Sorrindo pra vida - 26/11/2012

Escolha as recompensas de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 26 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 6,1-4.

“O verdadeiro bem e o mais alegre é aquele que fazemos sem esperar nada em troca”, ressalta Márcio
Foto: Maria Andrea

Abençoa-nos, divino Espírito Santo, com a graça da escuta para que possamos ouvir a Palavra, guardá-la em nosso coração e colocá-la em prática para colhermos os frutos do bem. Dá-nos um coração obediente, que escute e seja sensível ao Seu amor. Faz com que a Sua paz repouse sobre nós, nesta manhã, e encha a nossa vida com a Sua alegria.

Nosso Senhor Jesus Cristo, vem falar ao nosso coração, nessa manhã, para endireitar a nossa vida e nos devolver ao essencial, porque esta Palavra narra uma tentação para todos nós.

O desejo de aparecer para ser querido e amado faz parte da vida de todos. Quanto mais nós tentamos aparecer, menos recolhemos os frutos esperados. A Palavra nos pede cuidado para não agirmos somente para sermos notados, pois assim não receberemos as recompensas de Deus.

Nosso Senhor diz que não existe alegria e vida em fazer as coisas somente para aparecer. O Pai pede que tudo seja feito da forma mais discreta possível, afim de que, no final, Ele que vê no escondido, nos dê a recompensa.

As pessoas podem não ver o que você fez, mas Deus sempre vê e é impossível que Ele falhe na Sua promessa. Ele lhe dará a recompensa e a primeira delas é a alegria do coração por ter feito um bem. Como é bom fazer o bem e guardar, no coração, o que foi feito de bom; assim a alegria não se perde.

Por isso, qualquer coisa que você faça apenas para se destacar ou por obrigação se torna má em sua raiz, independente das consequências serem boas ou ruins, se você faz para aparecer se torna um mal, porque deixa o coração vazio. Você perde a melhor parte quando age com esse objetivo.

O verdadeiro bem e o mais alegre é aquele que fazemos sem esperar nada em troca. É aquele que fazemos a quem não pode retribuir, é o que fazemos por amor e conforme a vontade de Deus.

A pessoa que vive preocupada em sempre ser elogiada não faz nada de bom, porque só quer agradar aos outros. Feliz é aquele que faz as coisas preocupado com a opinião de Deus, porque o Espírito Santo o direciona e, se as atitudes forem feitas com amor e para o bem, a recompensa é certa.

Quando algo é feito verdadeiramente para o bem, o próprio coração dá a dica que é preciso discrição. O bem é discreto e não gosta de aparecer, mas acontece que nós somos humanos e todos, sem exceção, temos a gana de aparecer e ser notados pelos outros.

É uma luta diária tentar não viver assim. E quanto mais nós vivemos para agradar aos outros, mais eles se afastam de nós, porque ninguém ama o que não é verdadeiro. Precisamos ter coragem de assumir quem nós somos, de não vivermos para aparecer e de fazermos tudo por amor.

O que alimenta o coração é o amor. O que dá segurança gera alegria, solidifica um relacionamento e espanta a solidão é o amor. Ele é o remédio que o Senhor deu para todas as feridas e doenças da nossa vida, mas, diz a Sagrada Escritura, que o amor é discreto, que ele não é interesseiro.

Quando uma pessoa age por amor, sua recompensa vem de Deus. Faça o que é certo, faça tudo por amor e deixe que o julgamento das pessoas sejam uma consequência dos seus atos. Não deixe a opinião alheia ser a sua meta de vida. Faça do amor a sua meta.

Se você quer agradar a Deus, deve fazer as boas coisas discretamente. Faça isso e você experimentará uma alegria toda especial, E Deus, que vê no secreto, irá recompensá-lo.

O Senhor o recompensa no momento em que você mais precisa e com o que é necessário; já a recompensa do homem vem no memento em que você menos precisa e com o que é menos necessário. Qual recompensa você quer escolher no dia de hoje?

Para nós o melhor são as promessas de Deus. Vamos buscar fazer as vontades do Senhor, pois, assim, a alegria não nos abandonará e, na hora certa, Ele vai nos recompensar.

Deus vai gratificá-lo. Não se preocupe com as recompensas, Ele se preocupa por você. Escolha fazer dessa semana uma semana nova. Vale a pena confiar no Senhor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.