Sorrindo pra Vida - 04/11/2010

É a esperança que nos mantém vivos e nos faz sonhar

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 4 de novembro de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: Romanos 12, 9 – 164

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

A sabedoria, a instrução e a fé entram no coração de uma pessoa que não é sabia aos próprios olhos, que sabe que tem muito a aprender e se permite ser educada. Porque educar é trazer para fora aquilo que a pessoa tem de melhor, é trazer para fora os dons, os talentos da pessoa. O professor tem esta função, ele não tem a função de incutir coisas na pessoa, mas é muito mais que isso: é tirar da pessoa um conhecimento que está dentro do coração dela; isso é educar.

Diz a Palavra de Deus: “Não seja sábio aos seus próprios olhos”, ou seja, não fique “se achando”. Se você abre o coração de forma humilde e aceita que os outros o ajudem, aí você vai fazer a experiência de bênçãos na sua vida e mais: as pessoas vão conseguir se relacionar com você de uma maneira muito melhor.

Nós temos o hábito de pedir e rezar a Deus que nos dê paciência, mas se alguém nos pergunta o que é ser paciente nem sempre sabemos explicar. E a Palavra nos explica: Paciente não é aquele que não vê o mal, a Palavra reconhece a existência da maldade, inclusive entre aqueles que creem. Porque a pessoa que tem fé em Deus não eliminou o mal do seu coração ainda; o mal não sai do nosso coração só porque queremos. Nosso Senhor assumiu o nosso pecado, mas o pecado luta dentro de nós para subsistir, porque ele [o pecado] faz parte da nossa vida.

Mas nós temos a opção de aderir ou detestar o mal. “Detestai o mal, apegai-vos ao bem; em amor fraternal sede afeiçoados ternamente uns aos outros” (Rm 12, 9b-10). Se vamos ter rivalidades com alguém, principalmente com alguém que tem a mesma fé que nós, então que seja para ver quem vai dar mais atenção um ao outro.

Paciente não é aquele que não vê o mal, mas aquele que não se deixa dominar pela tristeza. Porque no momento em que perdemos a paciência a tristeza entra imediatamente no nosso coração. Ser paciente é viver o que está nesta passagem bíblica, principalmente quando ela diz: “Sede alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração” (Rm 12,12)”. É paciência na lutas do dia a dia, é suportar as dores, os incômodos e contrariedades porque as coisas não andam somente do jeito que esperamos. Quantas coisas acontecem na nossa vida de forma diferente do que havíamos planejado ou esperado; mas não dá para vivermos sem esperança.

Não dá para viver sem esperança, porque viver sem essa virtude é o mesmo que morrer. A pessoa que não sonha mais é um cadáver ambulante, não tem vida interior. E mesmo quem acha que já viveu tudo na vida tem sempre algum sonho. É a esperança que nos mantém vivos, nos faz sonhar e nos torna humanos.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Confira o novo CD da Salette Ferreira: “Deus caminha comigo”

Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

Blog do Márcio Mendes

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

Revista Canção Nova de outubro de 2010