Sorrindo pra vida - 14/02/2013

Faça sempre o bem!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Efésios 4,29-32:
“Que nenhuma palavra inconveniente saia da boca de vocês; ao contrário, se for necessário, digam boa palavra, que seja capaz de edificar e fazer o bem aos que ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade. Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.”

“O maior investimento que você pode fazer, na sua vida, é nos seus relacionamentos”, afirma Márcio.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Se nós queremos amar Deus, em especial nessa Quaresma, precisamos amar os nossos irmãos. São João nos diz que quem ama Deus, o qual não se pode ver, mas não ama o irmão a quem se pode ver, é mentiroso, pois o amor que temos pelo Senhor se manifesta no amor que oferecemos às pessoas.

Quem quer viver no amor tem de compreender o que diz a Palavra de hoje. “Que nenhuma palavra maliciosa saia da boca de vocês.” Aqui, a palavra maliciosa não é só aquela indecente ou sensual, mas a que carrega o mal em si.

Que da nossa boca não saiam palavras cheias de maldade, mas palavras boas, que fazem bem e edificam as pessoas; palavras que ajudam a construir o ser humano e melhoram a vida de quem não está bem.

O que deve desaparecer de nós é todo sentimento, gesto e palavra de amargura, ira, ofensa e ultraje, toda a maldade que entristece o coração das pessoas. Nós devemos ser bons, compreensivos e nos perdoar mutuamente, assim como Deus nos perdoa. É um investimento que nós fazemos no coração de nossos irmãos, pois, se um dia falharmos, eles vão entender que foi um deslize e não vão se decepcionar, pois saberão o tamanho do nosso amor, de tantas coisas boas que nós já fizemos por elas.

É preciso investir nos relacionamentos. Essa atitude é uma forma de dizer às pessoas que você confia, apóia e é presença na vida delas. Isso passa segurança e confiança ao coração delas; e se, por fraqueza, um dia você errar, a confiança acumulada será maior que a decepção e compensará erros futuros.

Quando a confiança é alta, a comunicação é eficaz. Quando você investe em uma pessoa e ela se sente amada, ela entende tudo o que você diz e não se arma contra você, porque ela sabe que você a ama. Agora, se você tiver o costume de mostrar falta de respeito, desatenção e desconsideração, o relacionamento um dia acaba.

A pior coisa que podemos fazer com uma pessoa é tirar o valor que ela tem. Agindo assim, esvaziamos o relacionamento e perdemos todo crédito que poderíamos ter. Se quisermos ter relacionamentos bons, duradouros, satisfatórios e felizes, precisamos investir nas pessoas.

Como é triste ver pessoas que vivem tensas, armadas contra os outros, porque não confiam neles. Deus colocou as pessoas ao nosso lado para que as construíssimos e elas também a nós, não para as ameaçarmos e ela a nós. Há uma diferença entre respeito e medo. No respeito existe amor, no medo não.

Como podemos acrescentar algo na vida do outro? Sendo carinhosos, gentis, preocupados e demonstrando amor. É escutando sem julgar, aceitando o outro e valorizando o que ele ama.

Deixe brotar da sua boca palavras que edificam e fazem o bem. Dê um elogio, uma palavra de apoio, um gesto de carinho. De tanto você investir, conseguirá conquistar novos relacionamentos, e até reconstruir os que tenham se estremecido.

Você quer fazer alguém gostar de você, então aprenda a compreendê-lo, ouça o que ele tem a lhe dizer, importe-se com o que é importante para ele. Você passa a gostar do que o outro gosta, porque valoriza o que ele valoriza.

Outra dica importante é prestar atenção nos detalhes, pois eles fazem a diferença. Pequenos gestos e gentilezas são muito importantes, são eles que demonstram o seu amor.

Em último, mas não menos importante, é saber que há uma coisa que solidifica um relacionamento e faz viver bem: honrar os compromissos. Seja honrado, cumpra com suas palavras. Quando você faz o bem, compreende e honra os seus compromissos, você tira toda amargura, ira, gritaria, ultraje e maldade da sua relação.

“Nesta manhã, quero pedir a Deus a bênção dessa Palavra sobre todos nós. “Senhor, dá-nos a graça de sermos bondosos e compassivos uns com os outros; de sermos bons na compreensão e nos detalhes. Que possamos honrar nossos compromissos, sendo gentis e interessados. Ser compassivo é compreender o que o outro passa e sentir na pele o que ele vive. Que possamos seguir o que a Palavra nos ensina, no dia de hoje, para podermos caminhar na paz e no amor.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.