Sorrindo pra Vida - 23/02/2010

É preciso fugir das ocasiões de pecado

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2010.

.: Ouça a mensagem de Márcio Mendes na íntegra

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em Eclesiástico 21,1-6.

Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida

Eu quero louvar a Deus por você que, nesta manhã, se sente pobre. Pobre é todo aquele que se reconhece necessitado. Se hoje você se reconhece necessitado de Deus, esta Palavra é para você. Feliz de quem recorre a Deus nas suas angústias, pois, no momento em que reconhecemos nossas deficiências e carências, e nos dirigimos a Deus, nossa oração é acolhida por Ele.

Louvado seja Deus pela Igreja Católica que vive este tempo da justiça de Deus chamado ‘Quaresma’. O Senhor cumpre a Sua justiça tornando curado todo aquele que recorre a Ele. Este é um tempo de graça, um tempo abundante. E o Senhor é quem nos diz: “Estou ouvindo você neste tempo de salvação”.

Você se afastou de Deus? Sua atitude foi malévola? Não se desespere, porque você não deixou de ser filho de Deus. O primeiro golpe que damos no pecado é não tornar a cometê-lo. O que passou, passou! O que fazer, então, neste momento? É preciso aprender com os próprios erros. Não se corrige um erro cometendo outro.

Pecado confessado é pecado perdoado, mas nós sempre acabamos nos lembrando dos pecados passados. Este mal produz uma ferida incurável. Todas as vezes que caímos em determinado pecado, vamos nos tornando mais propensos a ele. Só Deus pode curar esta ferida incurável. Por isso, é preciso rezar pela cura interior.

No arrependimento já está a ação do Espírito Santo. Arrepender-se não é um mérito, mas um dom de Deus, uma graça. Nele somos lavados e curados. Não basta fugirmos do pecado, é preciso também fugir das ocasiões que nos levam a pecar.

Se você tem amizades que o levam ao pecado, afaste-se delas. Antes de cuidar dos seus amigos, cuide de você; do contrário, você não conseguirá conduzir seus amigos para Deus.

Todo pecado começa por uma ocasião e vai nos seduzindo até nos pegar de surpresa. Ele não “despenca” nas nossas costas. A voz da tentação é macia, gostosa de se ouvir. Não é uma voz assustadora, mas, antes, é sedutora. É preciso fugir desta serpente, porque todo pecado tira a vida. Ele vai nos tornando pessoas desanimadas, que já não confiam tanto em Deus. Não existe uma cura humana para o pecado, mas Deus pode vir em seu favor neste dia. Ele pode lhe dar esta graça de vencer a tentação que o atormenta.

A pessoa soberba basta-se a si própria. Ela não pede ajuda e não é atendida, pois aquele que recorre a Deus com humildade é quem acaba sendo ouvido por Ele. O pecado é o maior dos fracassos, pois significa “errar o alvo”. Nós podemos fracassar em coisas, mas aquele que peca fracassa no próprio sentido de viver. É alguém que errou o alvo em sua vida. E Deus lamenta-se por isso.

O homem orgulhoso coloca Deus na periferia de sua vida, e quando tudo começa a desabar ao seu redor, ele não consegue suportar. Agora, quando o Senhor está no centro da nossa vida, mesmo com todas as dificuldades, nós sabemos para onde estamos caminhando na certeza de que o Senhor é por nós.

Hoje, Deus vem ao nosso encontro para nos salvar. O Espírito Santo nos dá essa garantia. Ore, porque a oração do pobre chega aos ouvidos de Deus.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: A Penitência da Quaresma

.: Conheça o significado da Quaresma

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Fevereiro de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes