Sorrindo pra Vida - 08/03/2010

Feitos para amar de verdade

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 8 de março de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em Cântico dos Cânticos 8,5-7.

Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida

Uma pessoa não se apoia na outra sozinha. Quem faz da mulher o seu “ser mulher”? O homem. E quem faz do homem o seu “ser homem”? A mulher. Um complementa o outro.

Todas as vezes em que uma mulher entra na vida de um homem, como um dom de Deus, ela faz com que ele cresça como pessoa.

Na Bíblia a palavra “deserto” tem dois sentidos: um sentido é o do perigo. Havia um tempo certo, um caminho certo para atravessá-lo, do contrário, quem o atravessava poderia se perder e não encontrar água. Outro sentido do deserto é que ele é o lugar da presença de Deus. E neste sentido, quando “entramos no deserto” o Senhor vai tirando tudo o que é supérfluo em nossa vida. O deserto é o lugar do encontro do homem com Deus. É o lugar da intimidade com Deus.

Mas para esse encontro com Deus no deserto, o Senhor nos deu uma ajuda adequada: a presença feminina em nossa vida. Perde-se muito sem esta presença em nossa vida.

Na Canção Nova vivemos esta riqueza do masculino e do feminino em sadia convivência. É uma graça poder experimentar os dons, os talentos próprios da mulher os quais completam o homem. E assim também em relação ao homem para com a mulher.

Todo amor que começa tem início em uma família. Por isso é muito triste quando alguém foge com outra pessoa para começar uma nova família. É como arrancar as “raízes” dessa pessoa, pois nessa fuga a pessoa acaba sendo desvinculada de sua família.

Todo amor verdadeiro passa pelo sofrimento e pela alegria. O amor entre um homem e uma mulher é como um fogo de Deus. Quando um ama de verdade ao outro não há tribulação que apague esse amor. No casamento o Senhor pega este amor humano e o torna um amor divino. Casamento não é um consórcio, mas é coisa de Deus. O amor não se compra. Não podemos comprar uma pessoa. Podemos até nos enganar achando que as compramos… Mas não conseguimos nada além de desprezo, porque amor não se compra, amor se conquista!

Num passado não muito distante, os casamentos eram arranjados. E se dizia: “O amor é algo que vem com o tempo”. E, muitas vezes, a família arrumava aquela pessoa para se casar com seu filho ou sua filha por causa dos bens materiais que ela possuía. Isso é tentar comprar o amor.

Existem muitas mulheres que não carregam apenas o homem ao seu lado, mas a casa inteira. Por isso é justo no dia de hoje celebrar o Dia Internacional da Mulher. O próprio Jesus reconheceu o valor da mulher. O amor que vale a pena é o amor que se gasta pelo outro. E é isso o que temos visto em tantas mulheres pelo mundo inteiro. Não fomos feitos para amar de aparência, fomos feitos para amar de verdade. Amar é servir e Deus se esvaziou para servir. E quantas mulheres se esvaziam por causa de seus maridos e de sua família.

Que neste dia Deus abençoe de forma especial a todas as mulheres!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: É possível amizade desinteressada entre um homem e uma mulher?

.: Saiba mais sobre o Sacramento da Confissão

.: A Penitência da Quaresma

.: Conheça o significado da Quaresma

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Março de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes