Sorrindo pra Vida - 29/06/2012

Escolha, hoje, prosseguir decididamente

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 29 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Filipenses 3,7-16.

“Talvez o Senhor esteja usando as tribulações e as provações pelas quais você está passando para reconstruir a sua vida”, ressalta Márcio
Foto: Wesley Almeida

São Paulo vem nos falar sobre sua vida. Sobre o que ele considerava importante, mas que perdeu valor se comparado ao que Deus lhe oferecia.

Seja qual for a sua meta ou a situação pela qual você está passando, o importante é prosseguir decididamente.

Quando São Paulo fala de vantagens, ele se refere ao estatus que ele tinha, mas abandonou por causa de Deus. Infelizmente, essas são as coisas que, hoje, o ser humano leva em consideração: posição social, bens, etnia, a qual faz com que muitas pessoas se tornem arrogantes. São tradições humanas que passam por cima da criação de Deus e do amor. São coisas superficiais das quais São Paulo abriu mão em nome de Jesus. Ele viu que tudo de “importante” que ele tinha o tornava uma pessoa vazia diante do Amor e do Bem Supremo.

Assim é na nossa vida. As coisas são importantes para nós até que nos apareça uma coisa melhor. Aquilo que um dia foi uma vantagem, passamos a considerar uma perda diante do novo, que é melhor. São Paulo falou isso quando experimentou Jesus. Segundo ele, todo resto passou a ser nada, pois viu o tamanho do amor de Deus e as maravilhas que Ele é capaz de fazer por todos nós. “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo” (Filipenses 3,8).

Muitos se enganam achando que Deus só recompensa quem faz coisas boas durante a vida. Muito pelo contrário, Ele é Pai de misericórdia. Se a pessoa decide abandonar o mal, Ele não leva em consideração o seu passado, mas sim o agora. Mas a decisão de mudar de vida e de buscar uma santidade em Deus precisa ser de cada um. Da mesma forma, pode acontecer de uma pessoa viver a vida toda na retidão, mas, de repente, revoltar-se com alguma coisa e tomar uma atitude errada. Isso pode pesar na salvação dela. Ela corre o risco de se perder por uma atitude, daí toda a vida boa que ela teve não vai adiantar perto da decisão errada que ela tomou.

Deus não trabalha como nós. Não é porque agimos corretamente e fazemos tudo certinho que Ele tem a obrigação de fazer tudo por nós e de nos dar o céu. São Paulo viu isso e disse: “E isto, não com a minha justiça que vem da Lei, mas com a justiça que vem pela fé em Cristo.” Quando cremos no Senhor, a nossa justiça tem outros nomes: amor, caridade, misericórdia. A pessoa que ama é perfeita em tudo que faz, pois está determinada a amar. Santo Agostinho dizia: “Ama e faz o que quiseres, porque no amor não há pecado.” Ele não nos deixa pecar.

O amor é grande e não permite que façamos o mal. Ele nos orienta a fazer sempre o bem e o correto. Quando nos deixamos guiar pela fé, ela nos faz viver a justiça que vem de Deus, o amor.

Assim como São Paulo, devemos querer para nós o conhecimento e a ressurreição de Jesus. Para isso, devemos estar dispostos a passar por tudo que ele passou em vida. Isso é ser discípulo.

Como é triste quando vemos pessoas sofrerem por aquilo que já passou, deixando de aproveitar a vida! Temos de querer o contrário, pois o que passou, passou. Se foi bom ou ruim, temos de esquecer e nos “virar para frente”, seguir e recomeçar. Isso é difícil para todos, mas temos de pensar que pode ser melhor. Deus está nos dando a chance de deixar o que era ruim para trás, a fim de começarmos uma vida nova, para fazermos, com perfeição, aquilo que um dia não conseguimos.

Uma coisa eu afirmo: tomando a decisão de recomeçar e sendo determinado, você pode construir um futuro muito melhor, tendo a certeza de que não vai faltar sabedoria se Ele estiver ao seu lado.

São Paulo nos diz: “No entanto, qualquer que seja o ponto a que tenhamos chegado, continuemos na mesma direção.” Independente de onde você chegue, o importante é o agora, é prosseguir decididamente e se determinar a perseguir a graça de ser perfeito, ter metas na vida. Se a pessoa não tem metas a seguir, ela não cresce e se perde. A meta para nós, que somos de Cristo, é sermos como Jesus, perfeitos como Ele é perfeito. Assim, devemos pensar como São Paulo: “Não que eu já tenha recebido tudo isso, ou já me tenha tornado perfeito, mas continuo correndo para alcançá-Lo, visto que eu mesmo fui alcançado por Cristo Jesus.”

Talvez o Senhor esteja usando as tribulações e as provações que você está passando para reconstruir a sua vida, para lhe mostrar que você é uma pessoa melhor. Você já pensou nisso?

É na hora da dor que vemos quem realmente somos. É triste ver quando a pessoa não construiu nada na vida e vê-la morrer sem saber quem ela era.

O maior patrimônio que podemos deixar para quem amamos é o exemplo de uma vida correta. Não é o material que vai fazer a pessoa crescer, mas sim o nosso exemplo de fé, pois esta se manifesta quando passamos por provações. A fé brilha mais no escuro do que no claro, ela nos guia quando a luz se apaga. Nos momentos difíceis da vida, as pessoas de fé e esperança se destacam.

“Tenho uma palavra para você hoje: não desista, tenha fé e toque sua vida para frente. Siga decididamente naquilo que é bom. Persevere, porque a hora é agora. Não se revolte por causa das provações, mas aproveite-as para crescer em sua fé. Não desanime, pois Deus está com você. Ele nunca o abandona, não faz um filho sofrer, mas cuida da sua ferida, mesmo que ela esteja doendo. Cristo limpa toda sujeira das suas feridas para salvá-lo por amor. Tenha confiança, pois seja qual for o lugar e o grau que você chegou na sua vida, o importante agora é prosseguir decididamente, sem olhar para traz. Tenha coragem e o coração firme. Desta forma, o Senhor o fará chegar à vitória. Peço, Senhor, a graça de agir com o coração, a graça de ter um coração inabalável. Posso perder tudo na vida, mas não quero perder o Senhor. Não importa o passo, agora decido prosseguir decididamente.”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.