SORRINDO PRA VIDA - 28/10/2014

É tempo de viver o Reino de Deus em nosso coração

Mensagem do padre Fernando Santamaria, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 28 de outubro de 2014.

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 4,42-44:
“De manhã, bem cedo, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, tendo-o encontrado, tentavam impedir que ele as deixasse. Mas ele disse-lhes: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado”. E ele ia proclamando pelas sinagogas da Judeia.”

pe_fernando_santamaria_sorrindo_cn

“Ser Igreja é querer viver o reinado do Senhor”, afirma padre Fernando

Jesus anunciava o Reino de Deus para muitos corações e desejava que essas pessoas experimentassem o Seu reino em plenitude. Antes mesmo de irmos à procura de Jesus, Ele vem ao nosso encontro e nos apresenta a Boa Nova de Cristo.

O Reino de Deus é um mistério, um tesouro muito esperado pelo povo do Antigo Testamento, conforme lemos em Êxodo 19,5-6: “Agora, se realmente ouvirdes minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida entre todos os povos. Na realidade é minha toda a terra, mas vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. São essas as palavras que deverás dizer aos israelitas”. O povo do Antigo Testamento, povo da Antiga Aliança, recebeu essa promessa, que se renova em nós no dia de hoje.

O dom da realeza pertence ao Divino, pois Ele é o único Senhor. Jesus é o nosso Rei. Ele nos revela o reinado da gratuidade. O Senhor não quer apenas um povo, mas quer todos os povos. Esse anúncio é para todos que anseiam por um reinado eterno.

Jesus nos aponta o Reino de Deus como nosso presente e futuro. Quando Cristo nos curou, libertou e amou, Ele nos apresentou o Reino de Seu Pai. E também nos ensinou a chamar Deus de Pai, um Pai amoroso que quer ser próximo de nós. O Senhor conhece a nossa realidade, mas nós precisamos estar com Ele para conhecê-Lo.

O Reino de Deus é presente em nossa vida. Vivemos essa plenitude em todos os instantes e lugares. Jesus, quando nos ensina a oração do Pai-Nosso, no Evangelho de São Mateus, Ele nos fala sobre o Reino e nos convida a clamar por ele. Peçamos este reinado de amor, onde não exista mais pecado nem dor. Desejemos viver em céus novos e terra nova.

A Igreja existe para anunciar o Reino de Amor. Jesus inaugurou este Reino por meio de Sua Morte, Ressurreição e Ascensão aos céus.

Na carta de São Paulo, em Gálatas 5,13-15, lemos: “Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros, pelo amor. Pois toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros!”, Ele nos ensina que o Reino de Deus é um grande serviço, reino de graças.

Pela graça de Deus nos transformamos em servos uns dos outros, servos no amor. Se não assumirmos o Reino de Deus em nossa vida, viveremos constantemente a rivalidade com nossos irmãos. Somos chamados a ser servos do Reino, discípulos missionários.

A Igreja foi chamada, no Concílio Vaticano II, de “Sacramento de Cristo”. Ser Igreja é querer viver o reinado do Senhor. Clamamos a Jesus: “Reina em mim, Senhor”. Que Ele seja o Rei da nossa história.

Padre Fernando Santamaria
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva