Sorrindo pra vida - 07/11/2012

Escolha a melhor parte

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 7 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova

e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 10,38-42.

“Precisamos tomar as rédeas da nossa vida e ter responsabilidade sobre as nossas escolhas”, ressalta Márcio
Foto: Wesley Almeida

O Senhor que sonda nossos corações sabe do que precisamos. Nós clamamos a Sua presença na certeza de que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus. Obrigado, Senhor! A Vós toda honra, louvor e glória. Enche-nos com Seu Espírito Santo.

Essa Palavra é maravilhosa para quem acha que a pressa é um privilégio dos tempos atuais. Não! O ser humano tem a opção de andar agitado ou não; e a Palavra nos mostra que, mesmo diante de mil coisas a fazer, nós podemos realizar o exercício da escolha.

Marta e Maria eram irmãs, moravam na mesma casa, viviam as mesmas dificuldades e tinham as mesmas responsabilidades. No entanto, o que as diferenciavam eram as atitudes. Jesus as amava da mesma forma, era amigo das duas e estava ali para vê-las, mas a decisão de Maria a aproximou do Senhor, enquanto a decisão de Marta a afastou.

Amizade é uma coisa que se desenvolve de acordo com a nossa resposta e, normalmente, ficamos mais amigo de quem investe mais no relacionamento.

Marta decidiu cuidar das coisas da casa, porque recebia a visita de Jesus e Ele não reclamou. Nós também corremos o risco de nos entregarmos às coisas de Deus e não a Ele. Mas o que nós fazemos para o Senhor não substitui nossa presença diante d’Ele. A única forma de estarmos com Ele é nos colocando em oração a Seus pés.

Quem se dedica às coisas e não a Deus, corre o risco de, em pouco tempo, largar tudo. Isso é um perigo! Marta reclamou para Jesus, mas foi uma escolha dela se ocupar para servi-Lo. Maria escolheu se ocupar d’Ele.

Tudo na vida é uma questão de escolha. Os relacionamentos, as amizades, a nossa felicidade, o nosso bem estar; tudo depende da escolha que fazemos e o que decidimos agora afeta no dia de amanhã. Algumas pessoas acham que felicidade é sorte que cai do céu, mas felicidade é fruto das escolhas de cada um.

Todos os dias podemos tomar a decisão de nos aproximarmos de pessoas que nos fazem bem e que quer bem ou não, tudo depende da nossa decisão. E, se a gente ao escolher, alguém acaba escolhendo, e esse alguém não vai escolher pensando na gente e sim nele mesmo.

Precisamos tomar as rédeas da nossa vida e ter responsabilidade sobre as nossas escolhas. A pessoa responsável é aquela que tem habilidade para fazer as escolhas certas. Todos têm no coração o dom da responsabilidade, isso é graça de Deus, mas esse talento precisa ser exercitado para se desenvolver.

Não podemos ser temerários arriscando a nossa vida com coisas que podem ou não dar certo. Temos que escolher evitar o que nos faz mal. A nossa felicidade a gente não arrisca. É preferível ter menos e estar seguro, do que, sob a ganância, prejudicar a própria vida.

Todos os dias, o Espírito Santo vem e nos dá sabedoria para decidirmos pelo que é certo e, assim, evitar o mal. A pessoa que evita a maldade é muito mais feliz. É impressionante ver o que acontece quando fazemos uma escolha, parece que, dentro de nós, acende umas luzes para nos alertar. É o Espírito Santo dizendo ao nosso coração o que devemos fazer. A escolha é nossa, mas, como bom amigo, Ele não deixa de nos aconselhar. Amigo que é amigo previne seu companheiro, deseja o bem do outro. Se um amigo humano faz isso, quanto mais Deus!

Então, para evitar o mal, seja prudente. O Senhor lhe deu prudência e bom senso, use-os. Além desses dons, existe algo que é sobrenatural e que nos guia com mais acerto, é a graça de escutar o Senhor no íntimo da nossa alma e colocar em prática tudo o que Ele falar.

Outra coisa importante é aprender com as coisas que já aconteceram. O passado é um bom amigo quando olhamos para ele sob a luz do Espírito Santo.

Felicidade é encarar com coragem a nossa história, é não ser falso, invejoso, melindroso, é romper com o mal que podemos fazer aos outros e que os outros podem nos fazer. Precisamos escolher fazer o bem todos os dias.

Marta escolheu viver na pressa e nos afazeres da casa, Maria escolheu ficar perto de quem lhe fazia bem. Nós também podemos fazer a escolha da melhor parte.

Não traga para sua vida sentimentos maus, mas coisas boas. Gaste o seu tempo com Deus e com quem você quer bem e que também lhe quer bem. Escolha a melhor parte.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa: