Sorrindo pra Vida - 08/05/2012

Evangelizar é amar de forma concreta e com pequenas atitudes

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 8 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está no Atos dos Apóstolos 16, 11-15.

“Evangelizar é amar de forma concreta e com pequenas atitudes”, afirma Alexandre
Foto: Maria Andréa

O apóstolo Paulo, juntamente com seus missionários, chega à cidade de Filipos para evangelizar e lá encontra um grupo de mulheres. Ali eles ficam e começam a conversar. Ele conhece Lídia, que ouve atentamente suas palavras e ela logo é tocada por Deus. E quando isso acontece, ela sente grande vontade de retribuir essa graça e convida o apóstolo e os missionários para ficarem em sua casa. Ela quer acolhê-los para lhes oferecer amor.

E vejam como Deus é maravilhoso, porque naquele momento o apóstolo dos gentios estava ferido por ter passado por uma situação difícil com Barnabé, seu companheiro de evangelização. Paulo não se encontrava com esse amigo naquele momento por uma teimosia, por não ter aceitado seu pedido de aceitar Marcos de volta (Marcos tinha se recusado a levar a Palavra de Deus com medo de ser rechaçado). Barnabé, por não aceitar essa atitude de Paulo, resolveu seguir outro caminho com Marcos. Por esse motivo o grande apóstolo da Igreja precisava de um colo, de uma atenção a mais, e recebeu isso de Lídia.

E nos versículos seguintes percebemos que novamente ele recebe acolhimento, dessa vez de um carcereiro, que havia sido tocado por ele devido ao gesto de não fugir da prisão.

Deus vem nos mostrar, nesta manhã, que quem evangeliza também pode e precisa ser evangelizado. Como é bom para nós missionários quando chegamos a uma cidade para ministrar uma pregação e somos bem recebidos, acolhidos com carinho, com simples gestos. Nós também precisamos de atenção, de carinho de pai e mãe.

Está enganado quem pensa que evangelizar é somente ler a Bíblia e pregar a Palavra de Deus. Evangelizar é amar de forma concreta e com pequenas atitudes. É acolher a quem precisa com simples gestos. O que Deus olha em cada família não são as posses que estas têm, mas sim o amor que é irradiado delas; é a evangelização. Nossas famílias são evangelizadas, mas também são evangelizadoras.

Se hoje você vive um tempo de tribulação em sua casa, na qual tudo está uma bagunça, seja você a dar o primeiro passo para a mudança. Assim como Lídia que ofereceu sua casa a Paulo, ofereça seu carinho e seu amor para sua família. Comece a tomar atitudes diferentes. Deus nos mostra o Seu amor por nós de forma muito humana, por intermédio das pessoas e dos gestos concretos que praticamos em nossa casa.

Paulo se tornou muito mais homem de Deus depois de ter recebido o amor de Lídia. Talvez hoje você precise de colo, de colo materno, do colo de Deus, que é Pai e que nos ama incondicionalmente. Para quem nunca recebeu amor, o Espírito Santo dá a graça de você ser instrumento de amor a partir da escolha que você faz de levar o amor ao próximo. Em vez de reclamar por causa dos problemas, escolha caprichar nas simples coisas e, assim, elas acontecerão.

Nós irradiamos o amor de Deus dentro de nossa casa. Hoje o Senhor nos dá muitas “Lídias” e muitos “carcereiros” evangelizados.

Quero terminar contando a experiência vivida com uma irmã, que chegou até mim para partilhar o problema vivido por ela e foi tocada pelo Espírito Santo com a ajuda de minhas palavras. Com alegria, digo que vi um grande milagre acontecer, pois mesmo no sofrimento as pessoas não desistem, elas continuam na caminhada, evangelizando e sendo evangelizadas.

Obrigado a todos que nos ajudam de diversas formas a levar a evangelização adiante com simples gestos e por amor a esta obra. Nós lutamos e seguimos juntos, caminhando com Deus. Ele sempre está conosco.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista à uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.