Sorrindo pra Vida - 15/03/2012

Dominar os pensamentos para o bem é o segredo para a felicidade

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 15 de março de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

A Palavra meditada, hoje, está em Mateus 15, 10-20.

“O Senhor tem o poder de nos libertar dos maus pensamentos”, ressalta Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de Deus hoje fala sobre o que acontece no coração do ser humano, o que é bom e mau e o que o torna bom ou mau. O que nós falamos vem do coração, e porque vem dele tem o poder de tornar o ser humano puro ou impuro, melhor ou pior. Por isso, para Deus, as nossas intenções valem tanto quanto os nossos atos. O Senhor mede as intenções do coração.

O ser humano julga a aparência enquanto Deus pesa os corações e vê as intenções. Muitas vezes, estamos determinados a fazer o bem, mas não conseguimos, fracassamos e não alcançamos esse objetivo. E ao falhar prejudicamos a nós e outras pessoas a quem gostaríamos de ajudar, e porque Deus pesa o coração, Ele quer acertemos na atitude, por isso o olhar d’Ele está sobre nós.

Quando temos a intenção da maldade, isso perverte e torna mau o nosso interior, fazendo que saiam dele somente maus pensamentos e intenções. A boca fala do que o coração está cheio; se nutrirmos e cultivarmos o mal somente coisas más podem sair dela. Uma pessoa com boas intenções e um coração grato pelas pequenas e grandes coisas da vida torna boas suas ações.

Nossas atitudes são moldadas pelo que há em nosso interior. Um coração bom produzirá atitudes boas. Precisamos todos os dias optar pelo que é bom, pois o Espírito Santo depositou em nós somente coisas boas. Peçamos a Deus que seja arrancado de nosso interior tudo aquilo que não vem d’Ele, tudo o que é mau. O Senhor tem o poder de nos libertar.

Quando dizemos “coração” nesta passagem quer dizer que é aquilo que existe de mais íntimo no homem, é o lugar onde os pensamentos são gerados. Pois antes de cometer uma maldade, nasceu primeiro o pensamento de fazê-lo. Peça ao Espírito Santo a graça de discernir os pensamentos.

Um pensamento mau estraga as melhores disposições, assim como uma palavra má cai como um míssil em nossa vida despertando-nos para a maldade. A qualidade das nossas atitudes depende da qualidade dos nossos pensamentos, por isso, precisamos antes de fazer o bem pensar o bem.

O que fazemos não é tão bom ou mau quanto os desejos do nosso coração. Quando uma pessoa está determinada a fazer algo bom para o outro e tem o desejo de fazer a vida do outro melhor, tudo o que ela faz acha que é pouco porque no seu pensamento o desejo [de praticar o bem] era muito maior. Nossos pensamentos nos orientam, portanto, devemos ter apenas bons pensamentos e todas as ações serão boas.

Podemos parar uma má ação, mas os pensamentos maus estão dentro de nós, então, peçamos a Deus a graça de arrancá-los de nosso interior. Somente os bons pensamentos serão transformados em boas ações. Dominar e dirigir os pensamentos para o bem é o segredo para a felicidade e santidade.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa: