Sorrindo pra Vida - 01/06/2011

Faça de suas lágrimas oração

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 1º de junho de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Mateus 5, 1-12

“Precisamos entender que, à medida que reconhecemos nossos pecados, conhecemos a Deus”, indica Márcio Mendes
Foto:Arquivo/CN

Jesus, nessa passagem bíblica, fala como Mestre e nos ensina a pedagogia do céu. Vamos destrinchá-la.

“Felizes os pobres”. Existem pessoas tão pobres cuja única riqueza que têm é o dinheiro, vivem só para ele, não sabem compartilhar os bens que possuem. Por outro lado, encontramos pessoas muito generosas, compartilham seu sorriso, sua presença e marcam nossa vida pelo bem que nos fazem. Onde está a verdadeira riqueza? Pobre de espírito é quem está sempre aberto a aprender e a receber. Eis a grande riqueza!

Feliz quem tem o coração de pobre e todos os dias recorre ao Coração de Deus e busca n’Ele a luz para a caminhada.

“Felizes os que choram, porque serão consolados”. Estamos caminhando rumo ao Pentecostes e, de forma especial, nos voltamos para a Pessoa do Espírito Santo. Há uma forma muito antiga de rezar que é a oração em lágrimas, mas não é chorar de qualquer jeito. O choro tem a capacidade de aprofundar nossos sentimentos, mas não são lágrimas de raiva nem de rancor. Existe um choro que é dom de Deus, que vai além de uma expressão física, é um dom, as lágrimas vêm quando a palavra já não pode comunicar.

Quantas vezes, em oração, você chorou sem saber por que estava chorando? Suas lágrimas já eram oração, porque estas comunicam o que está em seu interior. Por que choramos na oração? Porque, nesse momento de intimidade com Deus, acontece um encontro nosso com o Senhor. Sob a luz de Deus Pai nós nos vemos como, de fato, somos.

Choramos diante de Deus, pois nossas misérias se encontram com a Misericórdia do Pai. Dom das lágrimas é uma libertação para o nosso coração. Por meio desse dom somos invadidos por uma paz imensa, as lágrimas lavam nosso coração, lavam nossa alma.

Precisamos entender que, à medida que reconhecemos nossos pecados, conhecemos a Deus. Precisamos reconhecê-los [pecados] e nos libertar deles. Temos dois exemplos claros na Palavra de Deus: Pedro e Judas. Ambos traíram Jesus. Contudo, Judas, ao perceber o que havia feito, foi incapaz de chorar; diferentemente, Pedro chorou e deixou que o arrependimento lavasse seu coração. Chorou amargamente, pois o pecado que ele havia cometido tinha sido amargo.

Existe um tipo de lágrima capaz de nos modificar e mudar também o outro, porque esse dom também é intercessão. Santa Mônica viveu isso com o filho Agostinho, as lágrimas dela, que se transformaram em intercessão, o tornaram o grande santo que conhecemos hoje.

Sei que somos ativistas e queremos fazer muitas coisas, mas nem sempre estas irão gerar frutos. Cardeal Van Thuan ficou preso durante 13 anos no Vietnã e não deixou nada se perder. É dele a frase: “Quem trabalha pela Igreja faz bem, quem reza pela Igreja faz muito, porém, quem sofre pela Igreja faz tudo”.

Felizes os que choram, porque serão consolados! Coloque suas lágrimas diante de Deus e Ele o consolará.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone