo, vem à tona. Depois que vira uma atitude, ela amadurece e traz consequências que se desdobram, gerando a morte.
A coroa do pecado é a morte, mas de Deus vem todo dom precioso e toda dádiva perfeita. E Ele dá todas essas coisas a quem Ele ama e aos que O amam. Por Sua própria iniciativa, Ele nos gerou por meio da Palavra da verdade, para que nos tornássemos as primeiras dentre as suas criaturas.
Todo bem que Deus faz a quem suporta a provação, Ele faz por amor. Ele o gerou por vontade própria, por meio da Sua Palavra. Quem a ouve renasce e recomeça sua vida com mais empenho e entusiasmo.
Hoje, Deus quer lhe dar o Seu dom precioso. Ele não busca o que você tem para dar, mas sim o seu coração. O primeiro passo para amá-Lo é abrir o coração para receber o que Ele tem a lhe dar.
Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova.
Transcrição e adaptação: Débora Ferreira
Assista a uma parte do programa:
LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA
Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular
Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’
Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.