Sorrindo pra vida - 17/04/2013

Escolha não sofrer sozinho

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 22,39-46

“Deus nos concede Sua presença para não sermos derrotados pela dor”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O que Jesus recomendou aos discípulos, Ele mesmo o fez: orou para não cair em tentação. O Senhor sempre foi alegre, feliz e nunca esteve sozinho, mas, naquele momento, se sentiu só e triste. Então, Ele se afastou para orar e tomou várias decisões. A primeira, que é um ensinamento para todos nós, é a de não enfrentar os problemas sozinho.

O sofrimento, por si só, já é muito ruim, então, por que passar por ele sozinho? Vendo isso, Jesus tomou a decisão de convidar os discípulos para subirem ao monte com Ele. Lá, aquilo que o Senhor foi viver, pediu que eles também vivessem: “Rezem para não caírem na tentação.”

Jesus estava com o coração angustiado, porque pressentia a morte; não só Ele, mas os discípulos também percebiam que algo terrível ia acontecer. Por isso, o Senhor pediu para que eles orassem.

Perceba, se Jesus tomou a decisão de não sofrer sozinho, por que você fará essa escolha? Ele lhe deu amigos e família para você ter com quem contar. Há momentos na vida em que você precisará de ajuda e companhia; então, tome a decisão de não enfrentar as situações difíceis sozinho.

Outra coisa que Ele nos fala é que, na hora do sofrimento, a tentação precisa ser enfrentada com vigilância e oração, pois quando sofremos, ela espera o momento certo para nos envenenar e nos fazer cair.

O sofrimento é o momento mais propício para sermos tentados a desistir, mas também é o momento em que Deus nos fortalece. Agora é a hora de nos concentrarmos na vigilância e na oração para não cedermos ao pecado e à revolta, porque a tentação vem para isso.

São três coisas que temos de perceber: a primeira é Jesus escolheu não sofrer sozinho. A segunda é que Ele sabia que, para não ser tentado, tinha de vigiar e orar. E o terceiro ponto é que Deus sempre envia o Seu anjo.

Jesus fez a sua parte e avisou aos discípulos o que eles deveriam fazer. Mas para evitarem a tristeza, eles acabaram dormindo. Então, Deus enviou um anjo para confortar o Senhor.

É normal uma pessoa sofrer no momento da dor e pensar que Deus o abandonou. Por isso a tentação vem para nos desanimar. Isso não é falta de fé, porque até Jesus experimentou isso. O Senhor não duvidava que o Pai estivesse com Ele, mas se sentiu sozinho por causa da dor.

Pode ser que, em alguns momentos, você tenha se sentido abandonado por Deus, mas Ele nunca abandonou você.

Fique em paz no seu coração, pois se o Pai deu ao Seu Filho a presença de um anjo, também dará a você o apoio necessário para que enfrente qualquer coisa. Ele vai enviar a ajuda que você precisa.

O Senhor enviou um anjo para consolar Jesus e envia um anjo para consolar e fortalecer você. Fique tranquilo, porque se você tiver de passar por uma tribulação, está garantido pela Palavra de Jesus que não lhe faltará o bem necessário e o socorro que você precisa.

Vamos ser fiéis a Deus e deixar o resto com Ele. O Pai sabe como nos amparar no momento mais difícil.

Se esse momento chegar à nossa vida, provavelmente vamos nos sentir com medo e sozinhos. Mas, nessa hora, a Sagrada Escritura nos mostra o que fazer: primeiro, devemos tomar a decisão de não enfrentarmos sozinhos a nossa dor. Segundo, não podemos relaxar e desesperar, nós temos de vigiar, não deixar a tentação nos revoltar. Vigiemos e oremos.

Não sofra sozinho, preserve sua amizade com Deus e reze. A terceira coisa a fazer é sossegar seu coração na certeza de que o Pai vai enviar um anjo a você.

A coisa mais preciosa que destrói o sofrimento é a presença de Deus. É Ele quem nos concede Sua presença para não sermos derrotados pela dor. É por isso que Jesus nos manda cuidar, porque a presença d’Ele é tudo que precisamos.

Se você está sofrendo ou se, um dia, passar pelo sofrimento, volte-se para o Senhor e peça a ajuda d’Ele, para que Ele mesmo seja sua forca. Vence a dor quem não a enfrenta sozinho. Deus não quer seu isolamento, Ele prometeu estar ao seu lado quando você precisar e a promessa d’Ele se cumpre sempre. Deus está com você. Ele não tira a dor da sua vida, mas lhe dá força para vencê-la.

Nós lhe pedimos Senhor, dá-nos a graça de responder a essa Palavra que pede: “Vigiai e orai para não cair em tentação”, e, se nós cairmos, que possamos fazer o que diz no versículo 46: “Levantem-se e rezem.”

“O que estava caído, levante e entre em oração para não se prostrar pela tentação”. Dá-nos essa força, seja nosso auxílio, Senhor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.