Sorrindo pra vida - 23/10/2012

Diga sim à sua nova vida!

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 23 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Colossenses 3, 12-21.

“Se você disse sim à nova vida, é preciso colocá-la em prática”, ressalta Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, São Paulo escreveu essa carta para a comunidade de Colossas, que passava por um momento de crise e sofria uma grande influência de energias que eram consideradas como novo caminho de felicidade, se afastando assim de suas raízes, da consciência de que Jesus Cristo era o único Senhor.

Por esse motivo o tema central dessa carta fala que Jesus é a cabeça de tudo, que Ele é o Senhor de todas as coisas. Então, Paulo fala ao povo para não perderem o foco com essas energias cósmicas e pede que eles se voltem para a fé em Jesus, porque ele é o único Senhor.

Aqui, percebemos que Paulo tem um cuidado ao falar a essa comunidade para que ela não se contamine, pois ele sabia que forças trabalhavam para que os cristãos perdessem o foco da cruz de Cristo para aceitarem outras novidades.

Nos dias atuais ainda existem muitos cristãos que gostam de uma novidade, não é mesmo? Quantas pessoas perderam a fé porque queriam viver apenas no milagre e quando ele não aconteceu, elas desistiram de Deus? Quantos vão à missa toda semana, mas não perseveram na fé em Jesus Cristo? É preciso fé para esperar em Deus.

Paulo fala isso para a comunidade, mas também fala para todas as famílias que estão sendo contaminadas por falsas doutrinas: “Jesus Cristo é o Senhor de todas as coisas, como eleitos de Deus, tenham compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência; suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, assim como o Senhor vos perdoou, Revesti-vos do amor, que reine em vós a paz de Cristo e sede agradecidos.”

É interessante ver que essa carta aos Colossenses, um tempo depois, serviu de modelo para Paulo escrever a carta aos Efésios. No capítulo 5, 8-18, você percebe a semelhança entre as duas. Aquilo que Paulo chama, em Efésios, de trevas, aqui ele chama de homem velho. E o que lá ele chama de luz, aqui ele chama de homem novo.

E, o que aprender com a semelhança dessas duas cartas? Agora que você teve um encontro pessoal com Deus, que é um homem novo e disse não ao pecado, você não pode parar por aí. Não basta dizer não ao pecado, agora você precisa dizer sim a vida nova, colocar em prática o amor, a bondade, a verdade, o perdão. Você tem que dar testemunho dessa nova vida e cantar uma canção nova, e tudo isso tem que começar na sua família. Agora que você assumiu essa vida de graça, pegue esse Deus, que é único, e leve para dentro da sua casa.

O Catecismo da Igreja Católica fala nos números 1656 e1657, que o lar é a primeira escola da vida cristã e de enriquecimento humano. É no dia a dia da sua casa que você tem que ser esse mestre da fé. É a orientação e a disciplina que você dá a seus filhos, que farão deles bons homens. Se você não é firme e muda toda hora, o seu filho vai crescer vendo um pai e uma mãe sem referência.

Você precisa ser firme na fé. Se você disse sim à nova vida, é preciso colocá-la em prática. A sua atitude influência o seu filho. De que adianta o mandar rezar se você não reza? É o exemplo. O bar que você tem em sua casa é um mau exemplo para seu filho, é a destruição da sua família.

O melhor presente que você pode dar para seu filho é demonstração de amor na sua casa, com a sua esposa, é ser presença na frente dele. “Mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais ásperos com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isto agrada ao Senhor. Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não percam o ânimo.”

Conquiste tudo isso com a graça de Deus. Esse é o ensinamento de Paulo para você no dia de hoje, viva o perdão, comece dentro da sua casa. Talvez haja uma barreira entre você e Deus que impeça a sua comunhão com Ele, e o perdão quebra essa barreira. Perdoar é viver em comunhão com Deus.

“Vamos rezar pedindo a Deus que essa falta de comunhão se quebre agora. Peça que o Espírito Santo desfaça todas as palavras malditas que foram ditas em sua casa, que o perdão reine agora em toda sua família. Pai perdoa seu filho, esposa perdoa seu marido, filho perdoa seu pai, marido perdoa sua esposa. Deposita cada família aos pés de Sua cruz. Que todo ressentimento, grosseria ou palavra de morte se acabe, salva todas as família, Senhor.”

Que o Senhor liberte cada família que nos acompanha com a força do amor e que o perdão reine em todos os lares, porque perdoar é ser humilde. Você que não consegue perdoar, em nome de Jesus, perdoe agora, o Senhor lhe dá essa graça. Volta a sua família para Cristo e revista-se da graça de Deus. Diga não ao pecado e sim à nova vida.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.