Sorrindo pra Vida - 08/12/09

Dez dicas para educar quem você ama

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 8 de dezembro

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Salmo 1,1-6..

Luzia Santiago e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

O Espírito Santo, no momento certo, nos faz ouvir a verdade, e como nós reservamos um dos nossos ouvidos para ouvi-la [verdade], Ele nos leva a fazer o discernimento, mas também a Palavra de Deus já nos dá o veredicto. “Os maus, porém, não são assim; são como a palha carregada pelo vento. Por isso não poderão enfrentar o julgamento e os pecadores não têm vez na reunião dos justos. Pois o SENHOR protege a caminhada dos justos, mas o caminho dos maus leva à desgraça” (Salmo 1, 4-6). Foi assim na vida de Dom Bosco, é assim na vida de cada homem e de cada mulher de Deus.

Muitas vezes, por um momento, o mal parece triunfar, mas a vitória está guardada para aqueles que confiam no Senhor. Nós cremos e sabemos disso: aqueles que confiam em Deus não perecem, porque ainda que tudo pareça dizer o contrário, a proteção do Senhor está sobre o justo enquanto ele caminha.

Quem é o santo? Quem é o justo? Ensina-nos a Palavra de Deus: “Feliz quem não segue o conselho dos maus” (id. 1,1a). E em Dom Bosco se realizou esta promessa: “Ele será como uma árvore plantada à beira de um riacho, que dá fruto no devido tempo; suas folhas nunca murcham; e em tudo quanto faz sempre tem êxito”.

A família salesiana também tem a sua árvore, na qual a Canção Nova também está inserida. O maior fruto são os filhos. A Palavra do Senhor nos explica que a felicidade não está em fazer muitos filhos, mas de fazer filhos bons. Dom Bosco, sem nunca ter sido pai biológico, foi pai de muitos e mestre da paternidade.

E muitos nos perguntam como educar os filhos e esse grande santo italiano deixou para nós um caminho de educação. Este caminho se ancorou na Palavra e ele estabeleceu dez indicações, ou seja, dez inspirações, para você educar os filhos e a quem você ama:

1- Valorize o seu filho. Valorize as pessoas que você ama.

2- Acredite no seu filho, mesmo que muitas vezes você tenha pensado que a salvação dele fosse impossível. Não é a cobrança que faz a pessoa mudar, mas o amor.

3- Ame e respeite o seu filho, mostre a ele claramente que você está ao lado dele, que você não é um adversário. Olhe nos olhos dele quando conversar com ele.

4- Elogie-o sempre que puder, mas seja sincero, ao elogiar diga a verdade. Muitas vezes, basta uma palavra sua para colocar uma pessoa para frente.

5- Compreenda seu filho. Quantas dificuldades temos neste mundo para compreender as pessoas. Onde está faltando compreensão é porque está faltando amor.

6- Alegre-se com seu filho, divirta-se com ele. Todo pai precisa se alegrar com seu filho. A alegria e o bom humor atraem as pessoas. Tendo sempre um colo, um bom conselho e um sorriso nos lábios.

7- Aproxime-se do seu filho, viva com ele, no meio dele, conheça os amigos dele, aonde ele vai, participe amigavelmente da sua vida.

8- Seja coerente com seu filho, nós não temos o direito de exigir dos nossos filhos as atitudes que não temos.

9- Prevenir é melhor do que castigar.

10- Reze com o seu filho. Quem ama e respeita a Deus, ama e respeita a vida. Você quer ter filhos bons? Reze com eles e ensine-lhes o temor ao Senhor.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Pregação com Monsenhor Jonas Abib: “Deus não iria criar você para depois rejeitá-lo”