Sorrindo pra vida - 10/05/2013

Faça o bem com humildade

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 10 de maio de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Filipenses 2,1-11.

“O caminho da felicidade é Jesus, é sentir e pensar como Ele”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Já que existe esse conforto que vem de Cristo e esse amor que nos consola em todos os momentos, façamos a nossa parte. Vamos fazer a alegria ser plena e completa. Deixemo-nos guiar pelo mesmo amor e pensamentos de Jesus.

Você já tem um conforto que vem de Deus, basta contar com ele. Você já tem um consolo no amor e uma comunhão no Espírito Santo, mas para a sua alegria ser completa, tenha dentro de si o mesmo pensar e o mesmo agir de Cristo.

A coisa mais importante para o ser humano é sentir-se amado. Você precisa ser amado para sentir-se feliz. Sem amor e carinho ninguém consegue viver.

Por vezes, as pessoas não vivem a experiência do amor, porque o coração não foi treinado para isso, pois é amando que se aprende a amar. Aprender a aceitar o amor também é amar. E a Palavra nos ensina que esse é um caminho de mão dupla, ou seja, devemos amar e nos deixar ser amados.

Se nós queremos ser completos por essa alegria, precisamos nos deixar guiar pelo amor. Esse é o propósito que nos guia para Deus e para a alegria completa.

A Palavra ainda diz: “Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo”. Se você vai fazer alguma coisa, não a faça por ambição. Se você quer ser amado e viver na comunhão, faça as coisas por amor, buscando sempre o bem do outro.

Não faça nada com o desejo de aparecer e de ser mais que o outro. Se for fazer algo em razão do amor e do bem, faça com humildade. E se você quer saber como ser humilde, a Palavra de hoje tem uma dica: considere os outros superiores a você.

Ninguém é superior a ninguém, somos irmãos e filhos de Deus, amados do mesmo jeito. Mas, na hora de lidar uns com os outros, para não cair em tentação de se sentir melhor, coloque-se por baixo. Se você quer ser amado e querido por todos, a Palavra está lhe dizendo que o caminho é considerar o outro mais importante. Busque primeiro o bem do próximo.

Esta é uma Palavra de sabedoria que nos ensina a cuidar não só das nossas coisas, mas também das coisas dos outros. Se fizermos isso, seremos queridos e amados. E quando precisarmos, teremos a certeza de que haverá uma mão estendida em nosso favor.

A Sagrada Escritura ensina uma vida na amizade. Ela é um manual de amizade com Deus, com você mesmo e com os outros. Com a Palavra, você aprende a ter, no coração, os sentimentos e os pensamentos de Jesus.

O caminho da felicidade é Jesus, é sentir e pensar como Ele. Cristo, na condição humana, sempre escolheu o bem das pessoas. Sendo Deus e Filho do Senhor, Ele humilhou-se. A consequência dessa humilhação foi a exaltação que o Pai lhe deu, o nome que está acima de todas as coisas.

Como foi que Deus Pai exaltou Jesus? Dando-Lhe uma efusão do Espírito Santo tão abundante que encheu toda face da Terra.

E, quando o Espírito Santo é derramado sobre nós, duas coisas ficam evidentes: a primeira é quando uma pessoa está cheia do Espírito Santo. Nela há um grande amor por Deus que se manifesta pelo louvor e ação de graças. “Ao nome de Jesus dobre-se todo joelho no Céu e na Terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor.”

A segunda coisa que acontece é o coração dessa pessoa se abrir com um grande amor pelos seus irmãos em busca desse mesmo amor. Quem é cheio do Espírito Santo ama e busca a unidade, colocando amor onde não existe. Como consequência, ela colhe amor.

Onde o Espírito Santo enche o coração de amor, todos ficam motivados, alegres e sempre encontram coisas boas.

Dependendo de com quem vamos, o nosso caminho não pesa. Se vamos com Deus, a nossa vida vai de bem a melhor. O caminho não é fácil e, muitas vezes, escolhemos não seguir com Ele. Mas nós só vamos melhorar esse mundo quando levarmos a presença do Senhor para as pessoas.

Não existe forma melhor de levar a presença de Deus do que com nosso testemunho, amando verdadeiramente, sem ambição, mas com humildade.

Para quem tem dúvida do que é o amor, faça apenas o que a Palavra diz: considere os outros superiores a você. Não cuide somente do que é seu, mas também das coisas deles. Faça isso e o Pai do Céu vai exaltar você. Faça isso movido pelo Espírito Santo para que Ele encha de amor e alegria o seu coração.

“Saibam ser atentos uns com os outros, percebam quando algum de vocês possa estar enfrentando um momento de dificuldade. Estejam dispostos a escutar e a estar próximos, a não cuidar só do que é seu, mas também do que é dos outros.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.