Sorrindo pra Vida - 12/06/2012

Expresse seu amor ao próximo!

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 12 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no São Lucas 10, 25-37.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (frase do livro: “O Pequeno Príncipe”), ressalta Alexandre
Foto: Robson Siqueira

Meus irmãos, esta passagem também é contada por Mateus e Marcos, na qual eles narram esse doutor que pergunta a Jesus sobre qual era o maior mandamento e o Senhor lhe responde: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!”. Entretanto, Lucas faz um questionamento mais profundo, em que esse doutor pergunta a Jesus o que ele tem que fazer para ter a vida eterna.

Sabe quando você passa por uma alegria muito grande e deseja que o dia que você está vivendo nunca termine e, de repente, esse momento passa? Todos nós temos esse anseio de eternidade na vida e, da mesma forma, esse doutor traz em seu coração o desejo da eternidade e quer descobrir o que tem de fazer para que esse momento bom dure para sempre. E o Senhor Jesus lhe diz: “Ame a Deus sobre todas as coisas e ame a seu próximo como a ti mesmo”.

Esse homem já conhecia os Mandamentos de Deus e todos o olhavam com espanto, querendo saber o porquê de ele ter perguntado isso. Então ele se justifica e diz: “Mas quem é meu próximo?” Diante de seu questionamento Jesus conta-lhe uma parábola que narra o seguinte: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e no meio do caminho foi abordado por assaltantes que o roubaram e o espancaram muito, deixando-o quase morto, largado no caminho. Em seguida, vem um sacerdote por este mesmo caminho e quando o avista jogado ao chão, segue adiante por outro lado, como se tivesse atravessado a rua para não se comprometer. Depois vem um levita pelo mesmo trajeto, olha-o e também segue sem ajudar o homem caído. Os dois homens, que eram profundos conhecedores da lei, olharam para o judeu e agiram com indiferença. Então Jesus cita o samaritano, que era odiado pelo povo judeu, porque não era considerado israelita. Ele olha para o judeu caído e o ajuda cuidando de suas feridas. Logo em seguida ele o coloca em seu animal e o leva para uma hospedaria e continua a cuidar dele. E diz ao hospedeiro que precisa ir embora, mas pede que ele continue cuidando do homem ferido e diz que arcará com todas as despesas.

Nesse momento Jesus pergunta ao doutor: “Qual dos três você acha que foi o próximo?” E este responde: “Foi o samaritano, porque ele foi misericordioso”. E o Senhor pede a esse homem [doutor] que aja da mesma forma. Essa parábola é muito importante porque ela fala de um cuidado que se expressa com gestos. Jesus Nazareno exorta: “Levanta e age, o seu amor precisa se expressar em gestos concretos.”

Precisamos hoje olhar para nosso próximo e cuidar dele, não só aquele que é carente ou está faminto e doente, mas também aquele que está dentro de nossa casa e que vive conosco todos os dias. O dia de hoje é muito propício para vivenciarmos essa Palavra. A pergunta que Deus nos faz é a seguinte: “Estamos preparados para receber uma pessoa que precisa de ajuda e que traz marcas de sofrimentos do passado? Muitos hoje estão “estragados” por relacionamentos egoístas e na hora em que encontram uma pessoa de Deus ficam com o pé atrás, isto é, receosos.

Hoje precisamos ajudar o próximo, a última coisa que essa pessoa precisa é da nossa indiferença. Muitas vezes, só queremos a parte boa do relacionamento e não vamos até a essência dele, que é o conhecimento. Conhecer a pessoa profundamente e cuidar das feridas que ela por ventura tenha. Não é fácil cuidar das feridas dos outros, mas é preciso fazê-lo. Não podemos fugir e ter medo. Quando cuidamos de alguém, vemos que não estamos sozinhos, nós temos a ajuda da Igreja.

Se hoje você está “extrapolando” os limites do seu namoro, saiba que é preciso pedir ajuda e se preparar para viver na castidade e na santidade. Devemos ver se realmente estamos prontos para receber o outro em nossa vida e ter a convicção de que o relacionamento é para sempre. Esse “para sempre”, antes de ser uma condição, é um dom a ser desejado. É preciso desejar ter o outro em sua vida para sempre e querer cuidar de todas as feridas dessa pessoa.

Quero contar um lindo testemunho de uma irmã de Fortaleza, Ceará, que sofria de um tumor e passava por um momento muito doloroso com sua família. O marido e os filhos rezavam muito por ela e pediam a Deus que tudo acabasse bem e, graças ao Senhor, hoje ela está bem. Durante o tratamento ela foi começar a quimioterapia e sabia que seus cabelos iriam cair. De uma forma linda, o marido a surpreendeu, foi em um barbeiro e raspou sua cabeça. Ele disse a ela que enquanto ela fosse fazer o tratamento e ficasse careca ele iria ficar careca com ela para passarem esse momento juntos. Ele esteve com ela durante todo o processo, ele foi o “samaritano” [como da passagem bíblica meditada acima] para ela.

Quem está hoje com o coração trancado por algum sofrimento deve renovar esse compromisso diante de Deus e voltar a amar. Não espere no desespero, na hora certa Deus vai lhe dar a pessoa certa e você deverá se preparar para cuidar dela. Como lemos no livro “O Pequeno Príncipe”, Deus nos diz no dia de hoje: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

Deus Pai lhe deu uma pessoa, então, cuide dela. Mais do que romantismo, hoje é dia de olhar para quem está do seu lado e dizer: “Eu sou responsável por você e vou continuar cuidando de você!”

“Peço hoje que o Senhor intervenha em todos os relacionamentos que se encontram trancados no egoísmo de forma fútil, no sexo, nas brigas e no usar o outro. Dá-nos a graça de cuidar, Senhor, do amor e da presença. Cessa toda a indiferença, visita todos os namorados e os eternos namorados, para que todos possam se dar um ao outro. Permita-nos continuar sendo ‘bons samaritanos’ para passarmos todos os momentos juntos. Realiza esse milagre em nossas vidas, Senhor!”

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.