SORRINDO PRA VIDA - 19/11/2014

Esperança renovada no Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 19 de novembro de 2014.

A Palavra meditada hoje está em Atos dos Apóstolos 12,1-19:

“Como é feliz aquele que compreende o que é ser guiado pelo Espírito Santo em todos os momentos da vida!”, afirma Márcio.

Que possamos dizer, hoje, com o nosso coração: “A minha felicidade é estar perto de Deus”. Coloquemos, agora, nas mãos de Jesus, tudo o que tem amargurado nosso coração, as dores de nossa alma. Apresentemos a Ele nossas angústias, tristezas e aflições. Coloquemos nas mãos de Deus nossos sofrimentos e trabalhos.

O que torna nossa vida amarga? A solidão no sofrimento. E ela começa quando começamos a nos comparar às pessoas e pensar que somente nós sofremos. Ter inveja é desejar que aquele que é mal seja desgraçado, é torcer pela destruição do outro.

Nunca conseguiremos alívio na destruição do outro, mesmo que achemos que será justo. A vingança não lava o coração, mas sim o perdão que o Espírito Santo concede a nós. O Senhor é o nosso refúgio. Encontramos alívio na presença de Deus, pois somente Ele é nosso abrigo seguro.

Toda fadiga de uma vida cheia de lutas precisa ser refugiada em Deus. As guerras que travamos dentro de nossas famílias e comunidades só servem para destruir a obra do Senhor. Não depositemos nossa confiança na violência, porque quando confiamos n’Ele e O obedecemos, Ele retira a amargura que há em nós.

Quando nos determinamos a fazer a vontade de Deus, Ele alimenta nosso coração com a certeza da vitória. Obedecer-Lhe é permitir-se experimentar a doçura do Espírito Santo para esperar a Sua vontade acontecer em nossa vida.

Como é feliz aquele que compreende o que é ser guiado pelo Espírito Santo em todos os momentos da nossa vida! Seja em nossas certezas e incertezas, precisamos deixar que o Santo Espírito sopre em nós os caminhos que devemos trilhar.

Muitos de nós queremos “abraçar o mundo” e acabamos nos desgastando, ficando irritados e fatigados. Busquemos fazer o certo, deixando o Espírito Santo nos guiar. É do céu que vem o poder de nos guiar.

Para vivemos na graça de Deus, primeiramente temos de deixar que o Espírito Santo conduza nossos caminhos. Perguntemos a Deus o que Ele quer que façamos, porque fora de Sua vontade vivemos as nossas escolhas. Quando Ele não é o primeiro em nossa vida, nossos pecados se tornam prioridade para nós.

Escolhamos o que Deus quer e alimentemos em nossos pensamentos a Sua vontade. Nem sempre, ao descobrirmos a vontade de Deus, isso nos soa agradável, porque estávamos acostumados a nos guiar por nossas próprias vontades. Às vezes, é amargo dizer ‘não’ para a nossa vontade, para viver os planos do Senhor. Porém, no fim, será doce essa escolha.

Existe um plano de Deus para cada um de nós no dia de hoje. A nossa vida será um milagre se nós O aceitarmos. E todos os dias podemos ser felizes, porque estamos perto de Deus. Somos nós que escolhemos: viver na amargura longe do Senhor ou na felicidade completa perto do Pai.

Confiar em Deus é aceitar que, às vezes, é preciso perder para ganhar. E não é infeliz aquele que sacrifica seus planos para viver os sonhos do Pai. Em meio às piores lutas, o Senhor não deixa que percamos nossa esperança. Renovemos nossa confiança na graça do Senhor.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva