Sorrindo pra Vida - 17/11/09

Eu não compreendo, mas Deus proverá

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 17 de novembro

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Eclesiástico 13,31 – 14,2..

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

A nossa preocupação é em relação aos males. Muitos doutores da Igreja falam da Providência Divina, que é o Cuidado Divino sobre mim e sobre você. Deus cuida de nós. São Pedro faz questão de nos dizer: “Confiai as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós”.
Por essa razão, no seu coração, não dê espaço para a preocupação; dê espaço para Deus, porque Ele tem cuidado de você.

Santa Catarina de Sena diz aos se escandalizam e se revoltam contra o que lhes acontece: “Tudo procede do amor, tudo está ordenado para a salvação do homem, e não com nenhum outro fim”. Quando nos aproximamos de Deus começamos a entender o que é a Divina Providência. Todos temos de aprender a confiar nela.

Deus tem melhorado a Sua criação, a qual vai se aperfeiçoando; nós é que temos destruído aquilo que o Todo-poderoso tem feito. Ela [criação] não está acabada, apenas está em estado de caminhada; assim como nós também fomos criados nesse estado. E nós vemos isso na vida, tanto física como espiritualmente, porque sobre nós também se pode dizer aquilo que está escrito sobre Jesus: “Ele crescia em estatura, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens”. E quem nos governa nessa caminhada? É a Providência Divina.

Alarga os nossos horizontes sabermos disso. Deus conserva e governa tudo o que Ele criou e Seu governo se estende com toda força e vigor; Ele governa o universo com suavidade (cf. Sabedoria 8,1).

Na sua vida quem age concreta e diretamente, tanto nas mínimas como nas grandes coisas, é o Senhor, na Sua Divina Providência. Ele nos dá testemunho por meio da Sua Palavra, Ele cuida de tudo pessoalmente. Mesmo diante de coisas desastrosas o Altíssimo consegue tirar um bem; não é Ele quem as provoca, mas no momento em que acontecem Ele converte o mal em bem. O mal não tem poder sobre Deus, Ele faz o que quer. Tudo está nas mãos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

É por isso que atesta o Espírito Santo que muitos são os projetos do coração do homem, mas são os desígnios do Senhor que permanecem firmes para sempre. Eu e você temos projetos, mas feliz daquele que adere a vontade de Deus, e pobre daquele que vai contra ela; é o mesmo que ir contra a força de um rio. Existe sabedoria nisso? Você vai ser feliz se resistir aos planos de Deus, quando o que Ele planejou desde o princípio é a sua felicidade? Quem se põe contra a vontade de Deus está se pondo contra a própria felicidade. Como seria bom se os nossos planos nos fizessem felizes! No entanto, nós vemos quão falhos eles são.

Feliz daquele que se ancorou nos desígnios do Senhor, porque quando vier a tribulação, ele não verá os projetos todos por terra, porque tomou para si os projetos de Deus para a sua vida. Por isso, nessa Palavra, Jesus nos pede uma entrega de filhos, feita com o coração de filhos à Providência do Pai celeste, que cuida de nossas mínimas necessidades.

Deus quer cuidar, neste dia, das suas mínimas necessidades, é isso que significa “Deus Proverá”. Quando diante de uma situação difícil você diz: “Deus proverá!” você está dizendo: “Eu não entendo, mas confio no Senhor; eu não compreendo, mas me entrego porque sei que Ele sabe mais do que eu e quer o meu bem.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova


Blog do Márcio Mendes

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Pregação com Monsenhor Jonas Abib: “Deus não iria criar você para depois rejeitá-lo”