Sorrindo pra vida - 10/12/2013

Deus quer resgatar os seus valores

Mensagem do Padre Arlon, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Lucas 15,11-32.

“Pai e mãe, vocês têm a obrigação de reconciliar seus filhos”, afirma padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Estamos no contexto de Lucas, que nos mostra três parábolas: da ovelha perdida, da moeda encontrada e do filho que volta. Assim como o pastor vai em busca de sua ovelha, o céu festeja quando uma só pessoa se converte a Deus.

Na Palavra de hoje, na passagem do filho pródigo, falamos sobre a liberdade humana. Assim como Adão e Eva eram livres, Deus também nos fez livres. É por isso que o filho mais novo toma sua liberdade, pede sua herança ao pai e vai embora.

Uma herança é entregue ao filho quando seu pai morre. Por isso, um filho, quando pede ao pai a sua parte na herança, está colocando este em óbito; é como se o pai já não existisse para ele. Este pai deve ter se perguntado o que fez de errado para que um de seus filhos o matasse em seu interior.

Quantas pessoas estão matando o pai dentro de si! Tratam-no com indiferença por diversos motivos: por ter apanhado, por ser carente, por rebeldia…

O bonito da Palavra de hoje é que o pai dividiu seus bens com o filho e o deixou viver sua liberdade. Deus também é assim conosco.

Lucas faz questão de nos dizer que aquele filho precisou gastar tudo, passar necessidade para dar valor àquilo que tinha. O versículo 17 é muito importante, pois nos mostra que o filho pródigo, mais tarde, caiu no arrependimento e não quis mais para si aquela vida. Assim também acontece conosco quando recebemos o batismo no Espírito Santo.

Por ter matado o pai dentro de si, o filho já não se achava digno de ser chamado “filho”, por isso desejou ser tratado como um empregado de seu pai. Às vezes, para mudar de vida é preciso arrepender-se; e sempre há tempo para isso. Se você está nas drogas, se está traindo seu companheiro, largue tudo e volte para a casa de Deus. Se você já “matou” o Senhor dentro de si, Ele não o matou dentro d’Ele. Você não é órfão, não está sozinho. Volte para Deus e Ele vai acolhê-lo.

Nesta parábola, o pai não foi ao encontro do filho, mas colocou os joelhos no chão, todos os dias, e rezou pedindo que Deus o trouxesse de volta.

Reze com fé e peça que seus filhos tenham uma experiência com Deus. Não perca a esperança da conversão da sua casa, não perca a esperança da volta do seu marido, de sua esposa para casa. Nossa Senhora vai trazer de volta aquela pessoa pela qual você tanto reza.

O pai não perguntou o que o filho fez, onde esteve, nem o julgou, pois não o havia matado dentro de si. Você, pai, não tenha a mesma atitude de seus filhos, não os mate em seu coração.

Quando o outro filho, que ficou com o pai, diz “teu filho”, mostra que ele também matou o irmão dentro de seu coração. Agora, imagine o sofrimento daquele pai ao ver seus filhos se tratarem assim! Então, reconcilie seus filhos, dizendo-lhes que, além de seus filhos, eles também são irmãos. Pai e mãe, vocês têm a obrigação de reconciliá-los.

Sabe por que muitas pessoas não voltam para seus pais? Porque o inimigo coloca nelas um grande medo. Mas o Senhor, hoje, está tocando em muitas pessoas com essa parábola. Está curando muitos com sentimento de inferioridade, com mágoas e humilhações. Que Deus tire as escamas dos seus olhos para que você perceba tudo o que está fazendo de errado. Peça que o Espírito Santo revele tudo de errado que seus filhos estão fazendo, mas, que, muitas vezes, nem percebem. Hoje, Deus está curando você, curando a sua história, pois sua vida está n’Ele e Ele é o Senhor do seu futuro.

Padre Arlon Cristian

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.