Sorrindo pra Vida - 22/09/2014

Façamos tudo para a glória de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em Colossenses 3,12-17:
“Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, vesti-vos com sentimentos de compaixão, com bondade, humildade, mansidão, paciência; suportai-vos uns aos outros e, se um tiver motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente. Como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós. Sobretudo, revesti-vos do amor, que une a todos na perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos. Que a palavra de Cristo habite em vós com abundância. Com toda a sabedoria, instruí-vos e aconselhai-vos uns aos outros. Movidos pela graça, cantai a Deus, em vossos corações, com salmos, hinos e cânticos inspirados pelo Espírito. E tudo o que disserdes ou fizerdes, que seja sempre no nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus Pai”.

“Conformar-se é aceitar tudo como vontade de Deus. No entanto, muitas situações são consequência de nossas más escolhas e não dá vontade do Senhor. Ser grato a Deus não é se conformar com tudo”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de Deus nos diz que somos escolhidos por Ele e nos exorta a nos vestirmos com sentimentos de compaixão. Nosso coração precisa ser vestido com sentimentos de bondade, mansidão e alegria. Peçamos ao Senhor a graça de sermos revestidos de paciência e amabilidade.

Quantos de nós, em razão dos muitos afazeres do dia a dia, vivemos totalmente sem paciência. Cobramos paciência das outras pessoas, no entanto, não agimos desse modo com ninguém. Nossos filhos dependem de nós para aprender tudo, inclusive coisas básicas, como tratar bem as pessoas e ser educados com elas. Se não pedirmos que o Espírito Santo revista nosso coração com paciência e consciência não vamos nos suportar uns aos outros.

Como é bom quando alguém nos dá suporte! Suportar não é somente aguentar as “chatices” do outro, mas dar-lhe apoio. Aquele que nos dá suporte nos faz crescer, desse modo, todos nós crescemos mutuamente, tanto nós como quem nos dá apoio e quem está ao nosso lado.

Quando aparecer algum motivo de queixa em sua vida, em vez de se queixar disso, perdoe. Devemos nos vestir de sentimentos de compaixão e nos revestir do amor, assim nosso coração ficará em paz. Uma vez que a paz reina em nossa vida sejamos agradecidos a Deus. A paz leva à gratidão e a gratidão move a paz.

Quem reza sempre terá o que agradecer ao Pai. Com a oração, conseguimos tudo o que necessitamos. O reinado de Deus é um reinado de paz. Que tudo que fizermos seja para glória de Deus Pai. Precisamos aprender a olhar a vida com gratidão.

Deus quer nos dar um coração agradecido. Ele coloca em nossa vida infinitas ocasiões para agradecermos. Ao analisarmos nossa vida veremos milhares de motivos para agradecer ao Senhor. Não confunda gratidão com conformismo. Conformar-se é aceitar tudo como vontade de Deus. No entanto, muitas situações são consequência de nossas más escolhas e não dá vontade do Senhor. Ser grato a Deus não é se conformar com tudo.

Muitas pessoas assumem uma fé equivocada. Elas são agradecidas por tudo o que lhes acontece, mas não prestam atenção na fé comunicada. A Palavra de Deus não nos manda estar contentes com tudo, mas sim estar contentes e louvar apesar de tudo. Não nos diz que estejamos contentes com o mal, mas sim que confiemos em Deus, porque Ele está junto de nós. Nem nos manda agradecer às coisas ruins que acontecem, mas sim que saibamos que Deus não nos desampara. Imaginemos perder um ente querido devido a algo trágico, não devemos rezar assim: “Obrigado, Senhor, por tirar essa pessoa que eu amo da minha vida”, mas sim: “Obrigado, Senhor, pelo tempo que essa pessoa passou ao meu lado. Apesar da dor, Te agradeço porque Sua presença me sustenta”. Desse modo, podemos perceber a diferença entre ser conformado e ser agradecido.

Muitos de nós temos vivido sem sentido. É o Espírito Santo quem dá sentido para nós. Deus trabalha em nosso coração para dar rumo às coisas que fazemos, porém, nos perdemos pela nossa cegueira espiritual. A nossa felicidade não se baseia na crença de que Deus permitirá que só nos aconteçam coisas boas, mas sim na certeza de que o Senhor sempre vai nos amparar nos momentos difíceis.

Tenhamos a certeza em nosso coração de que Deus Pai nos ampara independentemente do que nos acontecer. Tenhamos um coração grato a Ele porque não nos faltam amparo e força por sermos sustentados pelas mãos d’Ele. A felicidade é fruto da acolhida de Cristo. Quando perdemos a força para orar é o Espírito Santo quem ora em nós.

É preciso curar a tristeza com a ajuda das pequenas alegrias. Faça a experiência de procurar as pequenas alegrias para iluminar sua vida. Só sabemos o que é o amor quando o experimentamos. Um abraço, um bilhete carinhoso, um simples “Eu gosto muito de você!” são pequenas atitudes que fazem a diferença em nossa vida e na vida das pessoas a quem amamos.

Quantas vidas estão quebradas e em cacos por falta de amor. Apresente seus cacos para Deus, porque o Grande Artista transforma os cacos em obras de arte. Mesmo em meio ao sofrimento, sempre seremos capazes de encontrar algo para agradecer ao Senhor. A gratidão é a base para a nossa cura.

Peçamos ao Senhor a graça de agradecermos a Ele de todo o coração tanto nos momentos de dor, porque Ele está consoco, como nos de alegria. A felicidade não é a ausência de sofrimento, mas da certeza do amparo de um Deus que nos ama infinitamente.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva