Sorrindo pra vida - 17/12/2012

Faça boas escolhas para sua vida!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 1,18-25.

“Sabedoria é evitar o mal, isso melhora a vida e traz felicidade”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Essa linda Palavra é para nós uma fonte de inspiração, de conhecimento, é a revelação de como aconteceu a nossa salvação e a origem de Jesus.

Maria estava prometida para José, e enquanto ele preparava tudo para recebê-la, ela ficou grávida do Espírito Santo. Com isso, São José teve a certeza de que esse filho não era dele, pois, até aquele momento, ele não tinha tido nenhuma relação com ela.

Como ele era uma pessoa de bem e amava Maria, começou a pensar no que fazer com essa situação. José poderia assumir a esposa com o filho, mas não queria, porque, depois, o pai da criança poderia aparecer e reclamar a paternidade; por outro lado, ele poderia tornar pública essa situação, sabendo que era o fim de Maria, porque isso seria considerado um adultério e ela seria apedrejada. Mesmo se sentindo traído, ele pensou no bem de Maria e decidiu conversar com ela discretamente para dispensá-la. Assim, ele seria acusado de engravidá-la e, depois, abandoná-la.

Quando José pensou nisso, um Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse-lhe: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.”

Quando José acordou, fez imediatamente o que o Anjo lhe pediu, acolheu Maria e não teve relações com ela até o nascimento de Jesus.

Muitas pessoas, lendo esse trecho da Palavra, podem até dizer: “Então quer dizer que, depois que Jesus nasceu, eles tiveram relações sexuais?” Quando a Palavra diz que foi até o nascimento é só para reforçar que o que ela tinha em seu ventre era divino. Muitas coisas que aconteceram depois do nascimento do Senhor não foram escritas na Bíblia, mas transmitidas oralmente. Diz a tradição que Maria permaneceu virgem.

Mas vejam: ouvir, em sonho, que era preciso aceitar uma mulher grávida do Espírito Santo não era fácil e José morava em uma tribo onde as tradições eram muito rígidas. Era preciso muita graça para aceitar essa situação. Mas, como ele era um homem bom e inteligente, logo percebeu a mensagem do Anjo e precisou fazer uma escolha.

O homem e a mulher de Deus sempre estão diante de uma escolha, porque fazer o bem ou mal é uma opção. Inclusive, a nossa felicidade e o nosso bem-estar dependem das nossas escolhas.

Uma opção errada de José poderia ter mudado o rumo da nossa história. A escolha dele foi delicada, mas ele escolheu pelo bem da humanidade. Uma escolha errada que você faça pode mudar o rumo da sua vida. Você deve sempre escolher o bem, estar com pessoas de bem. Isso não significa que você vai excluir as pessoas que não estão bem, mas você fará surgir nelas o bem que elas têm e que possa estar escondido por alguma situação ruim que elas viveram.

Então, cercar-se de gente boa é levar todos para o bom caminho, é ser uma boa influência e não se deixar influenciar de coisas más, mas, de todo jeito, é estar cercado de coisas e pessoas boas. Todos os dias você tem a chance de evitar o que lhe perturba. Se algo desequilibra você, evite-a.

Faça um bom discernimento, escolha fazer algo que o faça bem. Está na sua mão trazer coisas boas no coração ou se nutrir de amargura. José, em vez de se amargurar, tomou a decisão de ouvir a Deus e fazer o que era certo. Isso lhe trouxe felicidade e a salvação do mundo. José foi sábio, porque evitou o mal.

Sabedoria é evitar o mal, isso melhora a vida e traz felicidade. Que Deus lhe conceda essa graça, para isso você precisa aprender a ser prudente assim como José e usar o bom senso na hora de ouvir o que Deus diz no seu coração.

Se você quer evitar o mal, peça ao Espírito Santo a graça de estar em sintonia com Deus para ouvir o que Ele tem a lhe dizer, para que você possa distinguir um simples sonho de uma mensagem divina. A felicidade vem com o bem, e ninguém é feliz vivendo na maldade. Está na hora de tirar dos ombros tudo aquilo que é mal, para deixar o coração livre para as coisas boas.

Assim como São José, faça escolhas boas para sua vida. Ele podia ter parado para sentir pena de si mesmo, mas escolheu seguir o que Deus lhe pediu.

Cultive o que é bom, isso é que traz felicidade. Nessa semana, aprecie o carinho de quem lhe quer bem, valorize o tempo que Deus lhe dá, não perca tempo com o que não presta. Peça ao Senhor a graça das boas escolhas, de escolher sempre o bem, tirando do coração todo mal.

“Dá-nos, Senhor, a graça das boas escolhas. Tira de nós tudo que é indigno, cruel, malvado, purifica-nos de toda mágoa e irritação. Dá-nos a graça de sermos alegres e querermos bem a vida. Que possamos aproveitar as pequenas felicidades e que a Sua providência não nos deixe faltar essas pequenas ocasiões.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.