Para nos conhecermos, é preciso enfrentarmos com coragem nossos medos
Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, dia 21 de março de 2017, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, reflete sobre os medos. É preciso pedir o Espírito Santo, para que os enfrentemos com coragem.
A Palavra meditada está no Salmo 27,1-6:
O Senhor é minha luz e minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é quem defende a minha vida; a quem temerei? Quando me assaltam os malvados para devorar-me a carne, são eles, os adversários e inimigos, que tropeçam e caem. Se contra mim acampa um exército, meu coração não teme; se contra mim ferve o combate, mesmo então tenho confiança. Uma só coisa pedi ao Senhor, só isto desejo: poder morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida; poder gozar da suavidade do Senhor e contemplar seu santuário. Ele me dá abrigo na sua tenda no dia da desgraça. Esconde-me em sua morada, sobre o rochedo me eleva. E agora levanto a cabeça sobre os inimigos que me rodeiam; imolarei na sua casa sacrifícios de louvor, hinos de alegria cantarei ao Senhor.
A Palavra de Deus é cura, e quando Ele retira o medo de nós, traz paz ao nosso coração. É o Senhor quem direciona nossos passos e nos aponta o caminho certo a seguir.
Quais são nossos medos?
Deus está conosco, não há o que temer. O Senhor nos ilumina e isso nos ajuda a superarmos nossos medos. O medo de errar nos faz sofrer. E como temos pessoas indecisas por trazerem dentro de si o receio de tomar atitudes erradas!
O Senhor nos dá vida em abundancia, por isso ilumina e direciona nossos passos. Deus está conosco e nos ajuda a vencer nossos medos, pois Ele é nossa luz e salvação. Quando caímos, Ele nos socorre.
Há horas em que Deus nos pedirá coisas que somente pela fé conseguiremos dar um passo. Não percamos a oportunidade de viver uma vida linda.
Por que temer se o Senhor está conosco?
Quantas vezes rezamos pedindo para o Senhor tirar os problemas de nossa vida. A nossa confiança não está no que produzimos, mas naquilo que Deus faz em nossa vida. O tentador quer nos desestabilizar.
Não temos o que temer, porque as promessas de Deus nos fortalecem. Temos de aprender que, quando estamos com o Senhor, não estamos livres de perseguições, invejas nem lutas. No entanto, não podemos ter medo, porque Ele prometeu estar conosco em todos os momentos.
Deus não nos prometeu a ausência de problemas, escuridão e dúvidas, mas nos garantiu sua presença junto a nós. Quem caminha na fé tem de ter a possibilidade da dúvida; é ela que faz a fé crescer em nós.
A razão para não temermos o mal é porque o Senhor nos deu meios para enfrentá-lo. A nossa história dá testemunho de vida, e em várias coisas, o socorro de Deus sempre vem.
Humanamente, a maior alegria para um pai é ver seus filhos vencerem. Ele não luta por nós, mas nos incentiva a lutar e guia-nos, pois a alegria do Pai é ver seus filhos vitoriosos, vencendo com seus próprios esforços. Nunca a força do mal será maior que a força que Deus preparou para vencermos.
Levanta a cabeça e recomeça
Confundimos conforto e bem-estar, porém, confortar é renovar as forças. Ele é a força divina que nos faz levantar a cabeça e nos dá a força para vencermos os medos.
Uma pessoa cabisbaixa tem menos luz natural dentro dela. Levantemos a cabeça e enfrentemos o problema, pois não o enfrentamos sozinhos.
Vivemos num mundo cheio de inseguranças. Mas quem disse que devemos enfrentar tudo isso sozinho? Viver sozinho é uma tristeza. Talvez não saibamos a resposta para a razão de o medo existir, mas a única resposta que Ele nos dá é que com Ele podemos vencer.
O principal problema não é o medo, mas o que fazemos em relação a ele. Uma pessoa que não tem medo morre cedo! Há medos que são uma prudência, que ajudam a preservar a nossa vida.
Quer se conhecer melhor? Enfrente seus medos
Deus disfarça anjos de pessoas. Temos anjos que nos acompanham.
O Senhor não nos desvia de nossas lutas, mas nos ajuda a vencê-las. Se Ele é por nós, quem será contra nós!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva