Sorrindo pra vida - 07/10/2013

Faça tudo na presença de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 7 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiastes 2,24-26:
“Vejam: a felicidade do homem está em comer e beber, desfrutando o produto do seu trabalho. Contudo, percebo que também isso vem das mãos de Deus. De fato, quem pode comer e beber, sem que isso lhe venha de Deus? A quem lhe agrada, Deus concede sabedoria, conhecimento e alegria. Mas ao pecador Deus impõe a pena de ajuntar e acumular para quem agrada a Deus. Mas também isso é fugaz e uma corrida atrás do vento.”

“Só experimenta o verdadeiro prazer da vida, aquele que está unido ao Senhor”, afirma Márcio.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Nada é melhor do que comer, beber e desfrutar os frutos do seu trabalho ao lado de Deus. Longe do Senhor só há sofrimento, pois nada mata a fome que a pessoa tem, principalmente no seu interior.

A pessoa pode ter tudo: dinheiro, trabalho, saúde, pessoas queridas à sua volta, mas ela sempre sentirá a falta de algo a mais. É o que diz a Palavra: “Vejam: a felicidade do homem está em comer e beber, desfrutando o produto do seu trabalho. Contudo, percebo que também isso vem das mãos de Deus. De fato, quem pode comer e beber, sem que isso lhe venha de Deus?”

Afastado de Deus, ainda que você desfrute dos maiores prazeres da Terra, você não se sacia. É somente com o Senhor que você consegue saborear os frutos da sua vida e do seu trabalho e contemplá-los compartilhando com todos os que estão à sua volta.

Diz a Palavra que ao homem cabe fazer os planos, mas é de Deus que vem a execução. Você pode planejar toda sua vida, mas só o Senhor sabe como você receberá os frutos de tudo que você planejou e o quanto você experimentará.

Tocar nos frutos do nosso trabalho está nas mãos de Deus. Se nós nos encontramos distantes d’Ele, ainda que recebamos os frutos, não sentiremos o verdadeiro sabor que eles têm. Por isso, a Sagrada Escritura nos questiona: “Quem pode comer e beber, sem que isso lhe venha de Deus?” Da mesma forma, quem é que pode encontrar a paz, a verdadeira alegria e o verdadeiro amor separado do Senhor? Ninguém, sem Deus ninguém tem segurança.

Somente na presença de Deus Pai a pessoa consegue ter paz e gozar o que, com tanto suor, ela conquistou. Só experimenta o verdadeiro prazer da vida aquele que está unido ao Senhor. Por isso, não é raro você encontrar pessoas que têm tudo, mas que perderam o gosto pela vida. Isso acontece porque elas estão longe do Pai.

Com Deus, nós encontramos um equilíbrio que nos permite desfrutar de todas as coisas. Nós conquistamos o “ter”, mas para “usar” o que temos em nosso favor, somente pela graça do Pai.

Olhe o que a Palavra de Deus diz: “A quem lhe agrada, Deus concede sabedoria, conhecimento e alegria”. A pessoa que é boa e está na presença do Senhor, recebe d’Ele sabedoria, conhecimento e alegria.

A sabedoria vem antes do conhecimento, porque ela é uma feliz experiência que nos capacita a tirar o melhor da vida. Ela é um conhecimento aplicado e concedido por Deus e que nos causa alegria.

A sua comunhão com Deus Todo-poderoso e com o bem traz sabedoria e conhecimento, virtudes que lhe causam alegria. Contudo, a Palavra diz a quem está separado do Senhor: “Mas ao pecador Deus impõe a pena de ajuntar e acumular para quem agrada a Deus. Mas também isso é fugaz e uma corrida atrás do vento.”

Ao ser humano que decidir viver sem Deus haverá uma imposição: ele viverá sob a aflição de colher seus frutos e ajuntá-los, para depois deixar tudo o que valoriza a quem agradar a Deus.

Tudo o que a pessoa ajuntou a vida toda, sem Deus, vai esmagar o coração dela de aflição, porque ela sabe que o fruto do seu trabalho vai ficar “a Deus dará”. Mas, no coração do generoso isso já não vai doer, porque ele sabe que os frutos do seu trabalho vão chegar às mãos de quem precisa. Ele não vive em função do que pode conseguir e sabe que os frutos vêm de Deus. A nossa parte é semear. Quem faz crescer e dar os frutos é Deus.

Quando nos colocamos diante do Altíssimo, dia a dia, nos tornamos pessoas boas e conseguimos ver que tudo vem no momento certo. É junto do Senhor que a nossa vida se torna uma delícia e que podemos gozar das coisas boas sem nos apegar a elas.

Se soubermos desfrutar a vida, tivermos conhecimento e alegria para fazer bem o que é preciso, não precisaremos de mais nada, pois nos ensina a Palavra: “A felicidade do homem está em comer e beber, desfrutando o produto do seu trabalho. Contudo, percebo que também isso vem das mãos de Deus. De fato, quem pode comer e beber, sem que isso lhe venha de Deus?”

Nós Te pedimos, Senhor, a graça de entendermos que o nosso prazer está em estarmos juntos de Ti. Longe da Tua presença todo prazer é amargo, o medo nos consome e a vida não tem graça. Bendito seja o Teu Santo Nome, porque Contigo a vitória é certa e a nossa felicidade é sem limites. Conceda-nos a graça de vivermos nesta semana apegados somente a Ti.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.