Sorrindo pra Vida - 07/05/2012

Faça a escolha certa

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 7 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está no São Lucas 10,38-42.

“Devemos caminhar sempre no bem e ao lado de Jesus, pois este caminho é o mais satisfatório”, ressalta Márcio
Foto: Maria Andréa

Bendito seja Deus por esta passagem bíblica, pois ela nos ensina a fazer nossas escolhas. Nela percebemos que o coração de Marta estava muito ocupado e preocupado com os afazeres domésticos, talvez porque iria receber Jesus em sua casa e queria que Ele se sentisse bem acolhido, enquanto Maria estava preocupada em ouvir as palavras do Senhor.

Ao ver isso Marta fica incomodada e questiona Jesus, que logo lhe responde: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. Enquanto Marta estava preocupada em deixar sua casa arrumada para Deus, Maria sentou-se aos pés de Cristo para escutar Sua Palavra e entregar seu coração a Ele. E quando ouvimos isso, vemos que este trecho bíblico não é somente direcionado para Marta, o Senhor também o direciona para nós, pois em muitos momentos de nossa vida nós ficamos agitados, preocupados com várias situações, cansados e até infelizes e nos esquecemos do que é mais importante: de nos colocarmos diante de Deus.

Quantas vezes Deus vem nos visitar e nós nem percebemos porque temos muitas preocupações na cabeça. É preciso ter sabedoria para fazer aquilo que o Senhor nos pede. Não podemos fazer tudo de uma só vez, porque desse modo não faremos nada bem feito e não ficaremos felizes. Muitas vezes, não conseguimos definir o que é prioridade em nossa vida porque estamos dispersos com outras coisas que não são necessárias. Como é importante dar prioridade àquilo que é mais importante, é uma escolha. E como as escolhas pesam! Marta e Maria viviam as mesmas situações e tinham os mesmos afazeres e problemas, mas conseguimos distingui-las pela atitude. Enquanto uma escolheu se ocupar com a casa, a outra se pôs diante de Jesus para escutá-Lo.

As nossas atitudes nos definem, elas podem distinguir o que fomos até agora e o que seremos de agora em diante. Quando tomamos nossas decisões em Deus, nos tornamos diferentes. O Todo-poderoso não nos chama para sermos Seus servos, Ele nos chama para sermos Seus filhos, para nos ocuparmos d’Ele e não somente das coisas d’Ele.

Quando nos afastamos de Deus Pai, o cansaço e as preocupações são maiores. Devemos caminhar sempre no bem e ao lado de Jesus, pois este caminho é o mais satisfatório. Devemos sempre fazer o bem sem esperar nada em troca, sabendo que o Senhor nunca vai nos abandonar e que Ele sempre vai retribuir todo o bem que fizermos.

Na Palavra meditada hoje vemos que Marta reclamou por Maria não a ajudar nos serviços domésticos e Jesus não a repreende por isso. Ele nunca reclama. Jesus cuida de nós da mesma forma que um pai cuida de um filho, conversando, cuidando e nos dando liberdade para fazermos nossas escolhas. Mesmo diante de todas as atitudes que tomamos na vida, o Senhor está sempre ao nosso lado ensinando-nos a viver, pois nos ama, independentemente das nossas escolhas.

Nós temos que ter a consciência de que, para sermos felizes, temos de fazer as escolhas corretas. Existem muitas pessoas certas de que a felicidade provém da sorte. Mas isso não é verdade, esta vem de nosso interior, de acordo com as opções feitas por nós. Por isso, se quisermos ser felizes, deveremos mudar o nosso coração e não o que está fora dele. E o único modo de mudá-lo é ao escolhermos a Deus, só Ele pode transformar nosso coração.

Vamos, nesta manhã, fazer nossa escolha: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Coloquemos tudo que temos e tudo o que somos diante de Deus, somente isso transformará nossos corações. Todos os dias temos a oportunidade de trazer coisas e pessoas boas para nossa vida, basta termos sabedoria para escolher. Vamos eliminar tudo que é mau e optar ficar com Deus, assim como Maria fez. Não gaste seu tempo com o que não presta! Escolha consumir seu tempo com aquilo que vale a pena.

O caminho de Deus pode ser difícil, mas é um bom caminho, nele você nunca ficará sozinho. Caminhe com Jesus e escolha pelo que é bom.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista à uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.