Sorrindo pra vida - 17/10/2012

Espere em Deus antes de fazer o seu julgamento

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Coríntios 4, 1-5.

“Não julgue e nem condene antes do tempo. Espere o momento certo e coloque Deus na situação”, orienta Márcio
Foto: Wesley Almeida

“Quem julga é o Senhor.” É interessante vermos o que a Palavra fala sobre o nosso desejo da consideração e do julgamento. Nós sempre queremos que as pessoas tenham consideração antes de nos julgar, porém nós mesmos somos os primeiros a julgar sem consideração.

Em vez de buscarmos essas considerações, São Paulo fala para nos contentarmos com a verdade, com aquilo que o Espírito Santo fez de nós. O importante para nos é sermos considerados ministros de Deus e administradores dos mistérios d’Ele.

O que se espera de alguém que age em nome do Senhor? Nós criamos expectativas sobre as pessoas que se dizem de Deus, esperamos que elas sejam bondosas, esperançosas, alegres, que saibam perdoar, que sejam compreensivas e capazes de amar. A Palavra nos fala: “Que as pessoas nos considerem como ministros de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.”

Ser ministro é oferecer amor ao próximo, é ajudar e oferecer aquilo que Jesus oferecia. Nós herdamos o dever de amar e servir assim como Deus fez por nós. E, administrar os mistérios de Deus é servir com amor sendo canal da Sua força divina. É levar a Sua presença a todos os lugares.

O ser humano é um instrumento nas mãos de Deus, mas é só Ele quem pode resgatar a dignidade de uma pessoa. Nós temos que ser fiéis em levar a Palavra de Deus para que Ele possa agir também na vida do próximo. Ser fiel é não deixar ninguém sair da nossa presença sem levar um pouco de esperança ou coragem. Não podemos guardar só para nós o bem que recebemos do Senhor, temos que ser caridosos e levar adiante.

Seja fiel em servir com amor e leve a graça de Deus sem se importar com o julgamento que vão falar de você, pois só quem pode lhe julgar é o Senhor. Não perca tempo dando ouvidos ou satisfações às pessoas quando sua consciência estiver tranquila. Cabe a Deus esse julgamento.

Também não se julgue por coisas do passado, toca a sua vida adiante, não vale a pena se martirizar pelo que aconteceu, o que passou, passou. Essa situação do passado pode até ser um aprendizado para você ser melhor no futuro. Nem Deus julga você, porque você vai perder tempo fazendo isso.

Quantas pessoas perdem tempo se julgando e julgando os outros. Deus nos dá todas as chances, nós precisamos também nos dar essa chance. Se há culpa, ela serve para nos dizer que algo está errado, assim como uma febre, que nos diz que algo em nosso corpo não está bem. Ela é como uma amiga que vem para nos ajudar.

Está na hora de parar de se julgar, até por coisas que não são de sua responsabilidade, e começar a viver a vida que Deus lhe deu. Não pegue para você uma culpa que não é sua, cada um tem a sua cruz para carregar. Você entende o que essa Palavra diz? Ela ensina que até para o julgamento existe um tempo: “Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha.”

Nós somos muito apressados quando se trata de julgar alguém ou alguma situação, mas é preciso entender que existe um tempo para o julgamento. A Palavra ensina que não se deve julgar nada nem ninguém até que Deus se faça presente. Se houver uma situação que necessite de julgamento, de uma decisão ou escolha, então se coloque em oração, reze até que o Senhor se manifeste para iluminar seus julgamentos, não se precipite.

Se você se encontra em uma situação de juízo entregue-a a Deus, mesmo que no final você tenha que voltar atrás na sua palavra ou se humilhar, porque é melhor fazer isso do que ser orgulhoso em não se redimir. A sua fidelidade é ao Senhor e não às suas decisões e opiniões equivocadas.

Sendo fiel a Deus, Ele não falhará em revelar a você o que está no coração das pessoas que estão envolvidas na situação em que você se encontra. Espere em Deus e reze. A espera é característica dos corações generosos, quem espera é santo, amoroso e acredita no outro.

Então, para que se afobar? Quantas vezes o seu afobamento o levou às piores decisões? Para que deixar-se dominar por essas emoções que só lhe fazem mal? A pessoa que tem controle e domínio sobre si consegue dominar os outros. Não dominar para manipular, dominar para o bem.

Use seu tempo de espera para rezar a Deus em favor das melhores oportunidades para sua vida. Esperar é sabedoria que fortalece as suas decisões e amadurece o seu bom senso. A espera vai lhe conduzir para o caminho certo. Feliz aquele que descobriu que a mão suave do tempo é mais poderosa do que a rapidez. O tempo aliado ao amor e a Deus, pode muito. Tenha coragem de esperar.

Existe um ditado maravilhoso que diz: “O tempo e eu, enfrentamos quaisquer outros dois.” Se você se une ao tempo e faz dele seu amigo, venha o que vier você vencerá. Agora, imagine essa espera com Deus, tudo mais lhe será possível.

Por isso, Não julgue e nem condene antes do tempo. Espere o momento certo e coloque Deus na situação. Ele mostrará a você a verdade e destruirá o mal. Enquanto você espera leve a graça de Deus e faça o bem. Deus ama você e não lhe deixará desamparado.

Deixe de lado as falsas considerações e os pensamentos alheios sobre você. Se sua consciência está tranqüila, siga em frente e não julgue outras pessoas. Peça a Ele a graça de esperar para julgar. Clame ao Senhor essa força.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.