Sorrindo pra vida - 24/10/2013

Escolha ficar na presença do Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra de Deus meditada, hoje, está em Jeremias 15,19-21:
“Por isso, assim disse o Senhor: ‘Se tu te converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás. E se souberes separar o que tem valor daquilo que não presta, serás a minha boca, eles passarão para o teu lado e tu não passarás para o lado deles. Para esse povo farei que sejas um muro forte, de bronze, vão guerrear contra ti, mas não te vencerão, pois contigo eu estarei para te salvar e livrar – oráculo do Senhor. Das mãos dos malvados eu te livrarei, das garras dos tiranos eu te libertarei’.”

“A conversão é uma decisão que vem do coração”, afirma Márcio
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

“Se tu te converteres, eu te converterei”. Deus só nos converte quando, no nosso coração, tomamos a decisão de entregar a nossa vida a Ele.

O Senhor sempre nos assiste com Sua graça, Ele não força nem obriga a nossa mudança, apenas nos convida a fazer isso e envia pessoas, como anjos, ao nosso encontro, para nos mostrar que o nosso caminho não está bom. O Pai fica de braços abertos esperando a nossa mudança e, só quando tomamos a decisão de mudar é que o Espírito Santo entra no nosso coração, para nos tirar das garras da morte e do mal que nos oprimem.

Quando dizemos: “Senhor, eu quero mudar”, Deus traz saúde e paz ao nosso coração e renova a nossa vida; para isso nós só precisamos nos voltar para Ele.

A Palavra de hoje nos mostra que o Senhor age conosco como uma pessoa encorajadora faz. Ele nos aconselha, conversa conosco e tenta nos convencer, mas não nos obriga a nada. Cabe a nós decidirmos o que fazer.

A conversão é uma decisão que vem do coração. Por isso, o Senhor diz: “Se tu te converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás.”

Quando decidimos viver uma vida descontrolada e desequilibrada, nós nos afastamos de Deus. Somos nós que saímos da Sua presença e não Ele que sai da nossa. O Senhor nunca se retira da nossa presença, porque Ele acompanha tudo e sabe de todas as coisas. Nós é que, estando na presença d’Ele, Lhe damos as costas.

O Senhor pede que fiquemos na presença d’Ele e separemos aquilo que presta do que não presta. Se assim o fizermos, Ele nos garante que seremos Sua boca e teremos unção em tudo que falarmos e fizermos.

A pessoa ungida é aquela que está “untada” com a graça de Deus e revestida de uma força divina e de uma sabedoria que vêm do Alto. Se você aprende a separar o que é pecado do que não o é, recebe a unção do Pai para falar e agir. Então, diz a Palavra que, em vez de você passar para o lado dos que estão no erro, eles é que passarão para o seu lado. Isso quer dizer que sua palavra irá tocar o coração dessas pessoas que estão no caminho do mal.

No momento em que você separa aquilo que tem valor daquilo que não presta, a unção de Deus recai sobre sua vida. Dessa forma, o Senhor lhe garante que você será bem-sucedido em tudo o que fizer. E por que é importante fazer essa separação? Porque as coisas estão todas ligadas. Coisas boas ligam pessoas que vivem coisas boas, assim como as más ligam pessoas que estão no mal.

Pare um pouco para pensar na sua vida e veja se você não precisa repensar algumas coisas. Comece a separar aquilo que é bom daquilo que não o é. Pode demorar um pouco, mas você chegará lá. Devagar você ficará cheio de bondade.

O seu coração também vai lhe dizer quando uma situação não for boa, ele sempre nos avisa quando algo mau está próximo de nós. Acredite nessa voz que fala ao seu ouvido, pois o coração sempre derrota o mal.

O que Deus nos diz no dia de hoje é: “Eu preciso do seu coração para mudar a sua vida”. Se você quiser mudar, deverá entregar seu coração a Deus, porque só com amor e inteligência é que você conseguirá discernir as coisas boas das más; pois isso tudo vem do coração.

Peça a Deus a graça de ser uma pessoa sensata e saber separar o que presta do que não presta. A pessoa que é sensata faz três cosias: ela coloca em prática aquilo que ela aconselha aos outros a fazer; não faz nada que seja contra a verdade e tem paciência com a fraqueza dos que estão à sua volta. Assim, ela separa o que é bom do que não o é, pois, do seu coração bom brotam pensamentos verdadeiros. Use seu coração para ser mais inteligente e sua inteligência para ser bom. Dessa forma, você entenderá a vida.

Dá-nos, Senhor, essa graça. Abençoa-nos com a força dessa Palavra, que move o nosso coração para o bem. Nós não fomos feitos para a estupidez, não somos pessoas burras e insistentes no mal. O Senhor nos fez pessoas inteligentes, com o coração bondoso e amoroso, orientados para o bem. Dá-nos a graça de separarmos o que presta do que não presta, para ficarmos somente com o que é bom.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.