Sorrindo pra Vida - 11/09/2012

Direcione seu olhar para o Alto

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 11 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 13, 10-17.

“O louvor brota da alma e do coração dos que olham para Deus”, afirma Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, o próprio Jesus nos faz um questionamento por meio da Palavra: “Para onde você tem olhado?”

Jesus estava ensinando a Palavra aos Seus discípulos, numa Sinagoga, num dia de sábado. Ali, havia uma mulher que, por 18 anos, estava oprimida por um espírito que a deixava doente. Por causa disso, ela era totalmente encurvada e não conseguia olhar para o alto.

Mesmo sabendo que Jesus estava ali e que Ele tinha o poder de curá-la, ela não pediu essa graça. No entanto, o Senhor, com toda Sua misericórdia, antecipou-se, foi até ela e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Logo depois, Deus impôs as mãos sobre ela; a mulher endireitou-se e começou a louvar ao Senhor.

Muitas vezes, nós nos encontramos como essa mulher, olhando para baixo com o peso do sofrimento e do pecado. Mas, com essa Palavra, aprendemos uma coisa muito importante: o louvor brota dos lábios daqueles que olham para cima. O louvor brota da alma e do coração dos que olham para Deus. E a Palavra convida a todos, no dia de hoje, a fazer a linda experiência de trocar olhares com o Pai. Enquanto você estiver olhando para baixo, não vai conseguir louvar.

Podemos perceber que a mulher não pediu para ser curada, pois estava acomodada com sua condição; e muitos são assim, acomodam-se com seus sofrimentos e perdem a esperança de recorrer a Deus. Mas a beleza que a Palavra nos revela é que o Senhor vai ao encontro de todos os que perderam as forças e diz: “Venham para perto de mim. Hoje, eu vos livro dessa doença”.

É Deus quem nos liberta por amor e misericórdia. Ele se antecipa ao nosso sofrimento e nos cura; por isso, diante d’Ele, podemos começar a louvar.

A Palavra também nos faz um alerta, porque, se não olhamos para cima, corremos o risco de olhar para os lados, para os defeitos dos nossos irmãos. Vejam o exemplo do chefe da Sinagoga que, diante da atitude de amor que Jesus teve por aquela mulher, condenou-O por ter feito isso num sábado.

Aquele homem, um conhecedor das leis de Deus e apegando a elas, deu um sermão em todos que ali estavam celebrando a cura daquela mulher, pois não era permitido fazer aquilo no sábado.

Jesus, então, logo responde: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão mesmo em dia de sábado?”

Vejam a diferença. Enquanto Jesus olha a pessoa que sofre e se compadece por misericórdia, o chefe da Sinagoga olha somente as leis. Diante da resposta do Senhor, Lucas diz: “Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus”.

Muitas vezes, nós corremos o risco de não ter o mesmo olhar do Senhor. Nós, que somos homens e mulheres da Igreja, precisamos exercer a misericórdia e não julgar o próximo.

Para todos que nos acompanham e vivem a realidade do preconceito, hoje a Igreja e o Senhor acolhem vocês com misericórdia. Sintam o amor de Deus.

Hoje, somos convidados a olhar para o céu e trocar olhares com Deus; assim, enxergarmos nossos irmãos de outra forma. Que possamos tirar, de dentro de nós, todo olhar de preconceito, pedindo a Ele a graça de um olhar misericordioso.

Dá-nos, Senhor, um olhar e um coração novo, faz-nos homens e mulheres acolhedores. Que Seu olhar misericordioso nos envolva. Nós queremos olhar para cima. Cura-nos e dá-nos a graça de sempre olharmos para Ti. Não queremos mais ficar encurvados por causa dos pecados.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.